O comércio eletrônico é um setor em constante mudança, surgindo a cada ano novas tendências, tecnologias e um ambiente competitivo em rápida evolução. Com o crescimento acelerado do e-commerce nos últimos dois anos e o comportamento de compra cada vez mais voltado para o online, 2022 também promete ser um ano favorável para quem tem um negócio digital. E, claro, vai se destacarquem estiver preparado para as principais novidades do mercado.
Neste artigo, vou destacar as principais tendências que estão previstas e moldarão o e-commerce em 2022, para que você considere nas suas estratégias de vendas e saia na frente da concorrência.
Pagamentos online
E-commerces que oferecem várias opções de pagamento têm uma maior probabilidade de aumentar sua taxa de conversão e melhorar a satisfação do cliente. Em 2021, uma pesquisa da SaleCycle mostrou que a taxa de abandono de carrinho no varejo global atingiu mais de 75%. Na ocasião, a ausência de opções de pagamento foi um dos principais motivos de desistência da compra.
Com um número crescente de métodos de pagamento, a tendência é que cada vez mais as lojas online disponibilizem em seu checkout diferentes opções para que seus clientes possam escolher, mesmo que o cartão de crédito ainda seja a preferência entre grande parte dos consumidores online.
Consumidores ocasionais
Como sabemos, o comércio eletrônico apresentou um crescimento considerável nos últimos anos — muito impulsionado pela pandemia —, e mesmo com a reabertura das lojas físicas continua a aumentar. Entre 2020 e 2021, 40% das compras foram feitas no ambiente digital. Além disso, 78% dos consumidores brasileiros afirmam que não pretendem diminuir o hábito de comprar online mesmo após a flexibilização da pandemia, segundo dados da MOB INC e OnYou.
No entanto, esse crescimento resultou agora em um novo desafio para 2022: os consumidores ocasionais. Um consumidor ocasional é aquele cliente que faz uma única compra, mas não retorna à mesma loja para comprar novamente. À medida que muitas lojas físicas optaram por vender online para sobreviver à crise, a competição e o consumo ocasional também aumentaram. Para atrair clientes mais fiéis, os e-commerces precisam agora ser mais estratégicos nas suas ações de relacionamento, já que será mais difícil reter esse tipo de consumidor.
Experiência de compra personalizada
Personalizar a experiência de compra online é a chave para manter o cliente satisfeito e aumentar as vendas, tornando-se uma estratégia cada vez mais popular no comércio eletrônico. Você sabia que 80% dos consumidores são mais propensos a comprar em sites que oferecem uma experiência de compra personalizada, como ofertas e recomendações de produtos a partir dos seus interesses?
Já vemos isso muito bem aplicado em grandes varejistas e a tendência é que em 2022 médios e pequenos lojistas também utilizem essa estratégia para impulsionar as suas vendas. A personalização, principalmente por dados, estará ainda mais em alta. Portanto, considere utilizá-la em sua loja online por mais simples que seja a experiência oferecida aos seus clientes.
Recursos visuais diferenciados
Além de fotos, quais outros recursos visuais você utiliza na sua loja para vender os seus produtos? Em vez de simplesmente usar imagens estáticas, invista também em outros formatos para encantar e oferecer uma experiência quase que imersiva aos seus clientes. Vídeos envolventes, fotos em 360º, conteúdo gerado pelo usuário, imagens em 3D, galerias interativas, infográficos… Esses e tantos outros recursos visuais vão estar cada vez mais em alta no e-commerce e você pode aproveitar para colocar a sua loja a um outro nível.
Atendimento multicanal
Contar com diferentes canais de atendimento não só é uma forte tendência do e-commerce, como uma necessidade para melhorar a experiência e a satisfação do cliente. Mas, cuidado! De nada adianta oferecer um suporte multicanal, se você não possui uma equipe preparada e boas ferramentas para atender a demanda com agilidade e, principalmente, qualidade.
Há clientes que preferem ser atendidos pelo chat online na loja; outros, por canais sociais como Instagram, WhatsApp ou até mesmo por telefone. O importante é que você avalie os meios que são mais interessantes para o perfil do seu cliente e quais conseguirá atender com frequência.
Social Commerce
As redes sociais já estão presentes no nosso dia a dia e sabemos o quanto é importante uma marca estar nesses canais para se relacionar com os seus clientes. Com o crescente número de usuários no Instagram, Facebook e WhatsApp, por exemplo, há uma grande tendência que as vendas online também sejam feitas cada vez mais por esses canais. Ou seja, sem a necessidade de ter que acessar o e-commerce para concluir a compra. Links de pagamento ou até mesmo WhatsApp Pay ficarão ainda mais populares para uma experiência de compra mais simples e rápida.
Mercado de infoprodutos
A pandemia estimulou o mercado de infoprodutos. Afinal, muitos consumidores passaram a adquirir cursos online, e-books, videoaulas e outros conteúdos digitais. Em 2020, por exemplo, esse mercado cresceu em 103% com relação ao ano anterior. Além disso, a busca por produtos digitais para consumo aumentaram em mais de 200%, segundo levantamentos feitos pela Connect Soluções Digitais e Sebrae, respectivamente. Portanto, tudo indica que os infoprodutos seguirão em ascensão, sendo uma grande oportunidade de negócio digital para quem quer empreender nesse meio ou continuar crescendo.
Existem inúmeras tendências do e-commerce para ficar de olho em 2022. Como você pode ver, o comércio eletrônico está evoluindo rapidamente para atender às novas preferências dos consumidores e tornar a experiência de compra cada vez melhor.
Conhecer as tendências mais recentes e explorá-las em seu negócio pode ajudar a maximizar seus resultados e sair na frente dos seus concorrentes. Considere cada insight como uma oportunidade para evoluir com o mercado e ter as estratégias mais alinhadas com o que seus consumidores esperam.