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Black Friday: a data ainda é a mais importante do varejo?

Por: Felipe Lima

Desenvolvimento de Negócios

Responsável pela área de Desenvolvimento de Negócios da Shopee, possui mais de 10 anos de experiência nas áreas de estratégia, finanças e empreendedorismo — com passagem por empresas internacionais, como CFO da Yellow Asia Limited, em Hong Kong, e na Yellow Toys, na Cidade do México. Formado em Administração com ênfase em Contabilidade e Finanças pela Belmont University, de Nashville, Tennessee, e com MBA em INSEAD, na França/Cingapura.

Um dos eventos mais aguardados no calendário do varejo brasileiro acabou de acontecer: a Black Friday. Desde 2010, primeiro ano do evento no país, os consumidores associam a data a uma forte temporada de compras com grandes descontos. É difícil encontrar lojistas que não toquem no assunto em novembro, principalmente na penúltima semana do mês. Para entendermos sobre a questão de sua relevância, precisamos listar os pontos fortes para o varejo e analisar como o sucesso da Black Friday está diretamente ligado ao crescimento do comércio eletrônico no Brasil.

Inovação, criatividade e engajamento são as palavras que fizeram da Black Friday o grande evento do ano para todos.

Para muitos, esse é o momento mais aguardado do ano para aproveitar os descontos em uma ampla gama de produtos, desde eletrônicos e moda até eletrodomésticos e itens de beleza.

Atração do cliente e iniciativas

Indo além da perspectiva do consumidor, a data foi uma ótima oportunidade para o varejo atrair o público desde o começo de novembro. Isso incluiu o “esquenta Black Friday”, com descontos antecipados por parte dos lojistas, o que foi adotado por diversas marcas ao longo do mês, e o planejamento e a pesquisa, do lado dos consumidores. Por esse motivo, vale ressaltar a importância do empreendedor que teve que se preparar e disponibilizar sua “melhor” vitrine para não perder o cliente que chegou até a sua loja em busca de promoções.

Algo que foi ganhando destaque e evoluiu ainda mais nessa última Black Friday foram as ações e iniciativas que vão além das ofertas, como cashback ou demonstração de produtos ao vivo, games in app e parcerias com influenciadores, gerando entretenimento por meio de live commerce, por exemplo. Tudo isso torna a experiência do consumidor valiosa e contribui para que o evento mantenha o status de uma das principais datas do varejo.

O mercado se reinventa a cada ano – ou por que não dizer – a cada mês. As promoções da última sexta-feira de novembro não são mais uma novidade, mas podem ser inovadoras, como o próprio live commerce, aqui mencionado. A data sempre é uma oportunidade de trazer novos clientes, fidelizar os antigos, e aproximar o consumidor de uma marca. Oferecer um atendimento de qualidade, com agilidade e uma boa experiência de compra, incluindo entrega no prazo, colaboram para que o usuário se torne um comprador assíduo. É um evento em que engajar o comprador é desafiador pela grande oferta e concorrência acirrada, mas que também pode melhorar a reputação de uma loja ou impactar novos públicos.

Sim, a data continua sendo importante

A Black Friday também é um chamariz para o Natal. As ofertas de novembro deram início à temporada de compras de fim de ano, o que pode impactar positivamente as vendas de dezembro, com muitos brasileiros antecipando os presentes. O varejo sabe disso e, por isso, continua atraente.

Após mais uma edição, afirmo que a Black Friday ainda é um dos mais importantes períodos do varejo brasileiro. Para os consumidores, uma oportunidade de conhecer novas marcas, adquirir produtos necessários com preços acessíveis e ainda vivenciar uma experiência de compra que pode ser leve e divertida. Para as PMEs e grandes empresas, é a hora de mostrar o valor de seus produtos, colocar a estratégia de marketing e logística em prática e atrair novos clientes. Inovação, criatividade e engajamento são as palavras que fizeram da Black Friday o grande evento do ano para todos.