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7 estratégias para usar as redes sociais para impulsionar o seu e-commerce

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Por: Adriana Taissun

Sócia e Diretora de Contas na Agência Coruja

Sócia e Diretora de Contas na Agência Coruja, além de professora de Marketing Digital. Com quase 2 décadas de experiência, atua com foco em planejamento e gestão estratégica de projetos e equipes. Foi a responsável por estruturar a área de Social Media e Marketing Digital de grandes agências e de conceituadas marcas brasileiras e internacionais, dentro do setor de Marketing.

A importância de uma presença estratégica nas redes sociais para um e-commerce está mais do que comprovada.

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Imagem: Envato.

Quando utilizadas corretamente, plataformas como Instagram, TikTok, YouTube e Pinterest podem atrair e fidelizar clientes para lojas virtuais dos mais diversos segmentos. Afinal, 70% dos usuários que seguem uma marca nas redes sociais possuem a intenção de comprar delas, de acordo com pesquisa da Hootsuite.

Para te ajudar nessa complexa jornada, reuni minha experiência de quase duas décadas como profissional nestas sete dicas.

1. Entenda o papel das redes sociais no e-commerce

Assim como qualquer outra estratégia de marketing, as mídias sociais não têm o poder de criar demanda. Pessoas que não possuem filhos, por exemplo, não se tornarão compradores de fraldas porque foram impactadas por um anúncio.

Porém, as redes sociais contribuem para aumentar a probabilidade de que a pessoa, ao mudar o seu estado de compra e ter uma necessidade ou desejo, considere o seu produto.

De acordo com a E-commerce Trends, 73% dos consumidores já deixaram de comprar porque não encontraram o site ou a rede social da empresa.

Por isso, é essencial alinhar expectativas: redes sociais sozinhas não fazem milagres. Se seu e-commerce não oferece uma boa experiência de compra, produtos de qualidade e preços competitivos, nenhum conteúdo ou anúncio será capaz de compensar essas falhas.

2. Faça o básico bem feito

Um e-commerce precisa ter boas fotos para demonstrar os produtos, especialmente quando os itens possuem muitos detalhes.

A grande maioria das redes sociais é imagética e, agora, com cada vez mais foco em vídeos. Isso significa que é mandatório que o perfil da loja, independentemente do canal escolhido, seja bonito de se ver para gerar credibilidade e despertar o desejo.

As fotos devem captar os detalhes importantes dos produtos e suas aplicações, preferencialmente, em diferentes ângulos. Para os vídeos, aposte em cenas bem iluminadas e áudios de qualidade.

E-commerces de moda e beleza ainda devem investir em fotos que mostram pessoas usando os produtos. Dessa forma, o consumidor conseguirá visualizar melhor a peça.

3. Esteja onde o seu público está

Com tantas redes sociais, a escolha da mais adequada pode se tornar bastante desafiadora. Se os seus recursos são limitados, escolha um ou poucos canais para focar, em vez de tentar abraçar o mundo.

Nesse sentido, priorize as redes que já são usadas pelos seus clientes para estabelecer presença, em vez de seguir modismos. Concentre os seus esforços para maximizar os resultados.

4. Invista no pago para potencializar o orgânico

Com a maturidade, o alcance orgânico das redes sociais tende a cair. Isso é normal e sempre irá acontecer. Por isso, é fundamental investir em anúncios.

Além disso, o pago te ajuda a romper a sua bolha e impactar mais pessoas, que também estão dentro do perfil de público da loja, mas ainda não seguem o perfil.

55% dos usuários esperam ver informações dos produtos nos anúncios, e 45% esperam ver ofertas, de acordo com a Global Web Index.

No Instagram e no Facebook, teste as campanhas de vendas Advantage+. Instale o Pixel/API da Meta no seu e-commerce e configure o catálogo para usar no criativo dos anúncios. Normalmente, esse é um tipo de campanha que costuma ter bons resultados.

5. Use o social shopping a seu favor

O social shopping integra a experiência de compra nas redes sociais e no e-commerce, permitindo que os clientes pesquisem e comprem produtos diretamente na mídia social. O Instagram Shopping e o TikTok Shopping são grandes exemplos disso.

Como os usuários conseguem compartilhar e recomendar produtos, a experiência de compra se torna mais valiosa e conectada.

Além de ativar esse recurso nas próprias redes sociais, considere trazer essas características também para o seu e-commerce, permitindo a publicação de avaliações com fotos e vídeos, o salvamento de produtos, a criação de listas públicas de desejos, entre outros recursos.

6. Valorize o poder da prova social

Seguindo a mesma linha do social shopping, valorize e destaque os depoimentos de clientes, não apenas na loja virtual, mas também no feed das redes sociais.

Interaja com clientes, mesmo os que não estiverem satisfeitos. Para as reclamações, inclusive, dê uma atenção especial, não delete comentários (as pessoas percebem) e resolva o problema.

Republique conteúdos criados pelos seus clientes e trabalhe em parceria com influenciadores que, de fato, consumam os produtos vendidos pela loja.

A confiança é poderosa para alavancar as suas vendas!

7. Seja consistente, teste e otimize constantemente

Consistência é o grande segredo para uma atuação nas redes sociais que gere resultados. Por isso, mantenha a frequência das publicações e das interações.

No marketing digital, como um todo, não existe uma única receita para o sucesso. Por isso, é essencial que você teste conteúdos, formatos, abordagens e estratégias. Avalie constantemente os resultados para entender o que dá mais certo para você e para o seu público e adapte-se constantemente.

    Seguindo essas dicas, você conseguirá estabelecer uma presença digital de sucesso e transformar seguidores em clientes fieis!

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