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Como escrever uma bio para Instagram que destaca sua loja

Por: Alex Vargas

Fundador da Live Media – Marketing. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019, pelo Afiliados Brasil.

Já de antemão, a biografia do Instagram é um campo destinado para a bio de um usuário ou empresa. Na biografia, são inseridas informações essenciais da conta, como por exemplo o nome. Portanto, a biografia do Instagram é um campo destinado para a bio de um usuário ou empresa.

As redes sociais são muito usadas hoje em dia para compartilhar informações pessoais ou profissionais. Com isso são feitos pequenos espaços para criar um resumo pequeno de nós, como a bio do Instagram.

Imagem de uma mulher olhando para um perfil de Instagram no smartphone

A bio do Instagram é um campo destinado para inserir as informações de um usuário ou de uma empresa.

Hoje vou falar sobre esse assunto. Ou seja, vou explicar como criar ou escrever uma biografia para o Instagram que destaca sua loja e fazer seu Instagram crescer em 2021. Quer saber mais sobre a bio no Instagram? Então continue essa leitura para descobrir!

Biografia do Instagram, o que é?

A bio do Instagram é um campo destinado para inserir as informações de um usuário ou de uma empresa. Essas informações são relevantes para descrever um perfil, porém, para os negócios, como o Marketing Digital, por exemplo, pode ser uma boa ferramenta.

Quando eu falo sobre biografia do Instagram, me refiro àquele espaço que concentra todos os seus dados no inicio da página, na parte superior.

A bio do Instagram contém as seguintes informações:

  • Nome do perfil, seja pessoa ou empresa;
  • Nome do usuário, iniciado por um @;
  • Foto de perfil (o logotipo );
  • Quantidade de publicações;
  • Quantidade de seguidores;
  • Biografia (formação, localidade, serviço prestado, etc.).

Como funciona a bio do Instagram

Basicamente, a biografia do Instagram funciona como uma primeira impressão do perfil. Lá estão informações resumidas sobre um usuário ou empresa. Posso dizer que a bio do Instagram funciona como um cartão de visitas.

Em outras palavras, a bio é um pequeno espaço que reúne algumas informações mais importantes sobre você ou sua empresa.

Por exemplo: uma loja virtual precisa ter informações necessárias para que os seus seguidores entendam sua proposta de venda (marca).

A seguir, fiz uma lista com algumas informações que devem constar na sua biografia como marca ou empresa. Acompanhe:

  • Logo da marca;
  • Site (URL de sua loja online);
  • Nome da marca;
  • Área de atuação;
  • descrição pequena do seu negócio;
  • Endereço físico (caso haja);
  • Informações de contato (telefone, e-mail, WhatsApp, etc.);
  • Hashtags relacionadas com seus produtos ou serviços;
  • Perfis de outras redes sociais;
  • Certificados, méritos e prêmios.

Como fazer a bio do Instagram para loja

Agora que você já sabe as informações que a bio do seu perfil deve ter, vou te passar algumas dicas para montar uma bio perfeita para o perfil da sua loja. Curioso? Então vem comigo que te conto logo a seguir.

Dica 1 – exponha seus interesses

Sua biografia precisa, de uma maneira breve, demonstrar qual o propósito da sua conta. Portanto, é importante estruturar um título objetivo, mas que ao mesmo tempo evidencie o seu serviço ou produto.

Dica 2 – suas informações de contato devem ficar destacadas

Falando de empresa, para aumentar a visibilidade do seu negócio é importante destacar os dados de contato da sua loja. Como, por exemplo, e-mail, WhatsApp, telefone e outras redes sociais que a sua empresa tenha.

Dica 3 – insira um link na sua bio

A bio do Instagram é o único lugar da plataforma que permite incluir links. Porém, essa função só fica disponível para usuários que possuem mais de 10 mil seguidores. Portanto, use esse benefício a seu favor.

