O varejo online reúne alguns modelos de negócio interessantes para quem deseja empreender. A exemplo estão os e-commerces, sites de assinaturas (ou clubes de assinaturas) e o marketplace, a quem daremos atenção nesse post.
Excelente oportunidade de redução de custos operacionais para o dono da plataforma e maior visibilidade a diversos lojistas, o marketplace tem se mostrado um business promissor. Similar a um shopping center, só que no ambiente digital, ele reúne lojistas de diferentes nichos com ampla oferta de preços em um único lugar, otimizando, é claro, a experiência de compra e venda de seus usuários (compradores e sellers). E isso inclui desde o layout até a gestão de recebimentos e repasse de pagamentos.
Devido ao crescente aumento das vendas do varejo online no Brasil, potencializado pela popularização dos marketplaces e e-commerces, surgiram centenas de novas empresas no setor, gerando, contudo, uma disputa acirrada entre lojas. Quem quer sair na frente precisa garantir ao consumidor uma boa experiência de compra, através de profissionalismo e excelência operacional, tanto no ato da compra quanto no pós-venda.
Se você está convencido de abrir o seu próprio marketplace, ou, até mesmo, já conta com um, mas ainda tem dúvidas em relação a qual solução de pagamento para marketplace utilizar em seu negócio, este post o ajudará na tomada de decisão.
Para se ter uma ideia, de acordo com o índice NPS (Net Promoter Score), o ano de 2015 registrou as melhores taxas de satisfação dos e-consumidores no Brasil, desde que a E-bit/ Buscapé começou a utilizar esta metodologia, em 2010. Os dados só comprovam o amadurecimento do segmento no Brasil.
A confiança do consumidor aumentou e o e-commerce registou o melhor NPS desde 2013, quando a e-bit/ Buscapé começou a aplicar esta metodologia
Reunimos a seguir as principais informações sobre o split de pagamento, uma funcionalidade importante que toda solução de pagamento para marketplace deve oferecer, pensando em otimizar o tempo de compradores, vendedores e do próprio marketplace. Pronto para tirar suas dúvidas? Então pegue sua caneta, anote tudo e depois coloque em prática.
Vantagens de ter e estar em um marketplace
O marketplace vai precisar contar com uma base equilibrada de usuários (sellers e compradores), para atrair pessoas até o seu negócio. É uma matemática simples: quanto mais compradores, mais vendedores e quanto mais vendedores, mais compradores. A indicação é que haja proporcionalidade nesse número. Nada adianta ter muitos vendedores e poucos compradores ou vice e versa.
O vendedor que fará parte dessa base de usuário será o grande responsável por toda a logística do produto, desde a sua disponibilização em estoque, passando pela armazenagem e entrega. Com tanto trabalho para o seller, você deve se perguntar qual a vantagem de estar presente em um marketplace. É simples.
Para sellers
A principal proposta de valor dos marketplaces está no alto nível de audiência. Se o site do vendedor (caso tenha um) recebe mil visitas por mês, tenha em mente que um marketplace receberá milhares de visitas por dia e ainda se responsabilizará por toda a gestão de pagamento (pense na solução de pagamento para marketplace ideal para o seu negócio), incluindo análise de risco contra fraude e a cobertura das taxas cobradas pelas operadoras de cartão.
E não para por aí. Além de dispor do seu tráfego aos sellers, mantém a autoridade do SEO, investe em estratégias de marketing que geram resultados efetivos e apresenta os produtos da loja do vendedor em uma vitrine capaz de converter bem.
Para marketplace
Investir na compra de estoque, se preocupar com sua armazenagem e em toda a logística da entrega de produtos aos compradores costuma onerar tempo, dinheiro e equipe. O fato de ser os sellers a se responsabilizarem por todas essas etapas, enquanto o marketplace investe em mídia, divulgação, segurança transacional e numa solução de pagamento que ofereça funcionalidades satisfatórias para todos, faz com que o custo de operação seja diluído e a monetização da operação garantida.
Para comprador
Pensando no lado do comprador, imagine a possibilidade de ele encontrar tudo o que precisa em um só lugar com diferentes opções de pagamento e um vasto portifólio de produtos e preços? Por isso e muito mais, o marketplace reduz a dispersão dos consumidores para outros sites em busca de preços melhores e outras condições de pagamento.
Split de pagamento: uma feature importante da solução de pagamento para marketplace
Quando adentramos no universo de meios de pagamento, acabam surgindo muitas dúvidas, especialmente, no que se refere a um modelo de business tão cheio de particularidades como o marketplace. A verdade é que a solução de pagamento para marketplace conta, ou pelo menos, deve contar com algumas funcionalidades exclusivas e de suma importância para o escalonamento do negócio.
Entre essas funcionalidades está o famoso split de pagamento ou split payment (como alguns preferem chamar no mercado). Em poucas palavras, o split de pagamento é a solução para quem tem um marketplace e precisa dividir os pagamentos entre seus parceiros de negócio.
