Logo E-Commerce Brasil

Varejo concentra 95% das interações de bots de IA na América Latina

Por: Alice Lopes

Jornalista no E-Commerce Brasil

Jornalista no E-commerce Brasil, graduada pela Universidade Nove de Julho e apaixonada por comunicação.

Ver página do autor

O varejo é o principal alvo de interações de bots de Inteligência Artificial (IA) na América Latina, concentrando 95% do total registrado na região. Os dados são do Fraud and Abuse Report 2025, elaborado pela Akamai Technologies, que aponta o GPTBot, ChatGPT-User, Meta-ExternalAgent, ClaudeBot e OAI-SearchBot entre os bots mais ativos.

Bots na América Latina
(Imagem: reprodução)

Brasil lidera volume de interações

De acordo com o levantamento, o varejo registrou 468 milhões de interações de bots com IA, um volume significativamente superior ao dos serviços financeiros (83 milhões) e do setor público (40 milhões). Esses bots têm sido utilizados para imitar ações legítimas de usuários, o que facilita fraudes digitais, transações não autorizadas e criação de identidades falsas.

Entre julho e agosto de 2025, a Akamai identificou 948 bilhões de interações de bots na América Latina, sendo 697 milhões geradas por bots com IA. O Brasil respondeu pela maior parte das detecções, com 408 milhões de interações, seguido pelo México (230 milhões). Na sequência aparecem Colômbia (32 milhões) e Chile (7,6 milhões).

A empresa destaca que, embora o fenômeno seja global, o ambiente digital da América Latina, marcado por alto consumo online e ampla adoção de sistemas de pagamento instantâneo, como o Pix no Brasil, cria condições ideais para que os bots de IA explorem vulnerabilidades e obtenham vantagens econômicas com rapidez.