O cenário do e-commerce é muito amplo e envolve várias etapas para construção de uma loja que gera resultados. Desde seus primeiros passos, como o período de implantação, personalização até gerar conversões para seu site, é necessário atuar de forma integrada.
Benefícios não faltam, quando o assunto é integrar as estratégias e otimizar os resultados ao alinhar todas as frentes de contato com seus prospects, clientes e leads. O ranqueamento orgânico é uma alternativa muito rica, para que as lojas onlines consigam ter visitas, conversões e demais resultados de forma mais barata a longo prazo.
Com investimento menor do que a mídia paga, por exemplo, as estratégias para tráfego orgânico tendem a trazer grandes resultados para seu e-commerce no futuro.
São passos um pouco mais lentos do que investimentos no Google Ads ou Facebook Ads, por exemplo. Porém, isso não tira seu mérito e muito menos a importância de ser alinhado com o branding e estratégias comerciais.
SEO + conteúdo: recursos poderosos
Não podemos falar em resultados orgânicos, sem falar em SEO (Search Engine Optimization) e conteúdo, duas alternativas poderosas para seu negócio. SEO é um grande propulsor de vendas, seja através de suas otimizações on-page ou off-page. As estratégias de SEO buscam otimizar seu site, tanto indicando para o Google o que precisa ser indexado, por exemplo, como colocar seu e-commerce nas melhores posições do buscador.
Além disso, os profissionais dessa área ficam em constante mapeamento de melhorias na sua loja. Neste caso, pode ocorrer por otimizações para melhor carregamento de página; correção no robots.txt; pesquisa de novas keywords e muito mais. Ao trabalhar com um SEO efetivo, sua empresa pode colher resultados até mesmo anos depois de aplicar alguma melhoria.
Integrando estratégias
Para conseguir resultados ainda melhores, integrar SEO e conteúdo irá proporcionar grande crescimento para seu e-commerce a longo prazo. Suas estratégias on-page precisam estar todas alinhadas e de acordo com os objetivos e metas da sua loja. Ao entregar conteúdos ricos para seus usuários, sua marca irá aparecer nas melhores posições dos buscadores.
Integrando conteúdo e SEO, sua empresa irá colher resultados mais assertivos e terá um budget melhor aproveitado, considerando o retorno com tráfego orgânico que sua marca terá.
Vamos a exemplos práticos: sua empresa realiza investimentos em estratégias on-page e não dá tanta atenção aos conteúdos publicados no blog. Por não ter alguém responsável pelas estratégias de blogposts, acaba produzindo todas as semanas conteúdos pouco ricos ou sem volume expressivo de buscas. Nessa situação, sua marca não terá autoridade no assunto e não terá as melhores posições nos motores de busca.
Um outro exemplo: sua loja não tem conteúdos de categorias otimizados, que abordam as principais keywords e também as secundárias dos seus produtos e serviços. Além das descrições de produtos não possuírem informações úteis como cores, variações e demais elementos para conseguir encantar e gerar mais conversões para sua loja.
Como resolver esses problemas? Tendo foco em conteúdos para blog; categorias; otimizações de descrições de produtos; copy ricos para landing pages; atualização de conteúdos baseado nas boas práticas atuais dos buscadores; e, claro, identificando o que seu usuário procura, através de dados e ferramentas com embasamento técnico.
Invista no seu e-commerce
Alinhando as estratégias de ambas soluções, seu e-commerce irá ter resultados muito mais resultados a longo prazo. Além disso, irá garantir as melhores posições nos buscadores por mais tempo do que seus concorrentes.
Não deixe de investir em todas as frentes do seu e-commerce: tenha estratégias integradas que te dão mais usuários, conversões e muito mais.