Com a vantagem da diversificação e da praticidade, os seguros massificados têm ganhado cada vez mais espaço como alternativa para aqueles consumidores que prezam por conforto e segurança. Diante desse cenário, o varejo tem muito a ganhar, em especial o e-commerce que detém o poder de compra em apenas um clique.
O que são seguros massificados?
Mas o que são os seguros massificados? Eles são produtos e assistências acessíveis que podem ser distribuídos para o consumidor final através de empresas parceiras dos mais variados segmentos, como varejo, cooperativas, associações, bancos e outros. As principais características desses produtos são a praticidade da sua contratação, o custo acessível e a flexibilidade no pagamento.
Importante ressaltar que, em geral, o brasileiro não tem a cultura de se preparar para o futuro e, muito menos, de pensar em adquirir benefícios que disponibilizem algum tipo de cobertura em caso de fatalidade, fato que reflete na venda de seguros. Uma pesquisa da FGV mostra que apenas um em cada dez brasileiros possui algum tipo de seguro. Mesmo assim, esse é um mercado que representa 4% do PIB do país, se equiparando a países como China e Índia. Desse modo, aproximadamente 60% dos entrevistados revelaram não possuir nenhum seguro, mas disseram que se sentem inquietos com essa situação.
Acesso para as classes C e D
Por isso, os seguros massificados chegam como uma excelente alternativa, principalmente para as classes C e D, devido ao baixo investimento e à facilidade de contratação, sendo uma ótima alternativa para quem quer estar amparado por alguma cobertura, mas não pode pagar um seguro convencional.
Nesse sentido, essa parcela da população brasileira ajuda a alavancar as vendas do varejo no Brasil e, em decorrência da pandemia, soma um novo hábito de consumo: o de fazer compras online. A junção dos fatores torna possível enxergar que o mercado está se tornando favorável para a venda de seguros online.
Porém, para ser bem sucedido nesse novo nicho de mercado, é necessário ter uma plataforma de marketplace intuitiva com diversidade de produtos e serviços, preços competitivos, apelos que tragam aderência às necessidades de diversos perfis de clientes, boas condições e formas de pagamento. Ou seja, mesmo com toda a evolução tecnológica, é primordial chegar até esse consumidor, suprindo as suas reais necessidades, tornando tangível a sua experiência e tomada de decisão de compra nesse canal.
Negócio, fidelização e receita adicional
Logo, é possível dizer que os seguros massificados se revelam como uma grande oportunidade de negócio, fidelização e receita adicional. Plataformas online de distribuição desse tipo de produtos podem ser instaladas no sistema de e-commerce de varejistas que têm a oportunidade de atrelar as vendas aos seguros ganhando comissões dos produtos vendidos.
Quando os dois sistemas já estão integrados, é disponibilizado ao consumidor, no momento da compra, um tipo de seguro relacionado ao item que deseja. Dessa forma, o valor do seguro é atrelado ao valor final, facilitando o pagamento do cliente e ainda agregando valor à venda.
Em um único sistema, o consumidor tem acesso a produtos e serviços que ele não encontraria facilmente em um só ambiente e nem nas “prateleiras” das seguradoras, facilitando a decisão de adquirir o que está sendo oferecido.
A plataforma escolhida pode ainda oferecer todo o suporte de atendimento ao consumidor em caso do acionamento do seguro. Em relação a uma boa experiência de utilização do cliente, certamente haverá valor percebido ao serviço utilizado e fidelização, estabelecendo um relacionamento duradouro com a empresa. O mercado de seguros massificados ainda pode ser muito explorado.