A análise de fornecedores vem sendo uma necessidade cada dia maior para o setor de comércio eletrônico. Isso porque, com o crescimento do mercado, cresce também a chance de fraudes.
O processo de análise de fornecedores deve ser feito de forma minuciosa e com apoio de tecnologias. A análise da Teia Societária significa mais segurança ainda para o e-commerce.
Vou te contar melhor sobre esse tema, continue a leitura.
O que é a Teia Societária
A Teia Societária, é uma visão gráfica de todos os sócios e empresas coligadas de um CNPJ.
Por exemplo, quando você for realizar a análise do seu fornecedor é importante conhecer todos os sócios envolvidos naquele CNPJ. Além disso, conhecer se existe outras empresas coligadas e todas as “teias” de ligação daquele fornecedor.
Essa análise recebe esse nome, justamente por formar uma teia, com todas as ligações daquela empresa. Por exemplo, um CNPJ pode ter um sócio, que é sócio em outras duas empresas também. Essas duas empresas, possuem outros sócios. Tudo isso ficará em uma visão de teia para você.
A importância para o e-commerce
Para o e-commerce, essa análise se torna essencial para garantir segurança nas compras de insumos, de produtos, de embalagens, etc.
Garantir essa segurança, significa segurança para os clientes que compram em sua loja virtual também.
Além disso, representa redução nos riscos de fraudes, ou seja, você fechar parceria e contrato, com alguma empresa que já esteve envolvida em processos ilícitos ou que já foram acionadas judicialmente de alguma forma.
Impede que sua empresa compre com algum fornecedor que não irá entregar o pedido ou que já esteve envolvido em corrupção.
Como funciona a Teia Societária
A análise de Teia Societária é feita através de um dado da empresa. Pode ser o CNPJ ou Razão Social, por exemplo. Com esse dado em mãos, você consegue realizar buscas de informações sobre a empresa.
Além disso, com ajuda de plataformas de validação cadastral você consegue fazer essa consulta de forma automática.
Com a ajuda da tecnologia, você usa o dado que você possui, define quais critérios quer analisar e recebe de forma visual, todas as empresas e sócios coligados naquela empresa.
Caso algum deles tenha algum impedimento, dentro dos critérios que você definiu, você será informado.
Também é possível fazer isso de forma manual, porém não garante tanta segurança e dependeria de muito tempo.
Essa análise da Teia Societária reduz riscos para o setor de e-commerce e garante um processo mais seguro e confiável, tanto para a empresa quanto para o cliente. Além disso, garante que o negócio esteja em conformidade com muitas práticas de compliance do mercado. Faça essa análise no seu e-commerce e esteja mais seguro nas duas decisões de fornecedores. Afinal, o barato pode sair caro.