A Westwing anunciou hoje o fechamento do balanço do primeiro trimestre de 2024 com destaque para o crescimento do GMV SSS com um aumento de +3.8% em termos anuais. Este é o primeiro trimestre desde 2021 que a empresa aponta crescimento nos três primeiros meses do ano. Além disso, a Westwing obteve ganhos de eficiência, com redução das despesas totais em -10%.
Os principais impulsionadores do crescimento do GMV SSS incluem um aumento de +14,4% ao ano no número de visitas nas plataformas digitais, um crescimento de +46,1% ao ano nos cliques vindos de SEO no Clube e no Now, e a migração de clientes das lojas físicas fechadas em 2023 para os canais digitais.
Especialmente, o Westwing Now registrou um crescimento de +18,7% ao ano no primeiro trimestre de 2024, impulsionado pelo aumento do tráfego de clientes na plataforma, registrando +32,1% ao ano de first time buyers, assim como um aumento na receita resultante de leadsorgânicos em +15,4% ao ano. Além disso, os resultados positivos das campanhas promocionais, principalmente na categoria de cozinha, também contribuíram para esse crescimento.
“O resultado do GMV evidencia a eficácia das estratégias de crescimento implementadas pela Companhia, que se mostraram eficientes não apenas na redução da queda das vendas do Clube, mas também em atrair mais tráfego para o Now. Essas estratégias, especialmente focadas na otimização dos investimentos de marketing, têm sido destacadas como fundamentais”, ressalta Marcelo Kenji, CEO da Westwing Brasil.
É importante destacar também que, segundo dados do Google Trends, as pesquisas relacionadas a casa e decoração se mantiveram estáveis durante o período. Isso evidencia uma recuperação mais acelerada da marca e um potencial aumento de participação de mercado. Além do progresso no GMV SSS, a Westwing também prosseguiu com suas iniciativas de escoamento de estoque, visando alcançar níveis mais saudáveis. Durante o trimestre, registrou-se uma redução significativa de -9% em comparação com o final de 2023 e de -43% em relação ao primeiro trimestre de 2023.
Estratégias de marketing e aquisição da operação B2C Hometeka
Com direcionamento da companhia para otimização dos investimentos em marketing, as estratégias priorizaram os principais pilares: aprimorar a eficiência na aquisição de clientes e maximizar a monetização da base atual. Nesse sentido, duas áreas fundamentais de atuação foram SEO e a criação de conteúdo por meio de parcerias e collabs. No período, ainda destaca-se a ação especial para anunciar a aquisição do portfólio B2C da Hometeka, que aconteceu em meados de 2023, em uma ação em loja e campanha no Westwing Clube.
Com destaque para as estratégias de SEO, é relevante ressaltar que esse aumento de cliques foi observado em ambos os canais digitais, com destaque especial para Now, e como resultado direto, o tráfego de clientes também registraram crescimento de +14,4% ao ano, evidenciando a eficácia da estratégia adotada.
“Mantemos nosso otimismo de que as estratégias implementadas continuarão gerando bons resultados nos próximos períodos. É importante destacar que todas essas ações e estratégias estão alinhadas com a missão da Westwing de inspirar e trazer inovação e beleza à vida de nossos clientes, o que nos diferencia no mercado”, finaliza Kenji.