O e-commerce vem sendo visto pelos pequenos varejistas como uma boa alternativa para expandir os seus negócios. Isso é justificado pois atualmente existem excelentes opções, a um custo relativamente baixo, para as PMEs que querem abrir a sua loja online e começar a vender rapidamente.
Mas antes de pensar qual plataforma, gateway de pagamento, antifraude etc., o empresário precisa pensar no novo negócio como um todo. Por isso, alguns cuidados especiais na operação da nova loja online precisam ser pensados e resolvidos antes de qualquer coisa.
Confira abaixo alguns cuidados que as PME devem ter antes de abrir a sua loja online:
1. ICMS. Nova regulamentação do ICMS terá início no dia 1º de janeiro. Será bem mais burocrático vender para fora do estado e, provavelmente, será necessária uma consultoria tributária. Converse com o seu contador.
Uma das soluções para as PMEs seria recolher o imposto antes do envio. O que gera de imediato 2 problemas: o primeiro seria a burocracia, o que faria aumentar o prazo de entrega. O segundo seria no fluxo de caixa das PMEs, pois irão pagar o imposto antes de terem o valor disponível em suas contas correntes.
2. Gestão de estoque: no mundo físico, quando não se tem estoque de um determinado produto, “apenas” se perde esta venda. No mundo online, porém, se vender algo que não conseguirá entregar é muito ruim, porque além de poder perder a venda, poderá causar danos à imagem do seu negócio.
Para evitar esse tipo de problema, será necessário que a PME estabeleça regras para a gestão de estoque, principalmente se a loja física e a loja online venderem o mesmo estoque. Uma solução para esse ponto seria trabalhar com estoques separados, ou seja, a loja física teria um estoque e a loja online teria outro.
3. Trocas e Devoluções. A PME precisará criar uma política clara de trocas. Deverá desenvolver como esse pedido de troca será tratado internamente. Determinar os passos a serem seguidos, tanto na manipulação do produto como na parte fiscal (cancelamento de nota, nova nota etc) e não esqueça de calcular o custo das trocas e embutir no custo final do produto.
4. Política de preço e parcelamento. O pequeno varejista precisa ter em mente que consumidor online, infelizmente, ainda é muito sensível a preço e condições de pagamento. Por isso, será necessário fazer contas e repensar a sua política de preço e parcelamento, e sempre ficar atento ao que a concorrência está fazendo.
5. Equipe – Treine a sua equipe para o atendimento online seja via chat, telefone e email. Os clientes online são MUITO exigentes em relação ao atendimento/tempo de resposta às suas dúvidas e reclamações. Por isso, o varejista precisará de uma pessoa responsável pelo e-commerce.
Há muitas diferenças entre o varejo tradicional e online e, esses pontos que citei acima, são apenas alguns que as PMEs precisam ficar de olho na hora de abrir a sua loja online.
Mas, com certeza, as PMEs varejistas podem se beneficiar da venda online. Pequenos varejistas precisam tomar os cuidados necessários, estudar o mercado e procurar diferenciais, desta forma, terá ótimas chances de sucesso na abertura da sua nova loja online.
Por Pedro Koiffman