Nem mesmo a crise econômica enfrentada pelo país tirou a disposição dos brasileiros para irem aos shopping centers em 2015. O fluxo acumulado de pessoas foi 2,9% superior do que o registrado em 2014.
Os dados são do índice IVSC, realizado pela ABRASCE em parceria com a FX Flow Intelligence, empresa especializada no monitoramento de fluxo de visitantes. A pesquisa é mensal e leva em conta os dados obtidos pela companhia no acompanhamento dos consumidores nos principais centros de compras do país.
“Por mais que a instabilidade econômica tenha diminuído o poder de consumo da população brasileira, os consumidores têm o hábito de ir ao shopping center para passear, pesquisar preços e encontrar ofertas. Porém, vale ainda lembrar que a Copa do Mundo em 2014 fez dos meses de Junho e Julho receberem o menor fluxo dos últimos anos ”, admite Marcelo Tavares, CEO da FX Flow Intelligence.
Em contrapartida, na comparação entre dezembro de 2015 e de 2014, o número de visitantes caiu 4,07%, sobretudo, pelo Nordeste (-8,94%). Já, se comparado com novembro de 2015, o índice nacional cresceu 6,86% por conta das compras natalinas.