A Black Friday atingiu uma movimentação de R$ 1,64 bilhões em 2015 e a um ticket médio de R$580, segundo dados do E-bit. O número é o mais significativo entre as principais datas do comércio eletrônico se consideramos que essa cifra gigantesca é o giro financeiro de um único dia.
No Natal, por exemplo, o valor movimentado foi de R$ 7,40 bi, mas essa estatística está distribuída entre o meio de novembro (15/11) e a véspera da data (24/12).
Porém, os números da Black Friday não se concentram apenas no ano passado: para 2016, há uma projeção de que 84% dos consumidores online comprem algo na principal data de ofertas do varejo. Os dados também foram apresentados pelo E-bit, em outro estudo, que prevê que o faturamento irá alcançar os R$ 2,1 bilhões neste ano em crescimento nominal.
Para não perder negócios, basta se preparar para um fluxo maior de clientes, pedidos, entregas e dados para gerir. Parece muito, mas não será se você se organizar bem!
Abaixo, veja alguns pontos de atenção para se preparar melhor à Black Friday:
Integração com os marketplaces
Se você ainda não integrou seu e-commerce aos principais marketplaces do país, essa é a hora: o pico de vendas durante a Black Friday ajuda todo o mercado, mas sem dúvidas as grandes lojas, que já costumam atrair muitos clientes, ainda se destacam.
Na data, elas chegam a registrar um tráfego 12 vezes maior que o de um dia comum em seus sites (algo equivalente a 640 Maracanãs lotados!) e 30 vezes mais vendas.
Com isso, oferecer seus produtos nessas lojas, por meio do modelo de marketplace que algumas delas empregam – B2W, CNova, Walmart, etc – pode ser uma chance de conquistar mais vendas na principal data do comércio eletrônico.
Note que, segundo a 3ª Pesquisa Nacional de Varejo Online, feita pelo Sebrae e E-Commerce Brasil, em junho de 2016, 24% dos entrevistados disseram utilizar o marketplace ou shoppings virtuais como plataforma para vender seus produtos, reforçando o crescimento dessa tendência.
Preço impossível de ser ignorado
Ter a melhor oferta na data é um ponto fundamental, já que a Black Friday é totalmente focada em promoções e descontos. Neste ano, a expectativa por bons negócios em custo-benefício tende a ser ainda maior, por isso, saber se posicionar com bom preço e frete é básico.
Para isso, caso esteja no marketplace, abuse das ferramentas de precificação, nas quais você pode dar lances de preço sempre mais competitivos que os da buy box, aumentando suas chances de conquistar aquela posição.
Gestão de pedidos de todos os canais
Você pode ter uma loja física, um e-commerce, vender em marketplaces e em todos os canais possíveis e desejáveis, só não deixe de gerir o negócio em cada um destes locais.
Se você quiser aproveitar melhor as oportunidades em diferentes canais, incluindo marketplaces, mas não souber como gerir todos os pedidos com o mesmo padrão de eficiência, vale contar com a ajuda de uma integradora de marketplaces. Integradoras facilitam tanto a entrada no marketplace quanto a gestão de pedidos em diferentes canais e, portanto, devem ser avaliadas durante a Black Friday.
Como os pedidos tendem a crescer nesta data, a gestão integrada facilita muito o acompanhamento da entrega e gestão de resultados.
Capacidade logística e qualidade de entrega
Outro ponto a ser analisado é toda a logística necessária para oferecer ao cliente a melhor experiência com a Black Friday. Isso só é possível se você entender que precisa preparar seu estoque para o aumento da demanda e, ao mesmo tempo, com embasamento de quanto os pedidos irão aumentar.
Em alguns marketplaces, é recomendada uma ampliação de cinco vezes do estoque tradicional para as empresas grandes e de duas vezes para as pequenas, conforme a categoria de produtos que os sellers (lojistas) vendem, mas vale estudar seu nicho e o comportamento do seu mercado.
Na hora de entregar, também conte com transportadoras de sua confiança e tenha uma boa inspeção de embalagem para proteger o produto que chegará até o cliente.
Excelente pós-venda
Cumpra os prazos pré-determinados e, na medida do possível, adiante o processo para o produto chegar ao cliente o quanto antes do estipulado. Como os pedidos crescem consideravelmente, é comum que os sistemas de entrega tenham um desafio maior nesta época do ano e, por isso, trata-se de um processo natural que o lojista amplie um pouco mais o prazo de entrega.
Se o produto chegar antes ao cliente, tanto melhor. E, caso haja algum contratempo, comunique o cliente e seja transparente sobre o ocorrido e suas ações para resolver o problema.
Análise do status dos pedidos após a data
Vendeu muito? Ótimo! Agora é hora de olhar o balanço da Black Friday. Quanto foi investido e quanto retornou (ROI)? Confira e compare resultados, analise os pontos fortes e fracos de sua estratégia de vendas e faça considerações de como poderá melhorar sua gestão e resultados na Black Friday seguinte.
Confira todos os pedidos com status entregue e aguardando pagamento e veja quantos e quais foram concretizados de fato. Comemore sim os resultados, mas não deixe de fazer uma análise consciente que te ajude a melhorar ainda mais suas vendas dali para frente.
Os passos aqui descritos são um belo preparativo para a Black Friday e dependem tanto de um aumento na eficiência do e-commerce/marketplace como também de uma boa visão de negócio por parte do gestor.
Mas e você? Já está preparado?