Você realmente sabe o que significa Marketing de Conteúdo? Se ainda te resta alguma dúvida, então vamos à definição: basicamente, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia baseada na produção de conteúdos úteis e relevantes sobre os interesses e problemas de audiência segmentada.
Assim, seus objetivos são educar, informar, entreter e engajar um público-alvo específico, ajudando a atrair, converter e fidelizar Leads e clientes. Trata-se de uma metodologia barata para auxiliar no aumento das vendas e que ainda melhora a imagem das empresas que investem nela.
No entanto, a prática do Marketing de Conteúdo esconde outras coisas que você pode ainda não ter descoberto. Por isso, separamos neste post 4 detalhes que não podem passar despercebidos por quem se interessa por essa metodologia. Confira!
1. Como o Marketing de Conteúdo tem ajudado o mercado
Apesar de ser uma prática antiga, o Marketing de Conteúdo ganhou força junto com a internet nos últimos anos. Isso faz com que o seu crescimento ainda seja gradativo no mundo — e aqui no Brasil, onde 70% das empresas afirmam que utilizam a metodologia, segundo o relatório Content Trends da Rock Content.
Ainda assim, os seus resultados já impressionam, conforme veremos nos tópicos abaixo:
O Marketing de Conteúdo aumenta o tráfego e a geração de leads em sites
Pelo menos para quem tem investido nessa estratégia, a afirmação é verdadeira. De acordo com o estudo da Rock Content sobre as tendências do Marketing de Conteúdo, as empresas que investem nessa estratégia geram 4 vezes mais visitas e 5 vezes mais Leads.
Melhora em quase 6 vezes a taxa de conversão de empresas
Este dado vem da Abeerden e aponta que os sites das empresas que usam o Marketing de Conteúdo possuem uma taxa de conversão média de 2,9%. Já as companhias que não usam a metodologia têm média de 0,5% na taxa de conversão em seus sites.
Tornou-se uma das táticas mais usadas em empresas B2B
De acordo com o Content Marketing Institute, 93% dos profissionais de marketing de empresas B2B fazem Marketing de Conteúdo em vez de marketing tradicional.
Claramente, esse dado mostra como a estratégia é útil para empresas com ofertas de ciclos de compra mais longos, já que os conteúdos ajudam a construir uma imagem consolidada da marca com o tempo.
2. Como você pode utilizar o Marketing de Conteúdo na sua empresa
De fato, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia versátil em suas atribuições e objetivos. Diante disso, preparamos 6 maneiras de usar essa metodologia em sua empresa. Veja:
Educar o seu mercado
Se você tem um produto ou serviço sobre o qual as pessoas não têm muito conhecimento, ótimo! Os conteúdos ajudarão bastante a inserir o público nesse mercado.
Do contrário, em um cenário onde sua oferta é comum aos seus consumidores, também é propício usar o Marketing de Conteúdo, visto que você poderá abordar conteúdos mais aprofundados e outras curiosidades que atraiam o interesse das pessoas.
Reduzir custos na captação de Leads e clientes
Segundo um levantamento da Demand Metric, o Marketing de Conteúdo pode gerar até 3 vezes mais Leads que o marketing tradicional — e isso a um custo 62% menor.
Ora, se com um blog, conteúdos relevantes e algumas práticas de SEO você já pode gerar uma audiência fiel e engajada, por consequência é possível converter Leads e, posteriormente, clientes a um custo baixo.
Aumentar a reputação da sua marca
Com tempo e consistência na veiculação de conteúdos interessantes, sua marca é capaz de criar uma imagem de referência na sua área de atuação.
E isso atribui credibilidade e autoridade às publicações da sua empresa, fazendo com que as pessoas sempre busquem o seu blog e seus perfis nas redes sociais para tirar dúvidas sobre o assunto.
Ampliar o seu alcance na internet
Se os conteúdos são relevantes para o público, é natural que eles se engajem com os posts. Portanto, curtidas, comentários e, principalmente, compartilhamentos e menções positivas são formas de propagar a sua marca gratuita e espontaneamente pela internet.
Fazer melhores vendas
As vendas feitas para Leads originados do Marketing de Conteúdo ou do Inbound Marketing costumam ser mais qualificadas. Como esses clientes já foram preparados para aquela venda — ou seja, já absorveram muito conhecimento sobre o tema — dificilmente definirão uma compra pelo preço ou comodidade.
