A expansão do comércio digital e o surgimento de novas tecnologias provocaram uma série de mudanças no mercado de trabalho. Entre elas, o outsourcing (terceirização, em português) tornou-se uma maneira eficiente de os e-commerces reduzirem seus gastos e manterem-se competitivos em suas áreas.
Com isso, essa prática passou a ser muito procurada e diversas empresas foram criadas para atender a essa demanda. Neste artigo, vamos mostrar o que é outsourcing e quais seus benefícios para os e-commerces.
O que é outsourcing
O outsourcing consiste na utilização de empresas, produtos ou serviços de terceiros (isto é, que não fazem parte da sua organização) para desenvolver bens ou prestar serviços. Essa prática pode ser aplicada a diversos setores de uma loja virtual, da testagem do software à campanha de marketing.
Para reduzir custos, economizar tempo e não prejudicar o fluxo de trabalho dos funcionários, muitos e-commerces começaram a terceirizar demandas e projetos. O processo também é mais ágil e menos burocrático do que fazer contratações para executar uma tarefa, por exemplo.
Sete benefícios do outsourcing
Alguns benefícios já foram mencionados anteriormente, mas vamos nos aprofundar neles e mostrar mais algumas vantagens que a terceirização é capaz de proporcionar para o seu e-commerce. Confira a seguir:
1. Economizar dinheiro
O primeiro benefício está ligado à redução de custos. Contratar um novo funcionário pode ser um processo caro, uma vez que o profissional exige salário, benefícios e tempo para treinar. Também pode ocorrer de a empresa ter que abrir um novo departamento, ampliar o escritório ou investir em tecnologias para executar a tarefa ou realizar a contratação.
Com a terceirização, isso não é necessário. O e-commerce contrata uma empresa especializada e determina os prazos para a entrega. Dessa maneira, a empresa entregará os resultados que o contratante espera com mais eficiência e sem que ele precise alterar a composição do seu negócio.
2. Economizar tempo
Além de diminuir os custos, o outsourcing otimiza o tempo do proprietário e dos funcionários. Ao passar um projeto de sistema, por exemplo, para uma empresa terceirizada, os funcionários do e-commerce terão mais tempo para se dedicarem às funções para as quais eles foram contratados, aumentando, assim, a produtividade deles.
Já com relação ao proprietário, o tempo que seria destinado para o projeto pode ser reaproveitado em pesquisa e aprofundamento de estratégias a fim de melhorar o desempenho geral da empresa. Logo, a terceirização otimiza a rotina da empresa e, consequentemente, aumenta a produtividade e a satisfação dos colaboradores.
3. Contratar com mais facilidade e menos burocracia
A terceirização pode ser aplicada em tarefas que duram o ano todo, mas não a ponto de contratar funcionário(s) para isso, ou em tarefas sazonais (como Black Friday e Dia das Mães) e de curto prazo. Em ambos os casos, o processo de contratação é mais ágil e flexível.
Isso ocorre pois, ao contratar novo(s) colaborador(es) para a equipe interna da empresa, o departamento de recursos humanos esbarra em algumas burocracias da jurisdição brasileira que atrasam a entrada do profissional, podendo comprometer o andamento de uma demanda. Enquanto isso, a terceirização é mais flexível, com menos regulamentações e mais facilidade de negociação.
4. Iniciar projetos com maior rapidez
Além da demora por conta de questões jurídicas, como destacamos acima, integrar um novo funcionário na empresa é um processo que leva tempo e esforço. A equipe de integração deve passar todos os benefícios, as ferramentas e a rotina de trabalho da empresa.
Entretanto, com o outsourcing, é necessário apenas comunicar as informações relativas ao projeto para o qual a empresa ou um profissional está sendo contratado para fazer. Isso torna o início do projeto mais rápido e a execução mais eficiente.
5. Manter-se competitivo
Apesar de a terceirização receber muitas críticas no mercado, independentemente da área, ela é utilizada por milhares de empresas em todo o mundo. Isso porque a prática acelera a produtividade e gasta menos recursos do que a contratação de novos funcionários.
Desse modo, a demanda será concluída com eficiência e agilidade, possibilitando o fortalecimento da marca e a expansão do e-commerce para outras áreas. Portanto, a terceirização permite que uma loja virtual se mantenha competitiva no mercado.
6. Gerar mais renda
Ao economizar dinheiro com contratações, esse recurso pode ser reinvestido em outros projetos e setores estratégicos. No mundo corporativo, isso se resume à máxima “é necessário gastar dinheiro para ganhar dinheiro”.
Nesse caso, um e-commerce consegue assumir mais projetos sem o custo de contratar novos funcionários, investindo, com frequência, em serviços de maior qualidade. Dessa forma, ele obtém um ROI (Retorno Sobre Investimento) maior e, consequentemente, gera mais receita.
7. Capacitar os funcionários
Em alguns projetos, é necessário alocar membros da própria empresa para trabalhar com o terceirizado. Isso pode ser uma ótima oportunidade para capacitar esse funcionário e, ainda, repassar o conhecimento para o restante do time interno.
Uma vez que o colaborador está em contato direto com um serviço terceirizado, que possui seu próprio modelo de trabalho, ele consegue aprender novos conceitos e técnicas que podem ser replicados no cotidiano. Dessa maneira, o e-commerce consegue aprimorar as habilidades do funcionário sem comprometer o fluxo de trabalho.
O outsourcing é uma prática com diversos benefícios que podem ser decisivos para uma empresa expandir suas ações e concluir seus objetivos. Logo, quando precisar executar um projeto especial ou realizar uma demanda urgente a curto prazo, procure uma empresa ou agência especializada naquela tarefa e terceirize o serviço.
Leia também: Terceirização vale a pena