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Visa: IA ajudou a bloquear 80 milhões de transações fraudulentas em 2023

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Os investimentos da Visa em inteligência artificial (IA) e outras tecnologias permitiram que a processadora de pagamentos bloqueasse 80 milhões de transações fraudulentas no valor de US$ 40 bilhões em 2023.

Charles Lobo, diretor regional de risco da Visa na Europa Central e Oriental, Oriente Médio e África, compartilhou esses números com a Reuters, de acordo com um relatório publicado na terça-feira (23 de julho).

Agora, apesar disso, ainda há muito mal acontecendo“, disse Lobo, segundo o relatório.

Nos últimos cinco anos, em todo o mundo, a Visa investiu mais de US$ 10 bilhões em tecnologia, incluindo US$ 500 milhões em infraestrutura de IA e dados para proteger contra atividades fraudulentas, conforme o relatório.

Esses esforços parecem estar funcionando, pois as instituições financeiras que agora usam IA ou ML para mitigar fraudes estão vendo declínios acentuados nas formas comuns de fraude, segundo a colaboração entre PYMNTS Intelligence e Hawk, “Aproveitando IA e ML para Combater Golpistas.”

Em maio, a Visa anunciou o lançamento de um serviço de detecção de fraudes em tempo real alimentado por IA no Reino Unido, visando prevenir fraudes de conta para conta (A2A).

A empresa disponibilizou este serviço, chamado “Visa Protect for A2A Payments”, para todos os bancos no Reino Unido após um programa piloto no qual encontrou 54% a mais de fraudes além das identificadas pelos sistemas de prevenção de fraudes dos bancos.

Também em maio, a Visa lançou uma solução de IA generativa projetada para ajudar emissores a combater ataques de enumeração — ataques de teste de cartões em que atores maliciosos usam scripts automatizados, botnets e outras tecnologias.

A ferramenta da Visa pode aprender padrões de transações normais e anormais, identificar a probabilidade de ataques complexos de enumeração em tempo real e ajudar os clientes a usarem a pontuação de risco na decisão de autorização quando usada com um mecanismo de regras.

Em março, a Visa anunciou que usaria IA em um trio de novas aplicações dentro de sua plataforma de tecnologias de gerenciamento de fraudes e riscos para proteger emissores, comerciantes e consumidores.