O mercado de maquiagem passa por uma revolução impulsionada pelo crescimento das vendas online. Os novos hábitos de consumo trazem novos desafios para quem vende. Como dar ao consumidor segurança para escolher um batom sem testar na loja, sem ter certeza de que aquela cor é exatamente a que a pessoa busca? Ou um outro exemplo: o cliente que deseja comprar uma base precisa saber exatamente qual será a cor que combina com o seu tipo e tom de pele.
Tecnologia é um dos segredos para não perder oportunidades em um mercado que é gigantesco e segue crescendo no Brasil – o setor da beleza já representa 4% do PIB do país de acordo com dados do Sebrae publicados em 2023. “Investimos na qualidade da interface da plataforma e em ferramentas para facilitar a busca, deixá-la mais intuitiva. O objetivo de todo esse esforço é ajudar na seleção do produto ideal para cada cliente, seja considerando a textura, tom de pele e outras características de cada um”, comenta Mariana Mantovani, gerente do marketplace da RD Saúde.
Um dos pontos trabalhados em conjunto com os sellers é garantir que os clientes tenham acesso às informações detalhadas dos produtos. Descrição minuciosa sobre o item e fotos das tonalidades 100% fiéis à cor original ajudam o consumidor a decidir na hora da compra e construir uma relação de confiança com a marca e o vendedor.
Especializado em saúde, bem-estar e beleza, o Marketplace da RD Saúde ampliou a rede de parceiros no segmento de maquiagem. A intenção é proporcionar aos clientes uma experiência mais completa e digitalizada, mas sempre com a mesma qualidade de atendimento oferecido nas farmácias Raia e Drogasil. O marketplace funciona como uma extensão das lojas físicas por meio de uma “prateleira infinita” com produtos de diferentes faixas de preço e preferências para os mais variados perfis de clientes.
Parceira do marketplace da RD Saúde há mais de um ano, a perfumaria Teruya viu as vendas crescerem com o sucesso dos conteúdos sobre maquiagem nas redes sociais. A Teruya percebeu que não apenas influenciadores, mas também consumidores comuns compartilham suas avaliações dos produtos. Aproveitando esse engajamento, a perfumaria criou uma seção chamada “Queridinhos da Internet”, que destaca os produtos que fazem mais sucesso nas redes sociais. “Iluminadores, batons, sombras e outros produtos do dia a dia são os mais populares. A internet e as redes sociais proporcionam uma grande visibilidade para esses produtos”, afirma Amanda Guimarães, responsável pelo marketplace da Teruya.
A expansão deste mercado avança junto com a democratização do acesso a produtos de beleza, com itens de diversos preços que atendem a diferentes necessidades e orçamentos. “Hoje, a maquiagem também é um símbolo de representatividade, autoestima e autoafirmação por meio da beleza. E isso também envolve saúde e bem-estar”, comenta Mariana Mantovani.
Ao fim do dia, marketplaces estão revolucionando o setor de maquiagem com inovação, diversidade e foco no cliente. Ganha o consumidor e aqueles que estão atentos ao mercado e próximos às tendências também.