Estar por dentro do cenário das fraudes no Brasil é um dos primeiros passos para garantir a segurança dos e-commerces. Por isso, ano após ano, fico de olho em tudo que é apresentado para entender o que já enfrentamos e mapear o que possivelmente enfrentaremos em breve. Recentemente, uma empresa especialista no assunto, a ClearSale, apresentou o Mapa da Fraude, que trouxe os dados referentes ao primeiro semestre de 2023.
Neste ano, o país registrou dois milhões de tentativas de fraude. Em valores, o total chega a somar R$ 2,5 bilhões. O estudo analisou 117,1 milhões de pedidos, entre 1° de janeiro e 30 de junho, e aponta que o valor do ticket médio das tentativas de fraudes foi de R$ 1.273, crescimento de 4,1% em relação ao primeiro semestre de 2022. Os números são altos, principalmente quando olhamos para o valor total e o ticket médio das tentativas de fraude que, inclusive, foi mais alto do que em 2022. Lojistas precisam permanecer atentos e vigilantes aos possíveis golpes, cada vez mais sofisticados e frequentes.
Categorias e regiões
Falando nisso, entre as categorias que mais sofreram tentativas no primeiro semestre deste ano estão eletrônicos (5,7%), com ticket médio de R$ 2.545, celular (5,2%), com R$ 2.901, e informática (3,3%), com R$ 2.623. Vale ressaltar que, com exceção de informática, eletrônicos e celulares estão pelo terceiro ano consecutivo na liderança das categorias mais visadas por fraudadores. Isso se deve à elevada procura em mercados paralelos, maior liquidez e facilidade de transporte.
Como já disse anteriormente, o estudo apresenta dados nacionais, o que possibilita uma análise por região. Nesse quesito, vale falar que a região Norte (2,6%) segue apresentando o maior índice percentual de tentativas de fraudes sobre a quantidade de transações, com um ticket médio de R$ 1.381. O Nordeste (2,2%), por sua vez, ocupa o segundo lugar do ranking, com R$ 1.300. Centro-Oeste (1,6%) e Sudeste (1,6%), com um empate, fecham o TOP 3, com R$ 1.438 e R$ 1.157 do ticket médio das tentativas de fraude, respectivamente. Já a região Sul (1%) apresenta o menor índice do ranking dos estados, com R$ 1.153. No entanto, considerando apenas números absolutos, a região Sudeste, com 47,1 milhões de pedidos, contou com o maior número de fraudes do país.
Gênero, faixa etária e marketplace
Gênero e faixa etária são outros pontos que sempre são levados em consideração no levantamento. Quanto ao gênero, o público masculino é quem mais sofre com tentativas de fraudes (2,3%), seguido por outros (1,7%), pessoas com outras definições de gênero ou erros de integração, e, por fim, o público feminino (1,2%). Agora, ao olharmos para faixa etária, embora pessoas entre 36 e 50 anos (1,1%) façam mais pedidos online, o estudo revela que pessoas de até 25 anos foram as que mais sofreram tentativas de fraudes (3,3%), seguidas pelo grupo de 26 a 35 anos (1,5%).
Por último, mas tão importante quanto, o marketplace é outro mercado que mais uma vez apareceu no estudo apresentado pela ClearSale. Nele, o ticket médio das tentativas foi alto, chegando a R$ 1.849. Aqui, ao todo, foram analisados 17,2 milhões de pedidos, dos quais 347,4 mil sofreram com tentativas de fraudes, totalizando uma valoração de R$ 642,3 milhões.