default
Publicidade: default

A importância dos dados na entrega de última milha

default
Por: Eduardo Canicoba

https://www.linkedin.com/in/eduardocanicoba/

Vice-presidente e gerente geral da Geotab para o Brasil, tem mais de 20 anos de experiência no campo de vendas, marketing e desenvolvimento de negócios em toda a América Latina, América do Norte e Europa. É formado em engenharia industrial, com mestrado em administração de empresas, se destacando como líder comercial em tecnologia e inovação. Atuou em multinacionais de tecnologia de ponta, como Audi, Blackberry, Genius, BenQ e Sony, em áreas que incluem o desenvolvimento de novos mercados, gestão de relações comerciais com clientes, criação de equipes comerciais, estratégias de go-to-market, entre outras.

Nos últimos dois anos, o segmento de e-commerce tem vivido uma franca expansão, potencializada pelas exigências desencadeadas pela pandemia. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), esse mercado deve atingir R$ 185,7 bilhões em faturamento em 2023. Além disso, a associação indica que o número de pedidos via e-commerce em 2022 foi de 368,7 milhões. Sem dúvida, essa movimentação intensa tem impactado significativamente os processos de transporte das companhias, trazendo muitas oportunidades, mas também desafios.

default
Mesmo com riscos e desafios impostos ao setor logístico brasileiro, garantir a alta performance nas entregas de última milha é uma possibilidade viável com o uso de inovações baseadas em dados.

A etapa final dessa jornada logística, chamada de last mile ou última milha, tem se mostrado a mais desafiadora. Por ser a parte do ciclo na qual são disponibilizadas informações sobre a localização da remessa para o cliente, uma série de fatores precisa ser gerenciada, pois pode impactar essa experiência e trazer prejuízos para as companhias. Para que a qualidade seja mantida e os prazos sejam cumpridos, o processo exige planejamento de rotas, organização do volume de entregas, administração do estado dos veículos da frota, conhecimento sobre condições das vias (especialmente no transporte rodoviário), e outros cuidados que oneram os custos e os possíveis riscos.

Impactos socioambientais e investimentos em tecnologia

Além dos desafios operacionais, outras questões ligadas a impactos socioambientais da entrega de última milha preocupam. Uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial estima que a atual e crescente demanda por entregas de comércio eletrônico resultará em um aumento de 36% no número de veículos de entrega nos centros das cidades até 2030. Com isso, sem uma intervenção eficaz, as emissões de gases poluentes das entregas urbanas de last mile e o congestionamento do tráfego podem crescer até 30% nas 100 principais cidades do mundo.

Todos esses aspectos podem ser contornados com investimentos em soluções tecnológicas para o gerenciamento da frota e a otimização de processos. O próprio Fórum Econômico Mundial sugere que uma abordagem conjunta dos setores público e privado, que contemple o uso de veículos elétricos (VE) em áreas centrais das cidades e de soluções de conectividade baseadas em dados na entrega de última milha, seria capaz de reduzir as emissões de CO2 e o congestionamento em 30%, e os custos de entrega em 25% até 2030, em comparação com uma linha base que não inclua ações.

Por isso, é imperativo que as empresas considerem o uso dos dados no processo logístico de e-commerce, integrando soluções como plataformas de telemática em suas operações. No campo dos dados e da visibilidade, essas ferramentas que unem internet das coisas (IoT), advanced analytics, big data e inteligência artificial (IA) são grandes aliadas no monitoramento de cargas e do motorista. Graças a seu uso, é possível ampliar os padrões de segurança, transparência e previsibilidade do frete.

Algoritmos otimizando rotas e câmeras inteligentes monitorando motoristas

Utilizar algoritmos avançados de telemática para otimizar as rotas também ajuda a minimizar atrasos e a melhorar a eficiência das entregas. Os sistemas de rastreamento e monitoramento em tempo real permitem o acompanhamento do status dos pedidos e garantem respostas rápidas ao consumidor em caso de problemas ou atrasos. Além disso, por meio da telemática, é possível corrigir falhas na organização das rotas de entrega, problemas de manutenção e comportamentos inadequados dos motoristas – como o tempo ocioso do veículo estacionado com o motor ligado durante as entregas -, que podem trazer prejuízos financeiros e de reputação para as companhias.

Recursos de câmeras inteligentes combinadas com a telemática e dados de condução dos veículos também podem identificar anormalidades comportamentais dos motoristas durante os trajetos, como distrações, eventuais problemas com o bem-estar do condutor e padrões de direção agressiva.

Manutenção de veículos e VEs

Outro aspecto a ser considerado para a entrega de última milha é a manutenção dos veículos. Falhas de funcionamento podem gerar atrasos indesejados e insatisfação nos clientes. Com sistemas de telemática, é possível colher dados sobre tempo de rodagem dos veículos, tensões de arranque, pressão dos pneus e temperaturas de óleo para desenvolver modelos preditivos capazes de antecipar possíveis problemas, programando manutenções no período apropriado. Esse acompanhamento também permite investigar e reduzir o volume de emissões de CO2.

Somado a isso, o uso de veículos elétricos para a última milha também traz impactos positivos para o meio ambiente, e é uma tendência crescente: somente nos últimos dois anos, de acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a circulação de VEs cresceu 195% no Brasil. A perspectiva é de que essa categoria ganhe espaço nas frotas comerciais por oferecer uma série de benefícios para as operações. O gerenciamento de dados telemáticos aplicado aos VEs pode fornecer informações sobre desempenho, localização, autonomia e status da bateria, além de outras informações úteis e em tempo real do veículo com o apoio do software correto.

Mesmo com riscos e desafios impostos ao setor logístico brasileiro, garantir a alta performance nas entregas de última milha é uma possibilidade viável com o uso de inovações baseadas em dados. Como em qualquer setor da economia, a tecnologia ocupa um lugar cada vez mais proeminente na otimização de processos, resultando em economia de custos e operações mais sustentáveis e seguras. Assim, é fundamental que os operadores considerem o investimento em inovações, como a telemática, para garantir o crescimento orgânico e a satisfação plena dos clientes.

Publicidade: default