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Black Friday 2023: quatro tendências de pagamento no e-commerce

Por: Dani Zeidan

Atua na Zoop como Business Development & Relationship Manager Leader. Possui atuação nas áreas de Relacionamento, Marketing e Comercial. Sua carreira foi construída em empresas de médio e grande porte nos setores de Telecom, Tecnologia, E-commerce, Meios de Pagamento e Financeiro.

Existem diversas maneiras de potencializar as vendas do seu e-commerce na Black Friday 2023. E uma das que merecem sua atenção é diversificar as formas e os meios de pagamento oferecidos.

Entre os motivos dessa prática está o fato de que a etapa de pagamento é decisiva para os clientes, sendo uma das que mais geram abandono de carrinho.

Os meios de pagamento certos podem ajudar a vender mais na Black Friday 2023.

De acordo com um infográfico do Opinion Box, entre as 13 principais razões que levam os brasileiros a desistir das compras virtuais três estão diretamente relacionadas à etapa de pagamento dos pedidos.

Dos 2.126 entrevistados, 20% afirmaram que desistem da aquisição quando o site ou aplicativo não transmite segurança no pagamento. Outros 17% disseram que abandonam os carrinhos quando o comércio eletrônico não oferece os meios de pagamento que preferem usar. Somados a esses, 10% deixam de comprar quando o fluxo do pagamento é longo ou exige o preenchimento de muitas informações.

Em resumo, de nada adianta saber quando é a Black Friday 2023 e se preparar para essa data importante para o varejo, se não incluir o aprimoramento das soluções de pagamento nesse processo.

Uma pergunta que deve estar na sua mente agora é: “mas quais métodos oferecer para evitar que os clientes desistam de comprar e, pior, migrem para um dos concorrentes?” O mais indicado é seguir as tendências de pagamentos para a Black Friday 2023. E é justamente sobre esse assunto que falaremos agora!

Quais as tendências de pagamento para a Black Friday 2023?

Um estudo realizado pela plataforma Tray, divulgado parcialmente aqui no portal E-commerce Brasil, cruzou informações das Black Friday de 2020 e 2022 a fim de identificar tendências de pagamento para a sexta-feira de desconto de 2023.

Segundo o levantamento, os meios de pagamento mais populares entre os brasileiros, que não podem faltar este ano, são:

– Pix
– carteiras digitais;
– cartão de crédito;
– boleto bancário.

Pix

O uso do Pix, sistema de pagamentos instantâneo, foi o destaque da pesquisa, com aumento de uso de 200% entre 2021 e 2022.

Outro levantamento que reforça a intenção de uso do Pix nas compras da Black Friday 2023 foi realizado pelo portal Gente/Globo, o qual revelou que 38% dos brasileiros pretendem usar esse método de pagamento na sexta-feira de descontos deste ano, contra 33% que usaram em 2022.

Nem precisamos dizer que essa significativa adesão está relacionada à praticidade, rapidez e segurança que esse meio de pagamento oferece aos clientes, concorda?

Dados interessantes sobre o Pix

Há tempos, o Pix deixou de ser apenas uma ferramenta de transferência de valores entre pessoas físicas e se tornou um dos mais importantes e utilizados meios de pagamento no Brasil.

Dados da Febraban, Federação Brasileira de Bancos, indicam que o sistema de pagamentos instantâneo foi a solução mais usada em 2022, totalizando mais de 24 bilhões transações ao longo do ano passado, em uma média de 66 milhões de operações por dia.

Conforme apontado pela entidade, em uma visão de uso geral, o Pix ficou na frente do cartão de crédito, que foi responsável por 18,2 bilhões de transações, e do cartão de débito, que contabilizou 15,6 bilhões de operações financeiras em 2022.

No ranking também estavam:

– boleto bancário: 4,03 bilhões de transações;
– TED: 1,01 bilhão;
– cheques: 202,8 bilhões;
– DOC: 59 milhões.

Por que oferecer o Pix na Black Friday 2023?

Oferecer o Pix na Black Friday 2023 é importante por inúmeros motivos. O primeiro deles é que trabalhar com esse meio de pagamento é uma forma de atender às atuais preferências dos consumidores.

Ao fazer isso, você evita cenários como os que citamos logo na abertura deste artigo, como o cliente desistir da compra por não encontrar o método de pagamento preferido.

