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Na Heineken, trade marketing digital é fundamental às vendas e ao relacionamento com clientes

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Durante o Congresso Grocery&Drinks, a Heineken trouxe alguns gatilhos importantes para o universo do varejo alimentar. Entre eles, entender que o cliente mudou a forma de pesquisar produtos. “As pessoas vão aos pontos de vendas muito mais preparadas. O vendedor, muitas vezes, faz o papel de coadjuvante. Portanto, esse conceito de ‘vendedor do mês’ mudou. Hoje ele não é mais o que empurra produto (seja no varejo ou na indústria). O bom vendedor é o que resolve o problema, mostra as diferenças, entre outras”.

A frase acima foi dita por Luiza Fontana, Gerente de eRetail – B2C da Heineken. Na ocasião, Fontana contou sobre a importância que o trade marketing digital hoje exerce dentro da companhia. “Há canais nascendo e crescendo todos os dias, e todos têm o seu momento de ser aproveitados. A venda pelo WhatsApp, por exemplo, é uma venda digital também. Mas, como fazer a governança de tudo isso? Quem cuida de aquisição é o Marketing. Porém, quando falamos em presença e ativação, essa responsabilidade é do trade marketing digital”, completou.

Atribuições do trade marketing digital e pontos de atenção no site

Para a executiva, o trade marketing digital não tem a responsabilidade de trazer visitação para a loja. “Quem deve cumprir esse papel é o marketing. Ainda assim, muito será falado sobre ‘o e-commerce representa muito pouco para mim’. Só o que eu posso dizer é que será a empresa quem definirá o quanto o digital representará para o seu negócio”.

Um produto na home principal em falta ou sem imagem, para Fontana, é o mesmo que uma prateleira vazia na loja física: simplesmente não pode acontecer, jamais. Neste caso, ela separou 6 passos para um site perfeito:

Busca e categorização

Em um e-commerce, utilizar as palavras-chave de forma correta é fundamental. É preciso saber utilizar as palavras-chave certas. “No Google Trends, por exemplo, você sabe como as pessoas estão procurando a sua marca”.

Títulos e descrições do produto

“As empresas precisam partir do pressuposto que as pessoas não sabem o nome do produto, e nem têm essa obrigação. Por isso elas podem procurar pelas descrições visuais, por exemplo, e não pelo nome específico”.

Imagens mobile

“Existem diversos tamanho de tela, e isso é preciso ser levado em consideração. Mais de 80% do tráfego mobile vêm das telas pequenas, abaixo de 5,0 polegadas. Por isso mesmo é preciso adaptar as imagens, uma vez que a chance de converter com a imagem correta aumenta muito”.

Dentro deste contexto, Fonatana também destacou os benefícios da utilização de imagens Hero. “É incrível usar uma imagem que transmite informações cruciais sobre o produto ainda que não necessariamente haja uma interação com ela”.

Sobre o motivo do uso da imagem Hero, a explicação é que o usuário consegue visualizar as informações do produto mesmo no momento do “scroll” da página — todas as informações estão aparentes.

Rating e reviews (comentários e avaliações)

“Foi-se o tempo em que as pessoas procuravam comentários de usuários apenas sobre hotéis. As opiniões de outros usuários influenciam diretamente na decisão de compra de novos clientes. Elas constroem credibilidade, melhoram a experiência e certamente aumentam as vendas”.

Informações legais

“Não é porque está na Internet que não precisa expor tudo. Expor informações legais no e-commerce ajuda a aumentar a credibilidade do site e a confiança dos usuários. Políticas de privacidade, termos de uso, leis de comércio eletrônico, direitos autorais e acessibilidade… Quanto mais claro isso estiver, melhor em todos os sentidos”.

Produtos recomendados

“Quem viu e comprou. Quem comprou, comprou também… Esse tipo de recurso não só pode melhorar a experiência do usuário, como também aumentar as vendas e promover a fidelidade do cliente. Sem falar que também ajuda a promover produtos com maior efetividade”.

Usar e abusar dos mapas de calor no site

Ao conseguir analisar os dados do site a partir de informações de ferramentas e análises, é possível retrabalhar e otimizar os conteúdos. Neste ponto, a executiva destacou o uso do mapa de calor, por exemplo. “Conseguimos um aumento de 38% em visita das páginas ao otimizar os conteúdos mais especiais dentro das páginas com base nos dados dessa ferramenta”, disse.