A 11ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo aponta crescimento anual de 2,1% do volume de vendas do varejo. O estudo, com dados mensais de movimentação varejistas, considera operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo.
Em setembro, o varejo nacional segundo o índice cresceu 1,6% no volume de vendas. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional. Para o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o crescimento do setor em novembro foi mais modesto, com 0,5%.
Análise por setor do varejo
Na análise por segmentos, o relatório indicou que quatro deles registraram um aumento anual significativo. Neste caso, o setor de móveis e eletrodomésticos liderou as estatísticas, com uma alta de 5,5%. Foi seguido por:
– tecidos, vestuário e calçados (2,7%);
– hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,4%);
– e material de construção (0,2%).
Os outros dois que registraram queda foram o de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos, com 1,8%, e livros, jornais, revistas e papelaria, com 5,6%.
Destaques regionais
No recorte por estados, seis registraram alta na comparação ano contra ano:
– Tocantins (6,2%);
– Distrito Federal (6,1%);
– Pará (6,0%);
– Espírito Santo (4,8%);
– Rondônia (3,3%);
– e Mato Grosso do Sul (3,2%).
Com relação às quedas os destaques são: Alagoas (12,2%), Amapá (9,5%), Acre (6,1%), Rio Grande do Sul (2,6%), Santa Catarina (1,7%) e Goiás (1,6%).
Segmentos analisados
O Índice de Atividade Econômica Stone Varejo avalia seis segmentos:
1 – Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos;
2 – Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;
3 – Livros, jornais, revistas e papelaria;
4 – Móveis e eletrodomésticos;
5 – Tecidos, vestuários e calçados;
6 – Material de Construção.