Considerando o tamanho da transformação que a IA vem causando no mundo, é fundamental acompanhar a sua evolução para adequação de nossas estratégias de negócios.
Nesse sentido, pesquisa do Authority Hacker aponta algumas métricas importantes da adoção, uso e impacto da inteligência artificial e os riscos percebidos a partir de 2023, que você pode conferir os destaques nas imagens aqui.
Cerca de 35% das empresas já embarcaram na onda da IA, integrando-a em seus processos de negócios. Esta adoção está longe de ser superficial, pois revela que três em cada quatro dispositivos em uso atualmente são equipados com algum tipo de inteligência artificial, evidenciando uma penetração tecnológica de 77%.
A visão estratégica das empresas reflete uma consciência aguda do potencial disruptivo da IA. Uma esmagadora maioria, 90%, das empresas consideram a IA como uma alavanca de vantagem competitiva, sugerindo que a corrida para a inovação baseada em IA não é apenas sobre automação, mas também sobre reimaginar possibilidades de negócios.
A IA está projetada para injetar uma colossal quantia de $15,7 trilhões na economia global até o ano de 2030. Esta contribuição massiva reflete não apenas a eficiência e a produtividade que a IA pode oferecer, mas também a criação de novos mercados e a expansão dos existentes.
No entanto, a transição para uma economia mais inteligente artificialmente vem com suas convulsões. A previsão é que até 2025, a automação e a eficiência trazidas pela IA resultarão na eliminação de 85 milhões de empregos. Ainda assim, a nova paisagem digital promete a criação de 97 milhões de novas funções. Este saldo positivo de empregos sugere uma transformação profunda no mercado de trabalho, onde a adaptabilidade e a requalificação serão essenciais.
Influência da IA no campo de criação de conteúdo
À medida que a Inteligência Artificial avança, sua influência é cada vez mais sentida no campo da criação de conteúdo. Um impressionante 85,1% dos usuários de IA estão agora aplicando essas ferramentas no desenvolvimento de artigos e materiais diversos. Isso muda a forma como o conteúdo é gerado e consumido.
Esta tendência suscita questões sobre o futuro dos criadores de conteúdo, com 81,6% dos profissionais de marketing digital expressando preocupação com o potencial da IA de colocar em risco as carreiras de escritores e editores. Por outro lado, a percepção pública da IA está dividida. Enquanto a metade dos consumidores está otimista com as promessas e potencialidades da IA, um terço reconhece estar utilizando plataformas movidas por esta tecnologia, talvez até sem plena consciência de sua presença subjacente.
O mundo corporativo também está atento às implicações de uma crescente dependência tecnológica, com 43% das empresas expressando preocupações. Este dado reflete uma conscientização crítica sobre a necessidade de equilibrar inovação com sustentabilidade e autonomia operacional.