A Meta, proprietária do WhatsApp, anunciou que a partir da última quinta-feira (19), usuários poderão adicionar sua chave Pix ao perfil no aplicativo. O objetivo é agilizar transferências e eliminar a necessidade da pergunta “qual é o seu Pix?”.
O novo recurso ficará disponível abaixo da foto de perfil do usuário, permitindo que quem deseja realizar uma transferência copie a chave com apenas um clique. A funcionalidade será implementada de forma gradual até o final de janeiro, inicialmente acessível a uma parte dos usuários.
Como funciona
Desde junho, a opção de adicionar a chave Pix já estava disponível no WhatsApp Business e agora chega aos perfis pessoais. Para ativar o recurso, o usuário deve:
- Clicar no ícone de anexar arquivos ou imagens.
- Selecionar a opção "Pix".
- Inserir os dados, incluindo nome, tipo de chave (como celular ou CPF) e o código correspondente.
Além de exibir a chave Pix no perfil, será possível enviá-la em forma de botão durante conversas, semelhante ao envio de um documento.
Privacidade e usos práticos
A ativação do recurso é opcional, e os usuários podem configurar quem terá acesso às informações, restringindo, por exemplo, apenas a contatos salvos.
Segundo a Meta, a funcionalidade será especialmente útil para prestadores de serviços e freelancers que recebem pagamentos de múltiplas fontes. Ela também pode facilitar a transferência para PMEs e empresas que utilizam o canal para vendas.