Olhando para o futuro, a geração mais jovem — em particular a Geração Z — já começou a moldar a nova forma de consumir. Mas, o que isso significa?
A percepção do consumidor em relação a produtos e experiências mudou, redefinindo os hábitos e as prioridades de compra. Já é possível visualizar as transformações nos serviços financeiros atuais. Agora, mais do que nunca, é imprescindível conhecer o novo perfil de consumidor e entender quais novidades adotar ao seu negócio. Afinal, é necessário continuar se destacando e entregando produtos e serviços que despertam o interesse das pessoas.
Conhecendo a geração Z
Descendente da Geração X, a Geração Z abrange as pessoas que nasceram entre a segunda metade dos anos 1990 (1995, 1996) e o início dos anos 2010. Considerados os primeiros nativos digitais, a Geração Z está sempre conectada à internet, seja para aprender, ler notícias, se comunicar ou fazer compras. Esse novo comportamento começou a desenhar mudanças na forma como as marcas se comunicam, se posicionam, vendem produtos e por aí vai.
Atualmente, a Geração Z já representa cerca de 40% dos consumidores globais. E a previsão é de que até 2025, ela já irá compor a maior parte da força de trabalho, tornando-se o mercado mais relevante para produtos e serviços. Por isso, é interessante olhar como os comportamentos e preferências dessa geração irão influenciar — e eventualmente transformar — os comportamentos e preferências da população em geral.
Se você ainda não parou para prestar atenção na evolução da Geração Z, vale lembrar que essa geração está amadurecendo. Ou seja, assumindo lugares de tomada de decisão e gerando influência em todos os setores da sociedade.
A evolução das gerações e dos meios de pagamento
O desenvolvimento contínuo da tecnologia digital e os avanços do e-commerce mostram que a forma com que os consumidores compram produtos e serviços está evoluindo. O cenário do varejo digital oferece novas oportunidades e altera a dinâmica dos meios de pagamento, à medida que os varejistas se esforçam para oferecer uma experiência perfeita.
Um exemplo disso é a oferta do crediário digital no checkout do e-commerce brasileiro, o famoso “buy now, pay later” (compre agora, pague depois). Esta é uma nova forma de pagamento que muitas empresas estão adotando para acompanhar as tendências de consumo e se destacar entre uma nova fatia de mercado — a Geração Z.
A população mais jovem já representa o maior grupo de usuários desse tipo de pagamento na atualidade. Um exemplo disso é que 54% dos Millennials (25 a 40 anos) e 50% da Geração Z utilizam essa forma de pagamento na hora de realizar suas compras. Claro, a tendência pode ser correlacionada com a natividade digital dessas geraçõe. Porém, as gerações mais velhas estão gradualmente adotando este comportamento de compra como influência das mais novas.
Pagamentos digitais
Pagamentos digitais têm se tornado uma escolha cada vez mais comum entre os brasileiros. O estudo Pace Pulse, realizado pela FIS em parceria com a Ipsos, mostra o crescimento de diferentes métodos tecnológicos na hora de comprar. Na ocasião, um grupo de 52% dos entrevistados afirmou ter utilizado pagamentos online; 49% adquiriu sua mercadoria por meio de aplicativos e 40% optou por pagamentos sem contato em 2021. A pesquisa observou ainda uma maior aceitação da população a outros meios de pagamentos como QR Codes e Buy Now Pay Later (BNPL).
Ao observar os modelos tradicionais do setor financeiro, entende-se algumas realidades, como:
- taxas e cobranças abusivas;
- burocracia excessiva;
- pouca integração dos serviços oferecidos com os demais aspectos da vida online;
- ferramentas pouco responsivas.
E, com o tempo e as novas alternativas de pagamento, tudo isso irá afastar os consumidores e conduzi-los em direção a outros players que possam oferecer praticidade e confiabilidade. Ao que parece, o segmento das Fintechs já compreendeu esse movimento e, por isso, tem captado a atenção da Geração Z.
Ter uma visão macro sobre o comportamento do consumidor pode ajudar a posicionar seu negócio diante de fatores que levam a um novo hábito de consumo. Além disso, conhecer a fundo o público é valioso para empresas que enfrentam novas tecnologias de pagamento e as evoluções das preferências do consumidor. Afinal, tudo está em movimento e é preciso manter sempre um olhar dinâmico para as tendências. Essa é a chave para preparar sua organização para o futuro!
E você, já está preparando a sua organização para atender os nativos digitais — a geração Z?