Então a crise chegou, se instalou, os resultados caíram e você está aí, quebrando a cabeça para saber como aumentar as vendas da sua loja virtual…
Vamos começar analisando 3 pontos importantes que vão praticamente delinear um caminho bem interessante para você bolar uma estratégia de como aumentar as vendas de sua loja virtual:
- Você já está com sua presença na internet definida e consolidada;
- Seus clientes ainda têm vontade de comprar, apenas não estão com recursos para isso;
- Seu público continua passeando pela internet, em busca de informações para atender às necessidades deles.
E aí? Pescou a charada e a resposta para essa pregunta que não sai de sua cabeça: – Como aumentar as vendas da minha loja virtual?
A resposta está em uma palavra que é bem mais que uma moda e se trata de uma tendência importante que você e sua empresa precisam conhecer, se é que já não conhecem e aplicam: inbound marketing!
Veja bem, inbound marketing nada mais é que atrair seu cliente por meio de conteúdos interessantes e gratuitos que são relevantes para ele e que se relacionam, de alguma forma, com o produto ou serviço que você vende.
Uma das maneiras mais práticas e efetivas de fazer isso é por meio de um blog na internet. É por isso que apresentamos aqueles 3 fatores para explicar como o inbound marketing pode ajudar as vendas da sua loja virtual, veja só:
- Você já está na internet, tem um site e, possivelmente, mídias sociais que o apoiam nessa presença virtual.
- Seus clientes ainda querem manter contato com sua marca, apenas não estão comprando. Que tal despertar-lhes aquela “água na boca” com informação de qualidade?
- Seu público pode consumir informação, tutorias, infográficos, e-books, testes por tempo limitado de graça, sem gastar um tostão agora… basta deixarem seus nomes e e-mails para você usar em boas campanhas de e-mail marketing. E se não for agora, poderá vender mais quando a crise começar a esmorecer.
Convencido de como aumentar as vendas da sua loja virtual com inbound marketing?
Para ajudar você a por isso em prática, vamos passar 5 dicas de marketing na internet que tem tudo para fazer seu negócio começar a reagir! Confira:
5 dicas de como aumentar as vendas da sua loja virtual
1. Comece dando aquele tapa no seu site
É claro que você fez de tudo para ter um site de layout superbacana e atrativo. Mas será que não está na hora de dar uma olhada nele com outros olhos? Caprichar no layout do site é muito importante. Leve sempre em conta:
- Trabalhar com designers profissionais de qualidade;
- Pesquisar a concorrência e as tendências de mercado;
- Passar seu posicionamento e diferenciais através do layout;
- Ser fácil e intuitivo de usar;
- Falar a linguagem de seu público
Mais adiante, falaremos sobre uma parte importante ao se criar layout de site. Trata-se de um detalhe fundamental de como fazer seu e-commerce vender mais: criação de landing pages!
Enquanto isso, confira estes dois posts sobre layout de sites:
2. Crie personas
Você conhece de verdade quem compra em sua loja? Imagine que agora você também terá que escrever conteúdos relevantes para essas pessoas! Uma maneira de ajudar a fazer isso é criar personagens fictícios, mas inspirados na vida real, que descrevam seus clientes. Eles podem ter nome, profissão, manias, vontades, desejos etc. Crie sua persona e atinja em cheio seu público alvo!
3. Capriche no SEO
Não tem como aumentar as vendas da sua loja virtual sem uma estratégia consistente de SEO que coloque seu site nas primeiras posições de busca do Google! Este trabalho será bastante otimizado ao se colocar em seu blog, além de um bom conteúdo interessante, as palavras-chave corretas. Use o SEO adequadamente e seja encontrado por seus clientes, mesmo na crise!
4. Pratique e-mail marketing
Deixe o preconceito de lado: e-mail marketing feito com ética e qualidade é uma das ferramentas de internet marketing que mais trazem resultados! Lembre-se: o objetivo é atrair clientes por meio de seus conteúdo interessantes (turbinados com SEO) e oferecer mais informações, como e-books, aplicativos, testes grátis, webinars etc, em troca de nome e e-mail. Portanto, suas campanhas de e-mail marketing sempre se dirigirão à pessoas que autorizaram o envio e que querem informações sobre seu produto ou serviço!
5. Construa boas landing pages
Assim que você atrai seu cliente para uma página de conversão, as chamadas landing pages, (normalmente sem o menú de navegação do site), você deve ter um Call to Action chamativo, colorido, objetivo, com senso de urgência e que descreva bem o que é oferecido. Além disso, todas as informações importantes devem estar “above the fold”, isto é, visualizadas assim que se abre a página. Use depoimentos para despertar confiança em seus clientes e inclua a possibilidade de compartilhar em redes sociais. Estas são apenas algumas dicas.
E ai? Já achou a resposta para sua pergunta: – Como aumentar as vendas da minha loja virtual?
Lembre-se: o inbound marketing é uma maneira de atrair clientes qualificados e com um excelente custo benefício!