Cada vez mais brasileiros estão indo à rodoviária apenas minutos antes do embarque. É que uma boa parcela do público que viaja de ônibus está comprando as passagens pelos sites da internet. É o que revela estudo do Netviagem e que aponta um crescimento de mais de 1000% na venda de passagens via web de 2008 até o primeiro semestre de 2011.
Atualmente, dos 73,9 milhões de brasileiros com acesso à internet segundo o Ibope, mais de mil se cadastram a cada dia no site de vendas de passagem.
O serviço de venda de passagem de ônibus pela internet é bem simples. O cliente escolhe o itinerário, identifica a melhor data e horário para sua viagem, seleciona o assento de sua preferência, compra a passagem e recebe o bilhete no local de maior conveniência como casa ou local de trabalho (se preferir, também pode retirar a passagem no guichê da rodoviária).
De fato, quando não compra pela internet, o cliente é obrigado a deslocar-se duas vezes para a rodoviária. Uma para a compra da passagem de ônibus e outra para o embarque. “O gasto que ele teria com o deslocamento e a perda de tempo em si já são grandes diferencias que a compra pela internet oferece, além de reduzir a pegada de carbono gerada por múltiplos deslocamentos”, explica o diretor comercial Marcelo Andrade.
“As empresas já perceberam que vender pela internet é o meio mais prático, pois garante comodidade ao cliente e eficiência em vendas”, reforça Andrade.