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WebPrice no Fórum ECBR 2024: saiba como usar dados do mercado online para ações diárias

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Equipe da Webprice em stand durante evento

No frenético mundo do e-commerce, basear ações da sua empresa em suposições ou “achismos” pode ser um grande erro. Dados reais e atualizados garantem maior segurança para quem deseja se manter competitivo no mercado. É isso o que mostra o WebPrice, maior sistema de monitoramento de mercado online da América Latina, durante o Fórum E-Commerce Brasil 2024.

A WebGlobal, desenvolvedora do WebPrice, é patrocinadora oficial do evento pela terceira vez consecutiva. A gerente de marketing da WebGlobal, Vanessa Duarte, explica as vantagens para varejistas usarem dados reais em suas ações diárias. “É possível aumentar sua competitividade, atender melhor às demandas de clientes e maximizar oportunidades em meio ao dinamismo do mercado online”, destaca.

Quais dados são monitorados pelo WebPrice?

Os dados monitorados de forma contínua pelo WebPrice são referentes a preços, produtos, marcas, lojas e ofertas do e-commerce. Esses dados incluem, por exemplo, preços de produtos ofertados por diferentes vendedores em um mesmo marketplace. Essa visão ampla do mercado proporciona insights valiosos para diversas áreas de um negócio.

Gestão de preço sugerido

Quer saber se vendedores e lojistas estão respeitando a política de preço da sua marca? Com dados reais e atualizados atualizados a todo momento, a indústria pode monitorar se as lojas estão vendendo o seu produto abaixo do preço sugerido e comprometendo a integridade de sua marca. 

“Por meio de um dashboard customizável, nossos clientes fabricantes podem configurar o seu preço sugerido. Isso torna a gestão dessa política mais ágil, pois nosso sistema emite alertas quando uma loja anuncia determinado produto abaixo do que foi configurado pela marca”, ressalta Vanessa.

Inteligência de preço

Essa solução pode ajudar equipes do departamento de inteligência de mercado, por exemplo, a analisar a dinâmica histórica dos seus preços e os da concorrência no mesmo lugar. Isso permite a previsão de movimentos de mercado, como promoções sazonais ou ajustes de preços baseados na demanda.

Dados constantemente atualizados ajudam na realização de ações rápidas e eficazes para ajuste de preços e melhoria de margens. “No caso do varejo, por exemplo, acompanhar a concorrência de perto permite que a loja identifique oportunidades de aumento de margem, sem comprometer sua competitividade”, destaca Vanessa.

Análise de concorrência

Monitorar o comportamento dos concorrentes constantemente é uma das atribuições das equipes de estratégia e planejamento. Isso inclui, além do monitoramento de preços, entender o mix de produtos, canais da indústria, vendedores de marketplaces e posicionamentos de marca no mercado online.

Mix de produtos

Já os departamentos de produto e comercial podem comparar os dados do seu portfólio com o de concorrentes para identificar oportunidades de melhorias e expansão. Por meio de filtros inteligentes é possível mapear funcionalidades ou recursos de produtos concorrentes, similares ou substitutos da concorrência.

Canais de venda

Equipes comerciais da indústria podem monitorar diferentes canais de venda online — identificando onde seus concorrentes estão presentes e sua marca ainda não. Isso ajuda não só a aumentar sua capilaridade, como também a identificar rupturas, vender de forma ativa e adiantar a reposição de produtos em determinadas lojas.

Por que os dados são importantes para o varejo online?

Para vender mais e manter sua empresa competitiva, a capacidade de agir rapidamente às mudanças do mercado pode ser a diferença entre sucesso e fracasso. Ter acesso a dados precisos e atualizados constantemente todos os dias permite às empresas tomar decisões rápidas e informadas.

WebPrice no Fórum E-Commerce Brasil 2024

A gerente de marketing da WebGlobal destaca a importância de levar o WebPrice para o Fórum E-Commerce Brasil 2024. “Vamos levar a perspectiva da importância de tomar decisões baseadas em dados. Nosso objetivo é democratizar o uso de informações, não apenas em estratégias mais robustas, mas sim em ações mais simples que compõe a operação e o dia a dia das equipes”, conclui Vanessa Duarte.

Com o WebPrice, empresas podem explorar todo o potencial dos dados de mercado online em um sistema único e personalizado para ações estratégicas do comércio eletrônico. Para saber mais sobre o WebPrice, acesse o site.