Se você está pensando em montar um negócio online é preciso entender que, além de contar com todas as ferramentas adequadas vai ter que investir também em treinamento e informação. A ferramenta correta não adianta sem o conhecimento necessário para que ela seja utilizada. Por isso, separamos aqui sete segredos para aumentar as vendas na web.
1 – Permaneça motivado. O primeiro passo a ser dado por um empreendedor digital é realmente desejar vender online, em vez de apenas utilizar uma plataforma da web como “estepe” para as vendas físicas. Com motivação, podemos definir estratégias de venda, definir a persona, e ainda entender o comportamento de navegação, busca e compra do seu possível cliente, para então encontrar serviços online que possibilitem rodar estratégia e gerenciar o negocio.
2 – Respeite (e ame) seus leads. O empreendedor ensina que quanto mais leads, mais oportunidades de venda são geradas, o que resulta no crescimento. Um Lead é um futuro comprador, alguém do seu nicho de negócio, uma pessoa que tem o problema ou a dor que seu produto ou serviço pode resolver, ou seja, aquele a quem você pode ofertar algo. É importante crescer sempre esta base, que precisa ser valorizada.
3 – Invista algum dinheiro. Embora o mercado digital tenha custos baixos, engana-se quem acha que é possível ter custo inicial zero. O mercado digital exige um investimento mínimo em uma conexão com internet, criação de estratégias de vendas online e serviços como e-mail marketing, construtor de site e divulgação do produto. Caso o empreendedor seja autodidata, pode não precisar gastar dinheiro com cursos. Mas você pode levar menos tempo investindo em conhecimento que ensine a criar estratégias de vendas online. Entre R$100 e R$400 é o que estimamos como mínimo necessário para que um empreendedor online possa investir mensalmente.
4 – Migre do off-line para o online. Embora muitos pensem que o melhor a fazer seja iniciar um negócio do zero na internet, é possível migrar a oferta de produtos ou serviços já existentes para o ambiente da web, como mostram cases. Temos diversos clientes da área de consultoria, treinamentos e até produtos físicos, que usam a estratégia de marketing de relacionamento online para escalar e potencializar os seus negócios.
5 – Crie relacionamento. Todo fã conquistado na rede social já é um lead com quem se deve criar um vínculo. Mas para ter um relacionamento efetivo com ele, o ideal é obter o e-mail deste lead para uma comunicação mais próxima e direta. Por serem futuros compradores segmentados, o que levará o lead a se tornar cliente será o sentimento de proximidade com a marca.
6 – Dê informação. A melhor forma de conquistar o lead é ofertando conteúdo a ele. Em troca do e-mail, o lead pode receber um e-book, planilha, vídeo, mini treinamento, infográfico, entre outros. Ele também lembra que o conteúdo oferecido gera autoridade e melhora a visão do lead sobre o produto ou serviço. Você pode enviar por e-mail dicas, novidades, notícias, táticas e conteúdos de valor em forma de vídeos, artigos, e-books, podendo também contar sua história em forma de storytelling.
7 – Mude! Como o ambiente online está em constante mudança, e considerando as inúmeras possibilidades de entrega de conteúdo e oferta de serviços, Carmona lembra que é possível mudar as estratégias a qualquer momento. Se você percebe que não está tendo o resultado desejado, pode mudar a forma como se relaciona com o público.