Com a ascensão dos marketplaces chineses na moda, as marcas do varejo de luxo têm feito um movimento para continuarem relevantes e engajadas com o público mais jovem. Uma das estratégias é explorar o mundo digital e as tecnologias emergentes, como fez a Versace, Mango e Adidas, que lançaram campanhas em famosas plataformas de jogos (Fortnite e Roblox), apostando também na inteligência artificial.
Versace e Fortnite
A Versace, tradicional marca de luxo italiana, agora se destaca como pioneira no universo digital. Após uma colaboração de realidade aumentada com a Snap, a marca italiana se uniu ao jogo Fortnite em uma ativação exclusiva. Os jogadores podem usar o tênis Mercury da Versace no popular mapa criativo “Murder Mystery”, competindo para encontrar o tênis e ganhar recompensas digitais. Essa iniciativa tenta aproximar os produtos da marca aos consumidores por uma experiência imersiva e interativa.
Mango investe em IA
A marca espanhola lançou uma campanha feita por Inteligência Artificial e trabalho humano. Intitulada “Sunset Dream”, a campanha apresenta modelos criados por IA exibindo a nova coleção da linha “teen” em cenários inspirados no Oriente Médio. O processo de criação envolveu fotos reais das peças da coleção mais o treinamento de um modelo de IA generativo que aprendeu como criar imagens posicionando as peças reais em um modelo. Após a criação das imagens com IA, a equipe de arte fez a seleção, edição e retoques.
Adidas entra no Roblox
No mundo dos esportes, a Adidas, em parceria com o Manchester United, lançou uma coleção phygital no Roblox. Desde 1º de julho, os jogadores podem vestir avatares com o novo uniforme da temporada 2024-25, acessando a loja virtual “Adidas Outfit Creator”. A estratégia oferece aos fãs a oportunidade de mostrarem seu apoio ao clube de futebol de forma acessível e interativa, fortalecendo o vínculo entre o mundo físico e digital em canais ainda pouco tradicionais no varejo.