Com a chegada do coronavírus e por consequência a quarentena forçada, muitas empresas viram-se obrigadas a transformar seus modelos de negócio para o digital. As pessoas estão com mais tempo livre e sem a possibilidade de sair de casa, a solução é comprar pela internet.
De acordo com o índice MCC-ENET apresentado em junho de 2020, as vendas online já cresceram mais de 137,35% em relação ao ano anterior. Até maio desse ano, o faturamento total das lojas virtuais registrou um aumento de 66,62% quando comparado com 2019.
Fica evidente que esse é o momento ideal para todos os lojistas virtuais, mas nem todos conseguem aproveitar ao máximo essa alavanca de vendas. E isso acontece por um motivo muito simples, problemas na gestão do e-commerce. Eles vão desde a organização do estoque até o controle financeiro correto, mas o fato é que ainda existem muitos empreendedores digitais que não estão preparados para o aumento da demanda.
Uma das soluções para essas falhas na operação é o sistema de gestão integrado com a loja virtual. Por isso, separei uma lista com as 5 principais vantagens da implementação de um ERP no seu e-commerce para esse momento de aquecimento do mercado.
1 – Controle das compras e do estoque
Ao escolher um sistema ERP completo e integrá-lo a loja virtual, é possível que em poucos cliques ter uma visão completa da sua operação. Dessa forma, fica muito mais simples controlar a entrada e saída das mercadorias, os níveis do estoque, e onde está cada item.
Em muitos casos essas informações são atualizadas em tempo real. Portanto, a identificação de itens parados ou os mais vendidos é rápida e a tomada de decisão muito mais efetiva.
2 – Gestão financeira simplificada
Assim como acontece com as vendas e com o estoque, o ERP também facilita o controle da saúde financeira do seu e-commerce. Um erro muito comum entre os empreendedores digitais é negligenciar essa parte, por entender que apenas o acompanhamento das vendas é o suficiente.
O sistema de gestão permite que o lojista acompanhe toda a contabilidade necessária do negócio. De contas a receber a centro de custos, um bom ERP traz as informações essenciais para a tomada de decisão mais segura e confiável.
3 – Relacionamento mais próximo com o cliente
Como comentado, o ERP facilita o encontro de dados e informações, permitindo que o empreendedor escolha estratégias mais inteligentes para o seu negócio. E isso também vale para a construção do relacionamento com o cliente.
Um bom sistema de gestão — que foi integrado corretamente com o e-commerce — irá armazenar informações importantes sobre cada comprador e permitir que o lojista realize campanhas de marketing personalizadas. Com o histórico de compras em mãos, o vendedor consegue montar promoções específicas ou ainda gerar vantagens que fidelizem aquele consumidor.
4 – Relatórios em tempo real
Para atingir o máximo desses resultados que foram apresentados até agora, é fundamental que o empreendedor tenha como acompanhar todas as informações do negócio. Por isso, um bom sistema de ERP irá oferecer relatórios personalizados em tempo real.
Eles podem vir em planilhas ou em dashboards, não importa muito o formato, mas sim que o usuário consiga olhar e em poucos segundos ter todos as informações necessárias para a melhor gestão do seu negócio.
5 – Aumento da produtividade
Já foram apresentadas diversas vantagens da integração do ERP com o e-commerce, mas de nada elas valem se no dia-a-dia não houver um aumento na produtividade. O sistema de gestão deve ser um facilitador de processos na loja virtual.
Ele irá permitir que o lojista não apenas tenha dados mais confiáveis, como deve poupar tempo para que decisões estratégicas sejam tomadas.
O ERP na quarentena
Como comentei no começo desse artigo, a quarentena forçada permitiu ao comércio eletrônico alcançar um crescimento exponencial no Brasil. Porém, nem todos os lojistas virtuais estavam prontos para essa mudança. Não é tarde demais para repensar as estratégias e entender o que deve ser melhorado no seu processo.
Existem diversos ERPs no mercado que irão ajudar organizar a gestão do seu e-commerce e permitir que você escale cada vez mais suas vendas.