As vendas online não param de crescer! E se antes esse modelo era usado como um suporte para as lojas físicas, agora ele já é o ponto focal de muitos empreendedores.
Apenas nos primeiros três meses de 2021, foram realizadas 78,5 milhões de compras online, um aumento de 57,4% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Neotrust e mostram que esse resultado gerou um crescimento de 72,2% no faturamento do e-commerce.
Com cada vez mais pessoas preferindo realizar suas compras pela internet, temos também cada vez mais lojistas embarcando nesse negócio e começando a vender online. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, 150 mil novas lojas virtuais foram abertas apenas entre os meses de março e julho de 2020.
Independentemente do canal de vendas escolhido, cabe ao lojista se atentar aos detalhes para se destacar e impulsionar os seus resultados. E a verdade é que, para isso, não precisa de muito! Basta você entender algumas estratégias simples e aplicá-las ao seu negócio.
A importância do cadastro de produtos bem feito
O cadastro de produtos impacta o desempenho das suas vendas online. Isso acontece porque, no universo online, o consumidor não tem nenhum tipo de contato com os seus produtos, dependendo apenas das informações que você oferece para tomar uma decisão de compra.
Sendo assim, invista mais nesses pontos de contato com cliente, seja com um título chamativo, uma descrição bem detalhada e uma foto bem feita. Afinal, informações incorretas podem acabar confundindo o consumidor na hora da compra e acarretando casos de arrependimento de compra, o que impacta negativamente a experiência do cliente e até a percepção dele sobre o seu negócio.
Então, como trabalhar esses pontos na sua loja?
Aposte em uma descrição vendedora
É por meio dos seus textos que o consumidor irá de fato conhecer o item que irá comprar. Então, o primeiro passo é conhecer bem o seu produto para saber como apresentá-lo e provocar o interesse dos clientes.
Pense na seguinte questão: como o cliente pesquisa pelo seu produto na internet? Quais são os atributos de destaque que eles estão buscando? Utilize essas palavras-chave para chamar a atenção dos clientes e fazer com que eles finalizem a compra.
No marketplace, nós recomendamos a seguinte estrutura para compor o título dos anúncios: nome do produto, modelo, características, cor e marca. Dessa forma, você começa destacando as informações mais relevantes e depois vai esclarecendo os detalhes do item.
Ao criar as descrições dos seus produtos, lembre-se de também seguir a mesma linha, indo sempre direto ao ponto e escrevendo tudo de forma clara e objetiva. E, claro, não se esqueça de revisar todo o conteúdo antes de colocá-lo no ar!
Se você trabalha com a venda de alimentos e bebidas, esses títulos e descrições se tornam ainda mais importantes. Não economize ao acrescentar todos os detalhes do seu item, como quantidade, tamanho, peso e qualquer outra informação que for relevante para o consumidor.
Capriche nas suas fotos
Ao lado do título e da descrição, as fotos completam essa vitrine virtual do seu produto. E como os consumidores são muito visuais no momento de compra, as imagens acabam tendo um grande impacto na decisão deles.
Você não precisa necessariamente usar uma câmera profissional para fotografar os seus produtos. Aqui, o foco principal é expor todos os detalhes do seu item, como as dimensões, cores e materiais com veracidade.
Além disso, lembre-se sempre de fotografar os itens em bom estado e com fundo branco para destacar as particularidades do seu produto e dar uma aparência ainda mais profissional às imagens.
Ao criar as imagens, use ângulos variados e mostre o produto sendo utilizado. Por exemplo, se você vende pesos ou itens para academia, faça suas fotografias em um ambiente que remeta ao uso desses produtos. Isso ajuda a visualização dos itens e vai aumentar a confiança do consumidor, que irá se identificar ainda mais com o seu anúncio.
Não acaba por aí…
A experiência de compra de um consumidor não acaba no momento em que ele finaliza a compra. Então, depois de ganhar o seu cliente através de um cadastro bem feito, chegou a hora de encantá-lo com o seu produto.
A entrega é o momento em que o cliente tem o primeiro contato com o produto escolhido. Por isso, esse momento de packing — processo de preparação e embalagem das suas mercadorias antes do envio — deve ser feito com muita atenção.
Preparando os seus produtos para envio
O packing influencia diretamente a qualidade das suas entregas e a experiência final do seu consumidor, uma vez que, caso esse processo não seja feito corretamente, ele pode levar a possíveis danos do seu produto e gerar insatisfação por parte dos clientes.
Análise muito bem as necessidades dos seus produtos para definir o melhor tipo de embalagem. Produtos mais pesados ou com material mais delicado, por exemplo, exigem um pacote mais resistente. Já se os seus clientes compram em grandes quantidades, busque embalagens maiores, que otimizem a sua entrega, mas ainda assim garantam a segurança dos itens.
Você também pode pensar em apresentar os seus produtos de forma mais criativa ou até incluir uma cartinha escrita à mão agradecendo pela compra. Esses detalhes parecem pequenos, mas destacam a personalidade da sua marca e causam um grande impacto na experiência dos clientes, podendo até colaborar para a fidelização deles.
Já se você trabalhar com grocery ou delivery de alimentos, você deve pensar na preservação dos seus itens em primeiro lugar. Busque analisar a melhor forma de embalar os seus produtos para evitar danos durante a entrega, seja utilizando uma caixa mais resistente ou até uma bolsa térmica para conservar os itens.
Entendeu como o cadastro e o envio dos seus produtos influenciam os seus resultados? Com um cadastro de itens bem feito e uma entrega de qualidade, você melhora o seu posicionamento de marca e passa mais credibilidade e confiança para os seus clientes, que no final conseguem uma experiência completa e inesquecível.