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A hora do e-commerce para operações B2B

Por: Diego Puerta

Fundador e CEO da CRP Mango

CEO da CRP Mango e Diretor de E-Commerce da ABRADi (Associação Brasileira de Agências Digitais)

Nos últimos anos, o e-commerce tem se expandido para além das transações B2C e está literamente revolucionando o mercado B2B. O movimento de digitalização de todos os negócios não tem volta e está acelerado como nunca.

Nessa hora, muitas dúvidas permeiam a cabeça das pessoas que precisam enxergar as empresas daqui a 5 ou 10 anos. O mercado está realmente mudando ou é só uma onda que não atinge a todos? Qual o tamanho da oportunidade e quanto custa fazer essa mudança? E eu termino sempre com a pergunta que realmente vale: quanto custa não fazer? Vamos falar de dados…

O crescimento do e-commerce B2B

Já citei que o mercado de e-commerce B2B está em rápido crescimento. De acordo com a Forrester Research, o mercado de e-commerce B2B nos EUA deve crescer US$ 3 bilhões em 2027, representando boa parte das vendas B2B no país. Globalmente, o crescimento é igualmente impressionante. Em 2022 o mercado global de e-commerce B2B foi avaliado em cerca de US$ 7,9 bilhões, e deverá crescer a uma taxa de 22,8% até 2030, segundo a Grand View Research.

Bem impressionante, não é mesmo?

Este crescimento é impulsionado por várias tendências, incluindo a digitalização dos processos de compra e venda, a demanda por eficiência operacional e a necessidade de melhor experiência do cliente no ambiente B2B. Empresas estão investindo significativamente em tecnologias que facilitem transações online, automação e integração de sistemas, buscando ganhar competitividade e melhorar suas operações.

E, Diego, como ficam os investimentos em soluções online para B2B?

Empresas estão reconhecendo a importância de investir em soluções online para manter a competitividade no mercado B2B. A pandemia da Covid-19 acelerou a digitalização e a adoção de tecnologias de e-commerce, com muitas empresas priorizando investimentos em plataformas online. Segundo a McKinsey & Company, 70% dos compradores B2B agora preferem interagir remotamente ou por meio de canais digitais.

Além disso, a IDC prevê que até 2025, 60% de todas as compras B2B ocorrerão em plataformas digitais. Este aumento na adoção de soluções online reflete a necessidade de empresas B2B de se adaptarem às expectativas dos clientes e às novas realidades do mercado.

Com o crescimento exponencial do comércio B2B online, investir em plataformas digitais é importante para empresas que desejam permanecer competitivas. A facilidade de uso, flexibilidade em se adaptar às regras complexas de negócios e capacidade de integração, combinadas com a crescente demanda por soluções de e-commerce B2B, posicionam a plataforma como uma aliada estratégica para o sucesso empresarial.

Se a sua empresa começar a olhar para essas tendências de forma estratégica, ficará melhor equiparada para enfrentar desafios futuros e aproveitar cada oportunidade de crescimento no mercado B2B.