A estratégia do marketplace bancário e a tendência da experiência unificada dos superapps
Para além da concessão de empréstimo e venda de seguros, o marketplace bancário funciona como qualquer outro marketplace. É uma vitrine online de produtos de diversos varejistas. No entanto, conta com a parte do “bancário”, por ser gerenciado e estruturado por instituições financeiras, desde financiadoras de crédito até bancos digitais. E tem a vantagem competitiva de estar relacionado a outro serviço, benefício ou condição especial de compra.
Não é novidade que o crescimento da tecnologia têm sido um facilitador de trocas. Ele foi impulsionado, principalmente e infelizmente, pela pandemia da Covid-19. O segmento do comércio eletrônico teve, então, um catalisador em seu processo de expansão. Não somente abriu oportunidades para modelos de negócios serem impulsionados, como também tornou-se quase um requisito obrigatório de sobrevivência para diversos tipos de negócios que tiveram que manter fechadas as portas das suas lojas físicas. As instituições financeiras viram, então, o potencial que plataformas de serviços digitais têm de atrair e reter consumidores.
Já os superapps são os aplicativos que têm como objetivo a união de todos os tipos de serviços concentrados e facilitados em uma plataforma. E esse é o desejo de qualquer usuário do mundo digital.
O WeChat, superapp chinês criado em 2011 pela empresa Tencent, é até hoje um modelo de sucesso e referência para essa tendência. O aplicativo que nasceu com a finalidade da troca de mensagens, como é o WhatsApp para nós brasileiros, tem hoje a contratação de serviços, redes sociais, compra de produtos, realização de pagamentos e até pedidos de táxi em uma única plataforma, que já conta com mais de um bilhão de usuários.
Mirando nesse tipo de estratégia, inspirados pelo modelo chinês, as instituições financeiras, como a Creditas e o Banco Inter, têm investido no segmento de marketplaces por meio de parcerias com varejistas para fornecer as melhores condições para seus clientes garantindo o sucesso do modelo de experiência unificada.
O Banco Inter tem em seu superapp mais de 130 varejistas ofertando seus produtos e serviços. Além do marketplace, o Banco Inter possui vertentes como operações bancárias, crédito, seguros e investimentos. Assim, os clientes podem comprar produtos, reservar hotéis e pedir comida, com a vantagem de poder gerar cashback dessas movimentações.
De acordo com um artigo da Mckinsey&Company de 2020, um relatório da Forrester sobre o consumo na pandemia da Covid-19, 40% dos consumidores estão comprando mais online do que anteriormente. Antes da Covid-19, os marketplaces foram responsáveis por transacionar metade das vendas globais, foram US$ 2 trilhões nos 100 tops websites. Dentre eles, 60% estão nos Estados Unidos.