O Google constantemente faz alterações em seu algoritmo. Recentemente houve uma grande mudança com o BERT, onde o buscador se tornou mais preciso na compreensão o contexto.
Quando tratamos de lojas virtuais, sabemos que os títulos e descrições são de grande importância para as conversões.
A semântica é o estudo do significado das palavras, e após a última atualização do algoritmo, que passou a utilizar Processamento de Linguagem Natural (PLN), ganhou mais relevância nas estratégias de conteúdo.
Para entendermos como a busca semântica pode beneficiar o seu e-commerce, primeiramente iremos entender o que é e como funciona. Posteriormente entenderemos sua aplicação na loja virtual.
O que é busca semântica?
A busca semântica consiste na utilização de várias fontes de pesquisa, analisando o contexto e não apenas a palavra-chave.
O objetivo do Google é oferecer o melhor resultado para o usuário, por isso ele avalia: localização, sinônimos, variações das palavras, pesquisas anteriores, entre outros fatores, para compreender a intenção de busca.
Embora o Google não divulgue abertamente, por meio de testes alguns especialistas identificaram mais de 200 fatores que influenciam nos resultados das buscas. Porém, é importante ressaltar que o foco é sempre o usuário final.
Como a pesquisa semântica beneficia o e-commerce?
A vantagem da busca semântica está na precisão dos resultados. Para os lojistas, trabalhar o funil de vendas é muito importante. Aliás, indico esse artigo sobre funil de conversão para te esclarecer muitas dúvidas sobre o assunto.
Quando planejamos a jornada de compra da persona, conseguimos identificar quais os termos poderão ser utilizados em cada etapa do funil.
Com resultados de busca que auxiliam o usuário, linkagem interna, apresentando respostas para às dúvidas mais frequentes, certamente sua loja virtual construirá uma boa reputação online.
Vale ressaltar que temos 3 tipos de comportamento de busca, que são:
Busca informacional
Nesta etapa o cliente está no topo do funil, onde a pessoa deseja apenas informações sobre um determinado assunto.
Podemos utilizar como exemplo a busca: “valor fantasia para carnaval”, onde a pessoa pode estar apenas avaliando os custos, sem a real intenção de compra.
Busca transacional
Na busca transacional estamos lidando com o meio do funil. Neste momento o usuário já possui algumas informações sobre o produto, e tem intenção de comprá-lo.
O Google normalmente irá apresentar resultados do Google Shopping na lateral, anúncios do Adwords na pesquisa e às principais lojas. Crie descrições que eliminem às principais objeções.
Se no seu e-commerce são vendidas máquinas fotográficas, coloque informações relevantes como: abertura, tamanho da lente, condições de uso, garantias, e todas as informações que possam levar a sua persona, para o fundo do funil.
Busca navegacional
Na busca navegacional é importante trabalhar o branding da sua loja. Os usuários querem encontrar algo específico. Normalmente pela marca, algo como: “óculos ana hickman” ou “site ana hickman”.
Por isso é importante trabalhar a marca, além do posicionamento dos seus produtos.
Busca local
O SEO Local gera ótimas oportunidades de vendas. O cliente está pronto para consumir algo, porém não encontra o local ideal.
Então ele realiza uma pesquisa por voz, e caso sua loja esteja otimizada para buscas locais, será apresentada nos primeiros resultados.
Para empresas que trabalham com entregas, como pizzarias e restaurantes, pode ser uma grande oportunidade para trabalhar os micromomentos.
Se o seu e-commerce tem facilidade em entregar em uma determinada região, o SEO local pode ajudá-lo.
Também é recomendável utilizar o “Google Meu Negócio”, para ajudar no posicionamento das buscas.
Conclusão
Como podemos observar o Google evoluiu bastante nos últimos anos. Criar conteúdos apenas repetindo determinada palavra-chave diversas vezes, já não funcionam há anos.
Por isso é tão importante criar uma boa estratégia durante a criação dos títulos e descrições dos produtos. Ter um copywriter na equipe, pode trazer resultados expressivos para a loja.
Você tem aplicado a busca semântica em seu e-commerce? Compartilhe sua experiência conosco.