As redes sociais são excelentes canais de vendas para atingir o consumidor. Ao contrário do que muitos pensam, uma publicação dificilmente realizará muitas vendas logo de cara. De fato, uma composição de imagem da marca, criação de narrativa e construção de relacionamento com o cliente, são as chaves para finalizar vendas.
Então, continue nesse conteúdo e confira os melhores tipos de conteúdos para criar e vender nas redes sociais.
Quais conteúdos criar para as redes sociais
Aqui todos os conteúdos podem ser de imagem ou vídeo.
O mais importante é testar e diversificar os conteúdos. Depois, verifique qual engaja mais e intensifique a criação deles.
Informativo ou dica
Esse é um dos tipos de conteúdo que mais engajam nas redes sociais.
O formato é simples: usar a publicação para dar uma dica ou informar algum ponto relacionado ao seu produto. É importante ir direto ao ponto e usar informações relevantes. Antes de mais nada, verifique suas fontes de informações e passe credibilidade.
Procure criar a necessidade do produto na vida de seu seguidor.
Uma ótima maneira de ter ideias para esses conteúdos é utilizar as dúvidas do seu público (e também do público do concorrente). A missão das dicas e dos informativos será reduzir ao máximo qualquer questionamento que o cliente venha a ter em relação a seu nicho/utilização do produto.
Tente ao máximo não realizar implicações comerciais neste conteúdo. Aqui o objetivo não é vender e sim, contribuir com o relacionamento.
O formato carrossel é bastante relevante para as dicas.
Comercial
Sem dúvida, os conteúdos comerciais são os favoritos dos lojistas.
E eles são extremamente importantes! Afinal, o cliente precisa entender o contexto, sentir a necessidade do produto e por último, saber onde comprar com os melhores benefícios.
Utilize as fotos reais do produto, ou vídeos, invista na descrição e procure disponibilizar todas as informações de compra: preço, parcelamento, como comprar etc. Uma dica para as fotos ou vídeos, é sempre fazer registros com o produto em uso.
Conteúdos comerciais não são ruins ou apelativos! Basta usar no momento certo.
Interativo
O objetivo dos conteúdos interativos é gerar engajamento.
Faça perguntas, utilize memes, provoque os comentários e gere compartilhamentos. Para ter ideias, acompanhe páginas de comédia, conteúdos do TikTok, influenciadores e também seus próprios concorrentes.
Os usuários tendem a engajar mais com novidades. Então, fique de olho em todas as tendências da internet e também da televisão. Afinal, os conteúdos da TV estão cada vez mais presentes nas redes sociais.
Neste ponto, muito cuidado com a reprodução de conteúdo de terceiros.
Institucional
Outro conteúdo importante para ter em suas redes sociais.
Embora seja um conteúdo menos chamativo, as publicações institucionais são essenciais para passar confiança, credibilidade e ficar disponível para consulta em outros momentos.
Passe informações sobre a loja/marca, endereço virtual da loja, formas de contato, benefícios de compras, formas de pagamento e todas as vantagens que o cliente terá ao comprar em sua loja virtual.
Esse é o momento de valorizar seu negócio!
Shopping
Neste tópico estamos nos referindo ao Instagram Shopping.
Entra também no formato de conteúdos comerciais, mas, sem dúvida, vão muito mais além. Além de apresentar o produto, o Instagram Shopping faz o link direto para a compra. Ou seja, são um dos conteúdos com maior poder de conversão.
É possível marcar até cinco produtos e inserir o link para a compra. Neste ponto, é essencial ter uma loja virtual ativa para concluir as vendas.
Procure compor fotos com mais de um produto — é importante que todos estejam relacionados ou combinem entre si, para aproveitar ao máximo o recurso do Instagram. Para potencializar a performance, invista em anúncios com essa ferramenta.
Utilize o poder das redes sociais e diversifique seu conteúdo para otimizar as vendas!