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Black Friday: uma oportunidade de repensar estratégias de marketing integrando canais de comunicação

Por: Samir Ramos

Co-CEO do smarters

Empreendedor na área de tecnologia há mais de 15 anos, co-fundou o smarters em 2013 e é um dos Co-CEOs da empresa. Em 2019, foi o primeiro brasileiro a palestrar no Facebook F8 em San Jose, na Califórnia. Também participou como speaker na versão online do evento em 2021 e na primeira edição do Meta Conversations, em 2022. Graduado em Engenharia pela FEI e pós-graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, é responsável pela área de negócios do smarters desde sua fundação, e participou da entrada e implementação de projetos premiados de marcas como Magazine Luiza, McDonald’s e Visa.

A Black Friday, maior evento de vendas do ano, se tornou uma data crucial para empresas de todos os tamanhos. A expectativa dos consumidores aumenta a cada ano, tornando o momento decisivo para quem deseja alcançar resultados expressivos. Falando apenas de e-commerce, o faturamento chegou a R$ 5,23 bilhões em 2023. Os números só reforçam a necessidade de uma estratégia de marketing digital sólida e integrada. E aqui deixo minha provocação: o que as empresas estão fazendo para estreitar esse relacionamento?

Como estratégias inovadoras podem impulsionar suas vendas na Black Friday mais competitiva do ano?

Não se trata apenas de campanhas agressivas de descontos – isso é o básico, não?! As marcas que se destacam são aquelas que entendem o comportamento do consumidor, utilizam dados para otimizar suas estratégias e estão prontas para oferecer uma experiência personalizada em todos os pontos de contato. O sucesso na Black Friday exige uma abordagem 360°, que engloba desde a construção de presença de marca, SEO, e-mail marketing até o uso eficiente de dados e tecnologias inovadoras.

Inovação e personalização como diferenciais

Falando em inovação, é impossível ignorar a importância de soluções que otimizem o relacionamento com o cliente, garantindo agilidade e eficiência no atendimento. Aqui, os agentes conversacionais são apenas uma peça do quebra-cabeça, funcionando como uma ferramenta adicional que pode auxiliar no fluxo de comunicação, mas que precisa estar alinhada a uma estratégia maior, na qual o foco é a jornada do cliente. Seja na criação de conteúdo relevante, no uso inteligente de remarketing ou na segmentação de anúncios, o objetivo deve ser o mesmo: criar uma experiência sem fricções, que converta e fidelize.

Uma vantagem expressiva dos canais desenvolvidos para o WhatsApp é que estão preparados para absorver essa demanda, aliviando a pressão sobre a equipe humana e garantindo que nenhum cliente fique sem resposta. O “mapa da mina” já foi descoberto. No último ano, pesquisa da Buen Fin da Meta apontou que cerca de 45% dos clientes optaram pela plataforma de mensagens durante a Black Friday. E mais: 65% dos entrevistados preferiam receber promoções e, acho importante frisar, interagir por meio do WhatsApp do que por e-mail, SMS ou ligação.

Fidelização e confiança como pilares do sucesso

E aqui entro com outro ponto crucial: a fidelização. O consumidor quer agilidade, mas ele também quer confiança. Quer sentir que está fazendo uma boa escolha, e isso é construído com uma comunicação clara, informações acessíveis e suporte imediato em todos os canais de comunicação que as marcas colocam à sua disposição. Mas o ponto não está apenas em resolver um problema pontual, e sim em criar um vínculo de longo prazo. Um cliente satisfeito volta e recomenda.

O cenário digital evoluiu, e os consumidores esperam que as marcas os acompanhem. Empresas que ainda ignoram a integração entre ferramentas estão se colocando em desvantagem, enquanto aquelas que abraçam a inovação se destacam pela eficiência, pela personalização e pela capacidade de oferecer uma experiência superior. Adaptar-se à velocidade do consumidor moderno e usar a tecnologia a seu favor são os primeiros passos para se destacar no evento mais competitivo do ano.