Há alguns anos, quando o marketing digital ainda era novidade, surgiram muitas agências especializadas em soluções específicas em várias frentes. Uma empresa precisava contratar diferentes equipes para solucionar suas necessidades, cada uma focada em um recorte: social media, SEO, mídia paga, entre tantos outros.
Esses conhecimentos aprofundados e segmentados continuam sendo importantes, mas o cenário mudou. A variedade e a complexidade das soluções de marketing digital e do mercado, aliada à uma profunda necessidade de implantação de cultura digital nas empresas, sugere a necessidade de aplicações integradas.
Não é possível, por exemplo, desenvolver um plano de SEO sem levar em consideração o que está sendo feito nas redes sociais. Do mesmo modo, o social media deve estar atento ao que acontece na área de mídia para criar e repercutir os posts certos. O preço dessa baixa integração: perde-se competitividade, dinheiro e tempo, já que as ações, se atuando de forma individual, não vão alcançar os resultados desejados. Para alcançá-los e não deixar o dinheiro na mesa, todas as estratégias precisam estar 100% alinhadas.
A presença digital é um ecossistema grande e conexo em si mesmo. Portanto, não faz sentido que times com mentalidades totalmente distintas toquem os setores de uma mesma estrutura. Menos ainda se forem times que nem mesmo se conhecem. É preciso integrar todo o funil.
A solução, para muitas agências, foi oferecer essa integração já no pacote de serviços. As equipes internas trabalham em conjunto para cada cliente e os especialistas atuam em todas as etapas. Contudo, é fundamental que toda agência análise com cuidado o investimento para ampliação de atuação.
Neste contexto, vale ressaltar que vem se consolidando no mercado de agências outros modelos de gestão. Como, por exemplo, a metodologia ágil, sempre focando na facilitação da integração de equipes multidisciplinares. Até porque fazer tudo não adianta se não for para fazer bem. Muito bem, diga-se de passagem.
Acredito em certos riscos quando eles fazem sentido, ou quando o cenário está claramente pedindo por mudanças. E no mercado de marketing digital, quem ainda não se adaptou, dificilmente conseguirá se manter de pé. É claro que não há uma única forma de lidar com a situação. Eu não acho que toda agência deve, necessariamente, ampliar sua atuação e realizar todo tipo de serviço. Isso nem é possível, é um processo custoso e exige tempo para reestruturação.
O que me leva a outro ponto: sincronia entre as agências do mesmo cliente. Certas agências têm a possibilidade de realizar uma integração com outros fornecedores do cliente. Por que não fazer isso?
Há uma resistência no mercado, mas eu vejo como uma vantagem competitiva. A busca por alta qualificação continua aí e, se sua empresa consegue oferecê-la em um serviço, mas não em todos, ainda é possível fechar ótimos negócios.
É só unir diferentes forças para um mesmo objetivo. O cliente quer resultados, acima de tudo. O caminho até eles, quem percorre é você. Se outras agências fazem parte da estrutura, não há qualquer razão para evitá-las.
Entendo o pensamento automático que surge sobre a concorrência, bem como as preocupações com ganhos, relacionamento e outros detalhes. Como em qualquer contexto, é necessário deixar tudo bem claro com o cliente e com os demais envolvidos.
Mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Uma boa comunicação resolve praticamente qualquer problema, e é exatamente a comunicação que permitirá que dois ou mais fornecedores se integrem. Além do mais, a troca de experiência tem tudo para ser vantajosa para ambos os lados. Profissionais dedicados só têm a crescer com vivências como essa.
Todos os fornecedores de um cliente querem o mesmo: que os resultados apareçam. E é só olhar para o marketing digital atualmente para entender que eles só vão aparecer com integração. Não há alternativa.