O comércio eletrônico pode se tornar vantajoso para o lojista que pretende expandir o seu negócio com uma loja virtual de sucesso. É preciso de um bom planejamento e que as decisões sejam tomadas corretamente.
1 – Planejar
Tenha um plano de negócio, porque as vendas não ocorrem sozinhas. Expor o seu produto e esperar não é a melhor opção. A criação de um loja virtual pode se tornar tão complexa quanto a criação de uma loja física, independente de qual seja o seu ramo de atividade é preciso ter um bom planejamento.
Defina qual o seu público, onde está, o que consome, comportamento e qual diferencial que você irá oferecer. Qual o tempo e valor de investimento no seu e-commerce. Trace metas que sejam realistas e administre qualquer dispesa ou lucro.
2 – Plataforma
Para se ter uma loja virtual é necessário possuir uma plataforma. Atualmente diversas empresas oferecem esse serviço e a melhor opção é sempre pesquisar, para que assim você possa avaliar qual se adequa ao seu negócio.
As mais utilizadas são Open Source e SaaS. Para loja virtuais com custos baixos e que não requerem nenhum tipo de customização, a SaaS (Software as a Service) é a mais recomendada, pois é um modelo de distribuição de software, no qual não é vendido e não precisa de instalação diretamente nas máquinas dos clientes, sendo necessário apenas uma conexão a internet.
Já para e-commerce com alta necessidade de integração e customização, a Open Source é a melhor opção, pois você tem controle absoluto do roadmap (ferramenta onde é possível planejar, comunicar e ter uma visão futura dos seus produtos) além de não ficar refém de uma plataforma alugada, é um software de código gratuito e sem limitações.
Atualmente as melhores plataformas Open Source no mercado são: Magento, PrestaShop, OsCommerce, VirtueMart, SpreeMart, ZenCat e Tomato Cart.
Lembre-se sempre que a melhor plataforma é aquela que se encaixa ao seu negócio e a sua necessidade.
3 – Design
Capriche no seu layout. A elaboração de um design bem elaborado pode conquistar o cliente de cara, a disponibilidade dos produtos e imagens de qualidade, descrição do produto, material utilizado, medidas, peso e embalagens são essenciais.
4 – Meios de pagamento
Quanto mais formas de pagamentos disponíveis no site maiores serão as chances na conversão de venda. Contudo, é necessário avaliar se a estrutura oferecida suporta administrar tantas formas de pagamento.
Principalmente para vendas através do cartão de crédito, que é de extrema importância a contratação de serviços especializados contra fraude (Ex: F Control e Clear Sale).
5 – Logística
Separar o produto para envio, qualidade da embalagem e realizar a entrega dentro do prazo mais curto possível, sem sombra de dúvida define a qualidade do serviço prestado e gera extrema satisfação ao cliente.
Saiba escolher qual será o seu melhor parceiro, ou seja, a empresa que prestará esse serviço. Atualmente hoje os Correios é o maior fornecedor logístico e atende tanto pequenas e grandes empresas.
6 – Política de Privacidade, Troca e Devolução de Produtos
É importante comunicar o seu cliente que você não irá vender ou fornecer qualquer tipo de dado cadastrado no site. Por esse motivo a Política de Privacidade é essencial para o e-commerce.
Trocas e Devoluções devem ser oferecidas obrigatoriamente, para que não haja desentendimento com o seu cliente e o principal: com a lei, pois de acordo com o Código de Defesa do Consumidor o cliente tem o prazo de até 07 dias (corridos) para se arrepender da compra. Contudo, o prazo de troca pode ser estipulado pelo lojista, que normalmente varia de até 30 dias.
7 – Marketing
Desevolver um planejamento de Marketing é necessário para que a sua loja online ganhe espaço e suas vendas sejam bem sucedidas. Atualmente existem diversas ferrramentas oferecidas para que você possa acompanhar e investir nas técnicas de SEO (Serch Enginee Optimization) que é essencial para que as pessoas possam localizar o seu e-commerce.
Outro caminho são as redes sociais o SMO (Social media optimization), pois através delas é possível criar um vínculo, interagir e ficar o mais próximo do seu cliente. E o principal: é gratuito. Mas que também exige cautela e respeito às normas de uso.
8 – Certificações de segurança
Ter a certeza que o produto adquirido através do site chegará na sua residência é uma dúvida e desconfiança muito comum dos novos consumidores, então, possuir certificações/selos de segurança onde demonstra a seguridade do site, tanto como links para redes sociais, fale-conosco e telefone são importantes, pois esse novo consumidor pode ter certeza que entrará em contato para confirmar a compra ou existência da loja.
Outro ponto importante é encher o seu cliente de informações após a compra. Se o pedido foi aprovado e encaminhado para expedição, é preciso informar o prazo de entrega, o código de rastreio e qualquer outra informação que seja relevante para o cliente.
9 – Explore sua plataforma
Tente explorar todas as ferramentas oferecidas pela plataforma adquirida, e uma dessas opções, é disponibilizar o campo para o cálculo do frete e o prazo para entrega.
Procure também exibir ferramentas que sugiram a compra de produtos parecidos com que ele já está comprando. Por exemplo: para o segmento de moda, sugira um peça de roupa ou bolsa e ofereça o frete grátis ou pontos de fidelidade.
Você também pode investir no atendimento on-line, facilita na compra além de ser outra ferramenta que confirme que sua loja realmente existe.
Lembre-se que compras por impulso sempre se tornam vantajosas e irresistíveis.
10 – Promoções
O planejamento de promoções é essencial. Portante estude, faça um levantamento dos produtos disponíveis em seu estoque e defina a melhor época para realizar uma promoção.
Caso a execução de uma promoção seja inviável, ofereça frete grátis para todo o Brasil, estipule um valor para esse frete ou apenas para uma localidade.
Mas nunca se esqueça de oferecer vantagens ao seu cliente. Elas convertem vendas e fidelização ao site.