Quem nunca andou por um shopping, entrou em uma loja, “namorou” um produto, ficou com ele na cabeça, mas não comprou na hora? Resolveu pensar melhor, pesquisar preço e deixou para comprar em um momento mais vantajoso. Esse tipo de comportamento é muito comum entre os consumidores quando eles se deparam com algum “item desejo” – produtos que não são de primeira necessidade, não precisam ser consumidos com urgência e tendem a ter um ticket médio mais alto.
Os perfumes se encaixam nessa categoria de “item desejo” e, por isso, trazem tantas possibilidades para os sellers em época de Black Friday e Natal. “Um perfume pode ter um ticket médio mais alto, por isso, não é uma compra que a pessoa faz sem pensar. Mas chega a temporada de festas e a pessoa se permite um investimento maior para presentear alguém ou se auto presentear. Em novembro e dezembro, o que você tiver de perfumaria em estoque com bom preço vai vender”, explica Maressa Fernandes, coordenadora de Marketplace da RD Saúde.
Especializada em saúde, bem-estar e beleza, a RD Saúde Marketplace vê as vendas da plataforma aumentarem cerca de 20% no fim do ano. Perfumes e outros produtos de perfumaria estão entre os carros-chefes desse crescimento, que acompanha uma tendência brasileira e mundial. Com R$ 16 bilhões movimentados por ano, o Brasil é o segundo maior mercado do mundo para perfumes, atrás apenas dos Estados Unidos. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), 78% dos brasileiros consomem algum tipo de perfume.
Levar os produtos de perfumaria para marketplaces segmentados é uma estratégia que ajuda os sellers a garantir bons resultados. “A pessoa que planeja há meses a compra do perfume tão desejado não vai de loja em loja física pesquisar preços. Se ela encontra tudo em uma mesma plataforma, vai concentrar as pesquisas e fazer as compras ali”, diz Fernandes.
Além das promoções da Black Friday e dos presentes de Natal, o fim do ano tem incentivos econômicos para as vendas do setor com o pagamento do 13º salário. Há ainda uma disposição maior para gastar com itens de apelo emocional.
Por isso, preços baixos são importantes, mas é importante ofertar algo mais do que isso. O primeiro passo é planejar o estoque tendo em mente o desconto oferecido no ano anterior e o que será praticado agora. A logística é outro ponto importante e que pode ser comparado com o ano anterior para saber se a equipe é suficiente, ou se haverá uma necessidade maior de mão de obra – tudo para garantir entregas dentro do prazo.
A qualidade do atendimento no pós-venda é um ponto de atenção. As pessoas se lembram que tiveram uma boa experiência e voltam para comprar novamente. “Boa precificação, custo de frete competitivo, prazo de entrega curto e atuar em um canal que vai valorizar o seu tipo de produto são a melhor estratégia para aproveitar as oportunidades dessa época do ano”, conclui Maressa Fernandes. E essas oportunidades são muitas – afinal, quem não gosta de uma boa fragrância em uma bela embalagem? O item desejo dos clientes pode tornar o fim de ano mais alegre também para quem vende esse tipo.