Logo E-Commerce Brasil

1 em cada 5 dólares gastos em publicidade nos EUA irá para Retail Media em 2028

Por: Gabriel Monteiro

CEO e cofundador da Newtail

CEO e cofundador da Newtail, Gabriel Monteiro tem mais de 10 anos de experiência com varejo digital. Foi fundador do Shopgram, marketplace de moda e design, startup adquirida pela B2W (atual Americanas SA) em 2015, onde foi o responsável pela gestão do Submarino, a segunda maior operação de e-commerce do grupo, liderando um grupo de mais de 100 colaboradores e apoiando na retomada de um crescimento superior a 2 dígitos da marca. Graduado em Engenharia de Produção pela PUC-Rio, iniciou sua carreira no mercado financeiro e private equity.

Um em cada 5 dólares gastos em publicidade nos EUA irá para Retail Media em 2028! É isso mesmo! Estamos falando de algo inimaginável até pouco tempo atrás.

Mas, precisamos ser realistas, existem alguns desafios para que esse crescimento se sustente e seja ainda maior.

Falta de padronização entre as plataformas de Retail Media: cada plataforma possui seus próprios KPIs, tipos de anúncios e mensuração. Isso dificulta as análises de diversas campanhas realizadas por inúmeros anunciantes.

Para tentar resolver esse problema, aqui na Newtail temos trabalhado com a padronização de métricas com diversos varejistas para conseguirmos criar uma plataforma de alta mensuração, mas de maneira mais prática e simples para os anunciantes. Trabalhamos também em conjunto com as associações, como IAB, além de agências, ouvindo suas dores para tentar dar uma visão mais linear e facilitar a comparação.

Dificuldade de integrar campanhas offsite: cerca de US$ 10,64 bilhões estão indo para os formatos offsite nos Estados Unidos, mas conseguir integrar essas campanhas não é algo fácil.

Temos um case recente aqui entre um varejo, uma multinacional e uma grande plataforma de publicidade, no qual conseguimos alinhar estratégias de mídia programática nos maiores portais de notícias do país com ações onsite em um site de uma grande rede de farmácia.

Alinhando as estratégias entre todos os times, conseguimos obter um ROAS de 6,7 – muito superior pra categoria em questão – e aumento em mais de 2x no número de conversões, além de alto número de novos consumidores dos produtos da marca.

Nesse sentido, os resultados obtidos mostram como é promissora a estratégia combinada de onsite e offsite, mecânica de difícil operacionalização na maioria dos varejos brasileiros.

Divisão de orçamentos entre times: tradicionalmente, esforços de marketing de fundo de funil e de topo de funil são gerenciados por equipes separadas do anunciante. O Retail Media varejo está subindo no funil de marketing, o que significa que a divisão dos investimentos entre as equipes de marketing de marca e de produto podem dificultar o gasto com publicidade.

Nesse sentido, as marcas precisam garantir que os profissionais de marketing ao longo do funil estejam trabalhando com Retail Media e que estejam analisando os orçamentos de forma holística para evitar gastos redundantes ou oportunidades de marketing perdidas.

Já os varejistas precisam se preparar a nível de entregáveis, tratar os anunciantes como clientes, ao invés de fornecedores (como é no core dos varejos), permitindo desbloquear cada vez mais os investimento dos anunciantes.

Muita coisa pra resolver, mas tá apenas começando. Bora pra cima!