Além disso, não podemos deixar de destacar que o Pix impacta positivamente o e-commerce por estas razões:

– gera menos custos operacionais para o negócio, especialmente quando comparado a outros meios de pagamento;
– contribui com a gestão financeira, visto que o valor da compra é liberado em menos tempo na conta da empresa;
– aprimora a gestão de estoque, já que não é preciso “segurar” o produto por vários dias, assim como acontece em vendas via boleto bancário;
– aumenta a sensação de segurança dos clientes, pois evita a digitação de dados bancários, como o número de cartão;
– fomenta compras não programadas, justamente por requerer apenas chaves simples para efetivar o pagamento;
– ajuda a atender diferentes grupos de consumidores, a exemplo dos que não têm ou não querem usar cartão de crédito em compras online.

Todas essas vantagens potencializam as vendas e elevam o faturamento, não apenas na Black Friday, mas em todas as demais datas sazonais.

Carteiras digitais

As carteiras digitais entram na lista de tendências de pagamento para a Black Friday 2023 também por conta da praticidade que propiciam aos usuários.

Fáceis e rápidas de serem usadas, elas aumentam a sensação de segurança por proteger dados bancários dos clientes, condição que tende a induzir o uso nas compras online, além de gerar compras não previstas.

Dados interessantes sobre as carteiras digitais

O relatório “The Global Payments Report 2022”, da empresa de tecnologia de pagamentos Worldpay from FIS, já havia previsto que as carteiras digitais representarão 53% de todo o volume transacionado no comércio eletrônico mundial até 2025.

Apenas na América Latina, a utilização desse método de pagamento no e-commerce pode chegar a 25%.

Já um estudo feito pelo Serasa Experian, divulgado no site Olhar Digital, revelou que cerca de 70% dos brasileiros usaram carteiras digitais no primeiro semestre de 2022.

Outro dado interessante, extraído desse levantamento, é que 87% das pessoas consideram esse meio de pagamento bastante seguro.

Por que oferecer carteira digital na Black Friday 2023?

Assim como no caso do Pix, permitir que seus clientes paguem as compras via carteira digital é uma maneira de atender às suas atuais preferências, que estão totalmente vinculadas aos seus novos comportamentos.

Para você ter uma ideia desse cenário, uma pesquisa apresentada em uma matéria do site G1 revelou que um a cada dez brasileiros já trocou a carteira física pelo smartphone, o que destaca que os pagamentos por celular vieram para ficar.

Pensando tanto em processos de vendas online quanto em estratégias omnichannel (que incluem vendas presenciais), oferecer as carteiras digitais é uma excelente forma de não perder nenhuma oportunidade de negócio.

Somado a isso, esse meio de pagamento contribui para atender pessoas desbancarizadas, tornando seu negócio muito mais atrativo para os consumidores.

Cartão de crédito

Na pesquisa da plataforma Tray que citamos, outra tendência de pagamento para a Black Friday 2023 é o cartão de crédito, um dos métodos mais conhecidos e utilizados pelos clientes do comércio eletrônico.

Inclusive, o levantamento da Gente/Globo o coloca em primeiro lugar no ranking das intenções de uso para a sexta-feira de descontos deste ano, com 60% da preferência, contra 54% de 2022.

Ainda segundo essa pesquisa, entre os motivos que levam os brasileiros a preferirem o cartão de crédito na Black Friday estão:

– possibilidade de parcelamento (57%);
– cashback (19%).

Dados interessantes sobre o cartão de crédito

O “Balanço dos Meios de Pagamento – Resultados 1° trimestre de 2023”, da Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, revelou um crescimento de 10,8% do uso desse meio de pagamento nas compras remotas, em comparação ao mesmo período de 2022.

Nas compras não presenciais, o cartão de crédito movimentou um total de R$ 174,4 bilhões nos três primeiros meses de 2023.

Considerando todas as formas de uso, esse meio de pagamento teve um aumento de uso de 12,7%, movimentando, sozinho, R$ 539,2 bilhões, decorrente das 4,6 bilhões de operações – 8,5% a mais do que no primeiro trimestre de 2022.

Por que oferecer cartão de crédito na Black Friday 2023?

O cartão de crédito ajuda a fidelizar clientes, especialmente quando ele é private label, isto é, quando só pode ser utilizado na rede varejista que o disponibilizou.

Esse meio de pagamento é um importante conversor de vendas por permitir o parcelamento do valor das compras, o que contribui bastante para a aquisição de itens mais caros.

Aqui, vale destacar que muitas pessoas esperam quase o ano inteiro pela Black Friday para aproveitar os descontos e, com isso, adquirir produtos com preços mais expressivos. Por isso, ter essa opção é uma forma de atender esses clientes e não perder vendas.

Outros motivos pelos quais vale a pena possibilitar que seus clientes paguem compras online com cartão de crédito são:

– esse meio de pagamento pode ser incluído aos pagamentos invisíveis, que são os que dispensam ação do comprador após o cadastro nas plataformas de venda. Com isso, a etapa de pagamento é finalizada muito mais rápido, fomentando as compras;
– essa solução pode ser atrelada a estratégias de vendas, como oferta de descontos exclusivos ou cashback, o que tende a aumentar o poder de atração e fidelização do negócio.