Para lojas virtuais é possível colocar o link do e-commerce, facilitando assim o acesso do usuário.

Dica 4 – insira CTAs (calls to action) na sua bio

As CTAS são chamadas breves usadas no marketing para instigar os usuário a realizar uma determinada ação. Como, por exemplo:

  • “acesse o site”;
  • “baixe o e-book”;
  • “cadastre-se já”.

Essas chamadas podem aumentar o tráfego da sua loja ou até mesmo aumentar a taxa de conversão.

Dica 5 – use palavras-chave

As palavras-chave são importantes para melhorar o posicionamento de um site. E para a biografia do Instagram não é diferente.

Ao criar bio foque em colocar palavras que sejam relacionadas com o seu negócio e que possam refletir na pesquisa dos seus clientes no Google.

Por exemplo: se você vende roupas, use uma estrutura de palavras que tenha um volume alto de pesquisa.

Personalização para bio

Agora que você já sabe como fazer uma biografia completa para o seu perfil, vou te ensinar a personalizar a bio. Abaixo, fiz uma lista de dicas para você aprender a customizar sua biografia e deixá-la com a forma do seu negócio.

1 – Escolha uma fonte que se identifique

É possível colocar uma fonte diferenciada na bio do Instagram. Para fazer isso você pode usar ferramentas externas como o Ig Fonts ou LingoJam. Neste caso, basta digitar o texto e escolher a fonte que deseja inserir na sua bio.

Dica: escolha fontes que não dificultem a leitura e chamem a atenção.

2 – Aumente o espaço disponível para biografia

O limite de caracteres da bio do Instagram é de 160. Entretanto, você pode aumentar esse espaço e inserir todas as informações que deseja. Para isso, use ferramentas como o PostBuilder ou App4life e aumente a área de conteúdo da sua biografia.

Essas ferramentas estruturam sua biografia de forma vertical e não contam os espaços como caracteres — assim você não vai exceder os 160 caracteres disponibilizados.

3 – Use emojis

Usar emojis é uma boa estratégia para personalizar a biografia do seu Instagram. Afinal, esse recurso visual pode cativar usuários, deixando o seu perfil mais organizado e bonito. Que tal?

4 – Adicione links

A biografia do Instagram permite inserir apenas um link. Porém, se você quer inserir mais de um link, utilize uma ferramenta chamada Link Tree (árvore de links). Basicamente, essa ferramenta agrega links e pode te ajudar a divulgar um conjunto de endereços com mais informações.

Ao acessar o Link Tree, você poderá criar uma página com o destino de links, permitindo com que os usuários acessem todos os endereços que você selecionou. Interessante, não acha?

Conclusão

Atualmente não é mais uma novidade dizer que as redes sociais são aliadas do e-commerce. Tendo isso em mente, será de grande valia para o seu negócio levá-lo para esse tipo de plataforma, onde você terá muitos resultados positivos.

Hoje neste conteúdo você aprendeu sobre bio do Instagram e como escrever uma biografia que destaque sua loja.

Para destacar a biografia da sua loja é importante colocar o logo da sua marca; inserir o site (URL de sua loja online) caso tenha; nome da marca ou empresa; colocar a área de atuação; e também uma descrição pequena do seu negócio.

Não esqueça de inserir o endereço físico (caso houver), suas informações para contato (telefone, e-mail, WhatsApp etc.), hashtags relacionadas com seus produtos ou serviços e perfis de outras redes sociais. Por último, insira também na sua bio seus certificados, méritos e prêmios.

Lembre-se de incrementar o seu perfil fazendo uma descrição personalizada com fontes interessantes e chamativas, usar emojis, aumentar o espaço para sua biografia e adicionar mais de um link.

Espero que tenha gostado desse conteúdo e que as informações te ajudem a criar uma biografia perfeita no Instagram do seu negócio. Se tiver dúvidas, pode deixar nos comentários. Te espero na próxima.