Não entendeu? Calma que a gente explica melhor. São tantas as boas ofertas disponíveis em um marketplace que é praticamente impossível para o comprador não acabar com o carrinho cheio, não é mesmo? Pense o seguinte: um comprador entrou em seu marketplace e colocou no carrinho de compra vários produtos, cada um de um vendedor diferente. A pergunta que fica é:
Ele terá que pagar separadamente?
Nada disso! E é aí que entra o split de pagamento, uma funcionalidade da solução de pagamento para marketplace capaz de realizar a divisão de valores (de maneira customizada) no ato da autorização do pagamento entre as partes envolvidas na transação, já deduzindo o percentual determinado inicialmente pelo marketplace. Simples, não?
Split de payment é uma funcionalidade da solução de pagamento para marketplace que permite ao consumidor realizar um único pagamento, diante da compra de produtos de diferentes vendedores. Depois realiza a divisão desse valor, conforme o preço de cada produto e, assim, cada seller recebe o valor referente aos seus artigos.
Nesse sentido, a experiência de compra para o comprador é semelhante ao de um e-commerce convencional, facilitando assim o processo de pagamento. Parece incrível não? E é mesmo! O split de pagamento passa credibilidade para quem está comprando e a quem vendendo. Isso porque o cliente faz apenas um pagamento, mas ainda assim, sabe de quais fornecedores comprou e terá totais condições de exigir a qualidade dos produtos e questionar, se necessário, o tempo da entrega.
Em contrapartida, o lojista saberá precisamente quais produtos está vendendo e quanto recebe por cada um deles, como se estivesse vendendo em um portal próprio.
As vantagens da automatização dos processos
Para quem ainda não entendeu (sim… parece complicado no começo, mas você pega o jeito em breve), a gente explica mais uma vez como é o processo do split de pagamento.
Ele funciona assim: o comprador realiza a compra na loja de um ou mais lojistas presentes no marketplace. Diante da autorização do pagamento pela administradora do cartão de crédito ou banco, o split de pagamento fará a divisão dos valores de acordo com a regra determinada pelo marketplace, no momento da contratação do serviço. O marketplace recolhe seu percentual por venda finalizada e repassa o valor excedente ao lojista. Cabe ao marketplace definir de quem será cobrado o frete pelo envio do produto ao comprador, se do percentual dele ou do lojista.
A indicação é de que o marketplace assuma esse percentual sempre, a fim de atrair, cada vez mais, uma base maior (e já mencionamos aqui a importância dessa base). A divisão de valor é automática e os lançamentos são realizado por meio da solução de pagamento para marketplace, sem intervenção manual, reduzindo assim as possibilidades de erro.
Viu como tudo é feito para evitar ao máximo preocupações e oferecer credibilidade, já que esse processo garante a segurança não só de quem está comprando, mas também de quem está vendendo?
A transparência com pouquíssimos cliques
A lógica é direta e certeira: encurtando a distância entre o pedido e o checkout que deve ser o mais simplificado o possível, aumenta-se a conversão.
Se você optar por uma boa solução de pagamento para marketplace, poderá contar com o split de pagamento, funcionalidade responsável pela devida divisão automática de valores entre sellers e marketplaces, além de permitir o pagamento único por parte do consumidor frente a uma compra que envolve mais de um vendedor. E tudo isso com apenas alguns cliques!
Benefícios do split de pagamentos em tópicos
Confira a seguir, alguns benefícios do split de pagamento:
– Aumento da taxa de conversão: por facilitar o processo de checkout para quem está realizando compras, o sistema de split de pagamento aumenta o número de vendas finalizadas com sucesso. O cliente sente-se mais confortável em comprar com poucos cliques e sem muita burocracia.
– Transparência para todos: geralmente as soluções de pagamento para marketplace que oferecem o split de pagamento contam com um dashboard que inclui informações valiosas. O seller sabe quem está comprando e pode controlar facilmente seus estoques, enquanto o comprador sabe, de forma discriminada, quem são os vendedores.
– Lançamentos automáticos: se os lançamentos de cada venda fossem realizados de maneira manual o processo seria lento e suscetível a falhas. Através do split de pagamento, o processo ganha agilidade e minimiza erros.
– Controle dos pedidos: é também oferecido todo o suporte para a identificação de pagamentos recebidos e de pedidos processados, em andamento ou cancelados.
A facilidade se estende ao marketplace
Ter todas as transações em um dashboard intuitivo torna a tarefa do marketplace infinitamente mais assertiva e dinâmica, já que assim consegue identificar sem erro as boas oportunidades de vendas, os parceiros que mais — e menos — vendem, além de outras informações relevantes para uma rotina menos burocrática. E isso é totalmente possível por meio, claro, do split de pagamento!
As funcionalidades agregadas pelo split de pagamento visam agilizar o trabalho de todos os envolvidos no dia a dia de um e-commerce, desde os compradores, passando pelos sellers que vendem nesse shopping online e finalmente chegando ao marketplace. Não parece ótimo?
Agora comente aqui e nos conte o que achou do split de pagamento! Compartilhe suas impressões conosco!