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Apesar dos heatmaps, gerentes de e-commerce fazem igual há 10 anos atrás

Por: Flávio Rodrigues Maciel

Especialista em e-commerce e marketing de conversão. Empreendedor de internet desde 2001, formado em TI e Marketing. Fundador da Sherlock Commerce - Marketing de Conversão para E-commerce.

Nos primeiros e-commerces que ajudei a lançar, lá em 2004, o ponto crítico para o sucesso do projeto era se os pagamentos funcionariam.

Uma loja virtual com diversos meios de pagamento online era algo realmente belo naqueles tempos. A venda automática, 100% online, “sem custos”, era o sonho dos empresários que ali se aventuravam.

Em 2004, o e-commerce brasileiro era uma fração do de hoje – R$1.8 bi contra os R$39 bi previstos para 2014.  As pessoas ainda se habituavam a comprar e pagar pela internet.

Em reuniões com o cliente, discutíamos como melhorar experiência de uso e resultados da loja virtual baseadas em nossas opiniões e preferências pessoais.  Ou seja: muitos chutes e decisões empíricas.

A internet engatinhava e o gerente de e-commerce e marketing digital daquele tempo tinha apenas um web analytics básico para apoiar as decisões.

Dez anos passaram e o mercado 20X maior trouxe uma variedade absurda de ferramentas para os gerentes de e-commerce assumirem um controle mais consciente das melhorias necessárias para vender mais.

Ainda assim, pequenos e médios e-businesses ainda atuam daquele mesmo jeito de 10 anos atrás: um google analytics básico e muita adivinhação.

A ferramenta MAIS ÚTIL para reduzir a adivinhação e melhorar as conversões é provavelmente o heatmap, desconhecida de muitos gestores como você, que normalmente não tem tempo para entender de tudo.

Heatmap é uma ferramenta simples que mostra exatamente onde os usuários clicam no seu site: um mapa de calor (heatmap) que sintetiza as áreas mais clicadas do seu site, não importando se são textos sem links, imagens ou mesmo áreas vazias.

Por que Heatmap é útil?

Porque é a maneira mais simples de entender o que seus clientes fazem em cada página da sua loja virtual e obter insights que vão ajudá-lo a melhorar a conversão de suas páginas.

Ainda por cima, é RIDICULAMENTE SIMPLES DE IMPLANTAR – só colar um script no código do site – e OS RESULTADOS SÃO IMEDIATOS.

Exemplos de uso do Heatmap

Quando apresentei o Heatmap ao Weverson, da loja virtual Taquilla Calçados, ele logo instalou e descobriu um problema no carrinho que atrapalhava as vendas. Havia uma estranha quantidade de cliques no botão de remover produto do carrinho. Descobriu então que era consequência de um problema de cálculo no carrinho que estava lhe custando vendas.

Na TT Operadora Lufthansa City Center, um misto de ecommerce B2B e B2C, descobrimos que em determinados pacote de feira internacional, muita gente clicava no link de passagens aéreas do menu. Incluir e esclarecer os valores de aéreo no produto ajudou a manter o cliente na página e aumentar as conversões.

Na página inicial da Action182 Shop o heatmap tornou evidentes os banners e categorias mais clicados, permitindo limpar a página e priorizar os destaques que realmente ajudam os clientes a encontrarem o que buscam.

Chega de adivinhar

Com Heatmap você elimina os chutes e otimiza seu e-commerce baseado em informações objetivas.

É incrível verificar como muitos clicam de forma reflexa em qualquer coisa que desperte a atenção enquanto examinam uma página e, principalmente, como isso nos ajuda a criar páginas mais amigáveis e vendedoras.

Se você não quer perder tempo, recomendo a ferramenta CrazyEgg, a mais conhecida e que mais lhe economizará tempo e dinheiro – simples e fácil de usar por 9 dólares/mês.

Há também INÚMERAS alternativas: MouseStats, Inspectlet, Lucky Orange, SessionCam, ClickTale… A maioria possui muitos recursos além do heatmap, como gravação de sessão, análise de funil, de formulários e de movimento do mouse, que podem torná-las menos amigáveis de início.

E agora?

Sugiro que você instale já o heatmap nas áreas mais críticas da sua loja, como carrinho de compras e checkout. Os resultados serão reveladores.

Compartilhe comigo suas dúvidas e experiências. Comente logo abaixo.