É aquela velha história: é mais fácil um conhecedor de vinhos comprar uma garrafa mais cara, em função do seu sabor e origem, ou um produto mais barato e de qualidade duvidosa?
Fidelizar clientes
Além de tudo isso, você pode utilizar emails, eBooks, guias ou até mesmo um FAQ para fazer com que os seus clientes aproveitem melhor as ofertas adquiridas em sua empresa.
Essa é uma prática que aumenta a satisfação do público com você e contribui para a retenção da sua base de compradores.
3. Quais tipos de conteúdo você deve utilizar – e quando
Agora, como são muitos os formatos de conteúdo, resolvemos separá-los em 3 categorias, de acordo com o funil de vendas. Acompanhe:
Conteúdos de topo de funil
Estes são os formatos voltados para as pessoas que ainda estão para reconhecer os seus problemas, e podem se tornar Leads. São conteúdos mais abrangentes, como:
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blog posts;
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eBooks básicos;
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infográficos;
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podcasts;
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posts em redes sociais;
Conteúdos de meio de funil
Os alvos, nesta categoria, são pessoas que reconheceram o problema e estão buscando formas para solucioná-lo. Os formatos são mais aprofundados, tais como:
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eBooks avançados,
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newsletter,
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relatórios de pesquisa,
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vídeos,
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whitepapers,
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blog posts mais densos.
Conteúdos de fundo de funil
Neste estágio, o objetivo é induzir o Lead à conversão, mas sem forçar uma venda. A ideia é ser mais consultivo e utilizar o Inbound Sales. São tipos de conteúdo para essa fase:
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webinars;
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testes e avaliações gratuitas;
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acesso às ferramentas e templates;
4. Os erros que você não deve cometer
Conhecer o Marketing de Conteúdo também inclui saber quais os equívocos mais comuns e os mitos que cercam o conceito. Saiba mais a seguir:
Falar sobre a sua empresa antes da hora
O foco dessa estratégia é fazer conteúdos voltados para a sua persona: devem ser abordados os interesses e dúvidas do seu público.
Então, deixe para falar de si mesmo bem no final da jornada de compra — isso se o cliente der sinais de que precisa saber mais sobre sua empresa.
Achar que o Marketing de Conteúdo gera resultados em curto prazo
Isso está mais para uma ilusão do que para um erro ou mito. De todo modo, é bom deixar claro que o Marketing de Conteúdo não trará resultados do dia para a noite.
Trata-se de um trabalho de persistência, que só vê os primeiros Leads e os primeiros clientes após 4, 6 ou talvez 12 meses de uso. Em compensação, começa a funcionar de forma escalável, já que o conteúdo postado hoje, por exemplo, pode continuar a render conversões até em 2018.
Pensar que vendas não serão geradas se a empresa entregar tudo o que sabe
Infelizmente ainda existe esse receio de compartilhar conhecimento gratuitamente para quem acredita que isso possa tirar o interesse do público sobre a sua oferta.
Trata-se de um grande mito porque, muito pelo contrário, os conteúdos sobre a sua área de atuação ou os seus métodos de negócio ajudam a criar respeito e admiração dos leitores.
Acreditar que Marketing de Conteúdo não serve para negócios locais
Outro mito! Na verdade, negócios locais se beneficiam do Content Marketing porque os consumidores que estão próximos também buscam conteúdo relevante. Caso uma empresa da cidade ou da região ofereça isso, ela terá grandes chances de ser a preferência desses clientes para o tipo de oferta comercializada.
Em suma, agora você já sabe como o Marketing de Conteúdo se consolidou no mercado, como ele pode ser aproveitado em sua empresa, quais são os seus formatos de conteúdo e os erros mais comuns dessa estratégia.
São passos essenciais para dominar o conceito, planejar melhor suas campanhas e extrair mais resultados com a sua prática.
E, se você realmente se interessou por essa estratégia e quer saber como transformar conteúdo em reconhecimento e em oportunidade de negócios e vendas, aproveite para baixar gratuitamente o nosso eBook Marketing de Conteúdo para Resultados: alinhando conteúdo ao funil de vendas!