Datas comemorativas como o Dia das Mães, Dia dos Namorados e o Dia dos Pais são momentos-chave para o comércio da beleza, em especial para o setor de perfumaria e cosméticos finos. Afinal, presentear com produtos de autocuidado também é uma forma de carinho.
O mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) volta a se aquecer, depois de um pequeno arrefecimento diante da pandemia, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). De acordo com a Associação, o setor de HPPC fechou o primeiro trimestre de 2022 com o crescimento de 6,5%.
Desde o início da pandemia, os produtos dessas categorias têm apresentado bons resultados, com um crescimento de 4,7% em vendas ex-factory (livre de impostos sobre vendas para a indústria de cosméticos), na comparação com o ano anterior, indicando uma intensificação dos hábitos de cuidados pessoais, reforçados para combater a Covid-19.
“Já conseguimos observar a retomada do segmento de HPPC, especialmente no que diz respeito a itens específicos, como maquiagem e cuidados com a pele, que apesar dos impactos da pandemia caminha em direção aos patamares pré-pandêmicos, com a retomada do trabalho presencial”, avalia Humberto Coelho, Diretor de Marketplace da RD-RaiaDrogasil.
O segmento de cuidados com o corpo, com produtos como loções perfumadas e cremes de massagem, cresceu no contexto da pandemia, já que, ao evitar os deslocamentos, ganhou-se tempo para cuidar mais dos cabelos e colocar em prática os rituais de beleza caseiros, por exemplo. Este cenário estimulou o consumo online via marketplace e tudo indica que os consumidores vão manter o hábito de comprar online.
O sabonete é o líder disparado do setor de HPPC desde 2021, com um crescimento de 9,7%, em relação a 2020. O produto viu a versão líquida, ícone do combate à Covid-19, ganhar popularidade e espaço. Hoje, essa versão domina 20% das vendas do produto.
“Os protagonistas do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, em 2021, foram os produtos relacionados ao corpo e banho de forma geral. Os consumidores brasileiros seguem investindo em cuidados com os cabelos. Mas os perfumes também se apresentam como campeões de venda neste setor, especialmente nas épocas de sazonalidades do comércio.”, diz Heidi Georg responsável por estratégias e parcerias, da TudopraMim, empresa parceira da RD Marketplace, que registrou um crescimento de quase 6% na procura por produtos para tratamento capilar na sua empresa.
Esse é o ano para empreendedores do setor aproveitarem essa onda de crescimento de vendas, e diversificar o leque de produtos da categoria HPPC.
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