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3 Dicas para otimizar a exibição de preços em lojas virtuais

Por: Moisés Falcão

Atualmente, é responsável pelas áreas de Inovação Estruturada, Tecnologia e Experiência do Usuário no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, com mais de 20 anos de experiência em tecnologia e modelos de negócios digitais.

Escolher a maneira correta de exibição do preço em sua loja virtual pode ajudar o cliente a tomar uma decisão de compra. Neste artigo vamos abordar três tipos de visualização de preços:

  • Preço em banners promocionais
  • Preço em listagem de produtos
  • Preço na página do produto

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Preço no banner promocional

É uma prática comum inserir banners com as principais ofertas da loja no topo da página principal. Podemos observar que na maioria dos casos é sempre exibido o preço total do produto em destaque. Em segundo plano também são exibidos preços simulados com parcelamentos e preços com desconto para pagamento por boleto ou transferência.

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Preço na listagem dos produtos

Já em página de listagens como a página de uma categoria, por exemplo, a exibição dos preços começa pelo valor parcelado que fica em primeiro plano. O preço dividido tem o destaque feito através do tamanho da fonte maior e também com cores vivas.

Ao contrário da exibição em banners promocionais, o preço final exibido em listagens fica em segundo plano e em cores neutras em relação ao design da loja.

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Preço na página do produto

A página do produto concentra todas as exibições de preços possíveis. Todas as condições de pagamentos também devem estar expostas, e cada forma de pagamento deve ter o seu destaque de acordo com a capacidade que a mesma tem de conquistar o consumidor, ou seja, de converter uma venda.

A exibição do parcelamento vem em primeiro plano sempre, isso por que a maioria esmagadora de vendas pela internet tem o cartão de crédito como forma de pagamento. Nada mais justo que o preço dividido esteja com o destaque principal.

O valor total do produto vem na sequência e sem destaque. As fontes são menores, e as cores muitas vezes são em tons de cinza, ajudando assim a reforçar o destaque do valor parcelado.

Exibição do preço em pequenas lojas virtuais

Sabemos que é cultural, o brasileiro em sua maioria dá preferência pelo pagamento por cartão de crédito e principalmente de forma parcelada. Isso justifica a preocupação das grandes lojas virtuais em exibir sempre o preço com o valor dividido.

Porém, observando pequenas lojas virtuais, que inclusive aceitam o cartão de crédito, pude observar que muitas não dão o devido destaque à exibição do valor parcelado, que muitas vezes é mostrado apenas na finalização da compra.

Outro erro comum é não exibir vantagens como descontos por pagamentos feitos por boleto bancário ou transferência eletrônica.

Se você possui ou gerencia uma pequena loja virtual, uma boa prática para identificar os pontos de melhoria, é observar grandes lojas populares. Elas estão em constante disputa no mercado online e seguem melhorando a abordagem junto ao cliente não só em relação à exibição dos preços, mas também em vários outros quesitos como usabilidade, marketing e estratégia de vendas.