O e-mail marketing se consagra cada dia mais como uma ferramenta altamente eficiente, seja para o relacionamento com o cliente, fidelização e até mesmo para ampliar as conversões em vendas. Além disso, devido ao baixo custo das campanhas, é cada vez mais comum o número de empresas que aderem a esta estratégia.
Contudo, para obter o retorno sobre investimento esperado (ROI), é fundamental o desenvolvimento de uma estratégia bem elaborada, que englobe conteúdo de qualidade, boas chamadas para a ação (CTA), muitos testes, um layout clean, porém atraente e bastante atenção para driblar o anti-spam. Para isso, contar com uma boa plataforma de e-mail marketing é de suma importância. Não sabe os motivos? Selecionamos alguns deles. Confira:
Não há limitação de quantidade de mensagens enviadas
Quando você envia suas campanhas de e-mail marketing de forma amadora, ou seja, utilizando o seu próprio endereço, encontrará diversos empecilhos. Um deles está relacionado à quantidade de mensagens que podem ser disparadas simultaneamente. Grande parte dos servidores limita a quantidade de envios a 50 entregas por vez. Se você possui uma base mais robusta e considerar o tempo gasto nesses envios, verá que está lutando por uma economia inexistente.
Com uma plataforma de e-mail marketing de qualidade, você não apenas conseguirá enviar um número maior em menos tempo, como também automatizar os disparos, reduzindo o período gasto com a ação.
Evita que o domínio de sua empresa seja inserido na lista negra dos provedores
Outra consequência ao tentar enviar um grande volume de mensagens diretamente do seu e-mail é o aumento da possibilidade de ter o seu domínio listado como spam. Com isso, não apenas o seu endereço eletrônico é prejudicado, mas o de toda a empresa, o que dificulta as tratativas diárias como negociações de vendas e atendimento ao cliente, por exemplo.
Os serviços de e-mail contam com diversos servidores robustos, além de muitos endereços de IPs que contribuem para que os provedores não identifiquem o seu endereço eletrônico, mantendo a boa reputação do seu domínio.
Opções de recursos
As boas plataformas de e-mail marketing trazem uma série de recursos que tendem a beneficiar consideravelmente o resultado de suas campanhas. Os testes A/B, por exemplo, são excelentes formas de avaliar qual tipo de conteúdo, assunto, call to action (CTA), imagem, dentre outras questões, convertem mais. Há também o recurso de personalização, que permite a inserção do nome do seu cliente na mensagem, o que a torna mais pessoal.
Além destes, as boas plataformas oferecem outros diversos recursos em prol de um maior controle das ações, integrações, redução do tempo de operacionalização, auxílio na segmentação, etc. Coisas que você não conseguiria realizar ou gerir sem a utilização dela.
Acesso a relatórios para o auxílio na tomada de decisões
Trabalhar suas campanhas através do “feeling” não é a forma mais adequada, nem a mais indicada. As decisões precisam ser tomadas conforme os resultados alcançados, em busca de um maior retorno sobre o investimento. Para isso, torna-se imprescindível o acompanhamento de relatórios.
As plataformas de e-mail marketing apresentam uma série de relatórios, que englobam taxas de abertura, cliques e até mesmo de conversões em vendas. Com estas informações é possível avaliar o andamento de suas campanhas, bem como o momento e como otimizá-las.
Viu como contar com uma boa plataforma de e-mail marketing é de extrema importância para as suas campanhas? Caso você ainda não tenha uma, não perca mais tempo! Procure as melhores opções do mercado avaliando o custo delas, bem como o benefício que oferecem. Para isso, esteja de olho nos recursos disponíveis, na presteza do suporte e como o fornecedor do serviço pode ajudá-lo a crescer ainda mais as participações de venda e relacionamento de sua empresa.