Boleto bancário

Há quem ainda considere o boleto bancário um meio de pagamento obsoleto. Todavia, ele é uma ótima alternativa para atender diferentes grupos de consumidores, a exemplo dos que não têm cartão de crédito ou relacionamento bancário.

Inclusive, segundo a pesquisa da Gente/Globo, 9% dos brasileiros pretendem usar esse meio de pagamento na Black Friday 2023. Mesmo sendo um percentual menor do que o dos outros métodos, não deixa de ser uma boa quantidade de potenciais clientes a serem atendidos.

Dados interessantes sobre o boleto bancário

Esse mesmo levantamento revelou por quais motivos os brasileiros preferem usar o boleto bancário nas compras feitas na sexta-feira de desconto:

– possibilidade de parcelamento (28%);
– chance de receber cashback (19%).

Aqui, vale relembrarmos os dados da pesquisa da Febraban, a qual mostrou que, no ranking de meios de pagamento mais usados no Brasil em 2022, o boleto bancário ficou em quarto lugar. No total de valores transacionados, esse recurso movimentou um total de R$ 5,3 trilhões, ficando atrás apenas do Pix.

Por que oferecer boleto bancário na Black Friday 2023?

Como dissemos, o boleto bancário é ideal para atender diversos perfis de consumidores. Em paralelo, há a vantagem de poder ser vinculado a outro meio de pagamento, o Pix.

Ao incluir Pix no boleto emitido para seus clientes, você dá a eles a chance de escolher entre dois meios de pagamento em um mesmo documento.

Na prática, quem paga tem a opção de usar o código de barras tradicional ou o QR code do sistema de pagamentos instantâneo.

Ao optar pelo segundo, o e-commerce se beneficia com o recebimento do valor em menos tempo, já que, comumente, a quantia é liberada no formato D+1, que é um dia após a quitação. No boleto, por sua vez, é preciso aguardar três dias úteis para a compensação do pagamento.

Mesclar essas duas possibilidades não apenas ajuda a atender mais compradores, como também pode melhorar a gestão financeira do seu negócio.

Quais outros meios de pagamento vale a pena disponibilizar na Black Friday 2023?

Tenha em mente que, quanto mais meios de pagamento disponibilizar no seu e-commerce, maiores chances de venda terá. Por isso, não se limite a esses que trouxemos como exemplos de tendências.

Para expandir o leque de métodos de pagamento no seu comércio eletrônico, você também pode (e deve) incluir:

– cartão de débito;
– links de pagamento;
– Buy Now, Pay Later (BNPL);
– pagamentos recorrentes;
– pagamentos por aproximação;
– dinheiro;
– outras funcionalidades do Pix.

Cartão de débito

A pesquisa da Gente/Globo mostrou que 22% dos brasileiros pretendem usar o cartão de débito durante a Black Friday 2023, exatamente o mesmo percentual de pessoas que usaram em 2022.

No mesmo levantamento, esse meio de pagamento ocupa o terceiro lugar no ranking, atrás apenas do cartão de crédito e do Pix, que se posicionam nessa ordem.

Já o estudo da Abecs, que mencionamos neste artigo, revelou que, no primeiro trimestre de 2023, o cartão de débito foi responsável por 3,8 bilhões de transações, 6% a mais do que o mesmo período do ano anterior. No total, foram transacionados R$ 234,6 bilhões, com tíquete médio de R$ 60,99.

Considerando apenas as compras não presenciais, esse meio de pagamento movimentou R$ 2,5 bilhões, o que dá 1,9% a mais do que no primeiro trimestre de 2022.

Links de pagamento

Os links de pagamento são meios de cobrança digitais feitos por um endereço eletrônico que contém todas as informações da venda, a exemplo do valor e da data de pagamento.

Especialmente para o e-commerce, esse recurso é interessante porque propicia o envio da URL (linha de cobrança) de variadas formas, tais como aplicativos de troca de mensagem, chatbot, e-mail e SMS.

Outra vantagem é que variados meios de pagamento podem ser usados nessa ferramenta. Isto é, seus clientes podem pagar via Pix, cartão de crédito parcelado ou à vista, de maneira prática, simples e rápida.

Buy Now, Pay Later

O Buy Now, Pay Later – em português, compre agora, pague depois – pode ser comparado aos tradicionais carnês que, durante anos, foram usados no comércio varejista, só que em versão eletrônica.

