Apesar de 73% dos comerciantes já utilizarem dados para impulsionar seus negócios, a maioria ainda não explora recursos mais estratégicos como a análise da concorrência, segundo pesquisa realizada pela Cielo em parceria com a Expertise. O levantamento indica que 57% dos gestores não coletam informações sobre empresas similares ou rivais, o que limita o potencial competitivo do setor.

“O dado precisa estar no centro da estratégia. Ainda há muitos varejistas fora do universo do analytics, principalmente no médio varejo”, afirma Estanislau Bassols, CEO da Cielo. Segundo ele, grandes redes já operam com estruturas dedicadas à análise de dados, mas pequenos empreendedores ainda carecem de apoio.
Entre os principais usos dos dados no varejo, destacam-se:
- Ações promocionais (37%);
- Programas de fidelidade (36%);
- Definição de preços (36%).
Já os departamentos que mais aplicam esse conhecimento são vendas (89%), marketing (85%) e customer success (82%).
O estudo também revela que 22% dos gestores usam as redes sociais como fonte principal de informação, embora nem sempre com dados confiáveis. Para 52% dos entrevistados, a maioria dos estabelecimentos usará dados de forma intensiva nos próximos cinco anos. A inteligência artificial generativa deve liderar essa transformação, apontada por 49% dos gestores como a tecnologia de maior impacto no futuro próximo.
A pesquisa ouviu 210 gestores de todas as regiões do país entre 6 e 15 de janeiro de 2025. A margem de erro é de 6,8 pontos percentuais.