Ao pensar no layout de uma campanha de e-mail marketing é preciso ter em mente que será preciso criar uma peça exclusiva, com linguagem e estrutura específicas para este meio.
A experiência nos mostra que o HTML das mensagens enviadas por e-mail deve ser construído de maneira limpa e clara, até mesmo arcaica, se compararmos com a estrutura rebuscada dos códigos usados em grandes sites. Para e-mail marketing, o mais indicado ainda são as estruturas em tabelas.
A maioria dos provedores de e-mail como Gmail, Hotmail, Terra, Yahoo não interpretam uma série de atributos avançados, o que pode levar a uma baixa em suas taxas de entrega e entregabilidade, já que o template é um dos pontos de avaliação para que a mensagem seja entregue na caixa de entrada ou no lixo eletrônico.
Quando o provedor não consegue “ler” a mensagem, as chances dela ser bloqueada ou enviada para a caixa de spam aumentam exponencialmente, por isso, a recomendação é criar peças simples e não correr o risco de enfrentar restrições desnecessárias.
Listamos aqui 5 dicas básicas e estratégicas a serem seguidas afim de evitar problemas:
1. Equilibre o uso de texto e imagens no HTML
Quando você cria uma peça de e-mail com uma imagem única, ou com muitas imagens, os provedores não conseguem interpretar esse conteúdo, o que pode acabar gerando desconfiança e fazendo com que sua mensagem seja bloqueada ou direcionada para a caixa de spam. Por isso, o ideal é que haja um equilíbrio entre a quantidade de textos e imagens apresentadas.
2. Nunca utilize Javascript
Sua mensagem pode ser caracterizada como spam ou até mesmo como phishing (código malicioso) apenas pelo fato dessa tag estar presente em seu código
3. Não use CSS na tag <head>
A maioria dos provedores de e-mail não interpretam o CSS na tag <head>, provocando a quebra das configurações de texto que vem abaixo disso, ou seja, ao inserir o CSS na <HEAD> a formatação de seus textos está comprometida.
4. Não use <backgrond-image> para fundos coloridos ou personalizados
Alguns provedores de e-mail podem não apresentar a cor definida por você ou possuírem restrições quanto à exibição da cor de fundo nas mensagens (é o caso do Gmail, por exemplo). Neste caso, se você utilizar <backgrond-image>, a visualização de suas mensagens pelos usuários poderá ser prejudicada. Para inserir cor de fundo no template, utilize o atributo bgcolor do HTML e também o background-color de CSS.
5. Inclua <alt> na tag das imagens utilizadas
Por padrão, as imagens de seu e-mail marketing são bloqueadas quando recebidas por um usuário pela primeira vez. Usando a tag <alt>, no lugar das imagens bloqueadas aparecerá um texto descritivo, definido por você, onde o usuário consegue ter uma noção de seus conteúdos e poderá abrir “sem medo” do que você está enviando.
Teste!
Teste sempre suas campanhas antes de realizar o disparo final. Crie contas de e-mail em todos os provedores e veja como sua mensagem está se comportando em cada um deles. Essa é a melhor maneira de garantir que seu template está sendo renderizado corretamente.