Entre os pontos positivos desse meio de pagamento está o fato de ele ser estruturado diretamente entre o cliente e o comércio, o qual tem total liberdade para colocar suas próprias regras de cobrança, prazos e juros.

Outras vantagens do BNPL, como também pode ser chamado, são:

– ajuda a fidelizar os consumidores;
– eleva as chances de atrair novos clientes, por atender bem diferentes perfis de compradores;
– gera um importante diferencial competitivo para a marca.

Pagamentos recorrentes

Os pagamentos recorrentes são aqueles que cobram automaticamente os clientes. Na prática, basta o consumidor escolher o meio de pagamento preferido e autorizar a cobrança no intervalo acordado com o lojista.

No que se refere aos métodos de pagamento, os mais comuns usados em recorrência são cartão de crédito, débito em conta corrente e boleto bancário.

Quanto aos prazos, a definição depende do produto ou serviço comercializado e do modelo de assinatura, que pode ser mensal, trimestral, semestral, anual ou outro período.

Para quem paga dessa forma, a grande vantagem é não precisar se lembrar de fazer o pagamento, já que esse processo acontece automaticamente.

E, para quem vende, o pagamento recorrente ajuda a diminuir a taxa de inadimplência e a melhorar a gestão financeira do negócio, graças à previsibilidade de recebimento de valores.

Pagamentos por aproximação

Pagamentos por aproximação podem soar contraditórios ao formato do e-commerce, mas é preciso pensar em estratégias omnichannel também na Black Friday 2023, como permitir o cliente escolher online, pagar e retirar presencialmente.

A vantagem desse recurso é que ele contempla vários métodos de pagamento, como cartão de crédito, cartão de débito, cartão pré-pago e Pix. Logo, você consegue atender diversos grupos de consumidores e não perder vendas. Somado a isso, essa forma de pagar está cada dia mais sendo usada pelos brasileiros.

Com base nos dados da Abecs, no primeiro trimestre de 2023, os pagamentos por aproximação cresceram 77,7% em comparação ao mesmo período do ano passado.

No total, foram realizadas 3,6 bilhões de operações financeiras dessa maneira, que totalizaram R$ 191,3 bilhões movimentados, 85,4% a mais do que no ano anterior.

Dinheiro

O dinheiro segue o mesmo princípio de uma estratégia de venda omnichannel. E, por mais que os pagamentos digitais estejam em alta, muitos brasileiros continuam usando valores em espécie para pagar suas aquisições.

Na Black Friday 2023, essa preferência se mantém, tanto que o dinheiro aparece em quarto lugar no ranking da pesquisa da Gente/Globo, apontado por 15% dos entrevistados – um pequeno crescimento, visto que, em 2022, foi usado por 14% dos brasileiros.

Outras funcionalidades do Pix

Existem três maneiras de usar o Pix no e-commerce, que são: via QR code estático/dinâmico, informando a chave Pix ao pagador ou pela opção “copia e cola”.

Além dessas possibilidades, o Pix pode ajudar a elevar as vendas do seu e-commerce na Black Friday se você incluir outras funcionalidades em suas estratégias.

Por exemplo, o Pix Saque e o Pix Troco têm potencial para atrair clientes para compras presenciais, que, como dissemos, fazem parte do varejo omnichannel.

Ainda nesse cenário, o Pix na maquininha reduz as filas ao tornar a etapa de pagamento mais rápida. Com isso, a tendência é o consumidor ficar mais satisfeito, contribuindo para o atendimento oferecido fidelizá-lo.

Qual a importância dos meios de pagamento na conversão de vendas?

Um dos relatórios de tendências da Zoop, fintech de tecnologia para serviços financeiros, revelou que 80% dos consumidores deixam de concluir um pedido quando não acham o método de pagamento favorito.

Esse dado vai ao encontro do que comentamos logo na abertura deste artigo: que os meios de pagamento são peças fundamentais na conversão de vendas.

Especialmente no que se refere ao e-commerce, esse critério tem ainda mais peso, pois implica a questão da segurança oferecida aos compradores.

Se, porventura, o potencial cliente se sentir inseguro no momento de pagar pela compra, seja na Black Friday 2023 ou em qualquer outra data, a tendência é desistir da aquisição atual e das futuras. Isto é, ele não fecha a compra em questão, nem volta ao seu site ou aplicativo para fazer outras.

Isso quer dizer que, além de impactar a tomada de decisão dos consumidores, os meios de pagamento podem afetar a imagem do seu negócio e, consequentemente, o poder de venda, a lucratividade e até a participação de mercado.

Por esses motivos, além de diversificar a oferta de formas e meios de pagamento, é essencial zelar pela segurança. Quanto a isso, o uso de uma boa e robusta plataforma de pagamento online tende a ser a melhor solução.