A marca internacional de aparelhos de barbear e produtos de higiene Wahl lançou recentemente lojas virtuais no Brasil, na Argentina, na Colômbia e na Costa Rica usando a plataforma VTEX. Para desenvolver os quatro projetos, a Wahl contratou a Agência e-Plus, uma agência de performance brasileira que já produziu mais de 400 lojas virtuais para marcas como a Pierre Cardin, a Pirelli, a Vila Romana e a Dana Cosméticos, entre outras.
A Wahl é uma marca filiada à centenária multinacional norte-americana Wahl Clipper Corporation. Esta empresa, por sua vez, foi fundada em 1919 na cidade de Sterling, estado de Illinois, pela família de mesmo nome. Hoje, ela conta com 7 fábricas na Alemanha, Brasil, China, Hungria, Inglaterra e Vietnã, além da matriz nos EUA. A Wahl possui mais de 3.300 funcionários ao redor do mundo. A marca está presente em mais de 150 países.
Para desenvolver as quatro lojas virtuais da Wahl, a equipe da Agência e-Plus aproveitou o poder do CMS 100% editável da VTEX para criar um layout personalizado, totalmente original, baseado nos conceitos de alinhamento, balanço, contraste, proximidade, repetição, proporção e aplicação das cores da Teoria do Design. “O resultado disso foi que as quatro lojas ficaram com um visual atraente para os consumidores, o que gera mais cliques e interações”, explica o CEO da Agência e-Plus, Tiago Moraes.
A interface das lojas virtuais da Wahl no Brasil, Argentina, Colômbia e Costa Rica foram projetadas para evitar a “ilusão de completude”, situação em os elementos ficam dispersos na página e os consumidores não conseguem saber se existe conteúdo adicional. Além disso, elas funcionam bem tanto nos desktops quanto nas tecnologias móveis, estando todas elas dentro dos parâmetros da “Zona do Polegar”, com seus botões mais importantes sempre ao alcance do dedão nos smartphones.
As quatro lojas online também estão equipadas com as principais tecnologias da VTEX, tais como o Smartcheckout, que viabiliza a compra com um clique e sem a necessidade de senha, gerando assim mais compras por impulso; e o recurso One Click Buy, que guarda os dados dos cartões dos clientes de forma segura e, desse modo, proporciona mais praticidade no pagamento de compras futuras. “Essas tecnologias fazem toda a diferença em sites de e-commerce, pois ajudam a melhorar a experiência de compras”, diz Moraes.
A VTEX também proporciona uma tecnologia elástica baseada na computação em nuvem da Amazon AWS, que possibilita que as lojas suportem uma alta demanda de visitas e assim possam crescer ao longo do tempo sem gargalos ou travamentos. Com as quatro lojas já em operação, a Wahl agora pretende adentrar cada vez mais no mercado de aparelhos de barbear e produtos de higiene na América Latina.