O calendário para e-commerce de 2023 está repleto de datas legais para vender mais. A grande questão aqui é que, para conseguir faturar nos períodos, é importante organizar tudo com antecedência. Nesse contexto, o ideal é elaborar um cronograma detalhado na virada do ano para ter tempo para organizar tudo e abastecer o estoque.
Mas, olha, nada de se apegar apenas às datas tradicionais como Dia das Mães, Black Friday e Natal, viu? Existem diversas outras comemorações menores que também podem trazer oportunidades para o seu negócio.
Uma empresa que vende cosméticos, por exemplo, pode aproveitar o Dia do Esteticista, o Dia do Dermatologista e até o Dia do Maquiador para investir em ações especiais, sabe? A mesma lógica pode ser aplicada para lojas de vinhos, artigos esportivos, roupas e por aí vai.
De toda forma, vamos listar quais são as principais datas comemorativas de 2023. Tem até algumas dicas para planejar os eventos direitinho. Olha só!
Carnaval: 21 de fevereiro
Após dois anos de pandemia, o Carnaval finalmente está de volta e a todo vapor. Veja bem: em 2022, a data até foi festejada, mas em uma época atípica. No entanto, em 2023, a folia volta para o período tradicional com diversas oportunidades de faturamento para o e-commerce.
Por exemplo: quem aproveita o feriado para descansar pode gastar com livros, pipoca e doces para assistir a filmes em casa, bebidas etc. Por outro lado, quem viaja costuma gastar com roupas novas, acessórios, itens de tecnologia e assim por diante.
Dia Internacional da Mulher: 8 de março
Essa é uma data que simboliza a luta das mulheres contra o machismo, contra a violência e em prol da igualdade de direitos. Então, esse é um momento legal para vender artigos femininos, itens de tecnologia, artigos de decoração, lembranças personalizadas etc.
Apesar disso, é legal pensar em campanhas que saiam um pouco do óbvio. Já pensou em contar a história de algumas mulheres que trabalham no seu e-commerce? Agora, que tal montar um case de sucesso com personagens femininos? Ações assim são interessantes para gerar engajamento e melhorar o reconhecimento de marca.
Dia do Consumidor: 15 de março
Em 2022, o Dia do Consumidor movimentou aproximadamente R$ 722 milhões – um crescimento de 22% em comparação ao mesmo período do ano anterior. É por isso que, nos últimos anos, a data tem se consagrado como a Black Friday do primeiro semestre do ano.
E o melhor: é um período coringa para o e-commerce em geral. Afinal de contas, não importa o nicho de mercado da empresa, todas elas têm consumidores, não é mesmo? Então, aproveite a oportunidade para fazer promoções imperdíveis e oferecer boas experiências. Assim, é possível vender e fidelizar.
Páscoa: 9 de abril
A Páscoa é um feriado religioso. E devido à tradição de não comer carne vermelha na sexta-feira santa, há um crescimento significativo na venda de alimentos como peixe, bacalhau, azeite, azeitona e batata.
E a sobremesa vem no domingo com uma infinidade de doces feitos com chocolate. Tem ovos de Páscoa, bolos confeitados, bombons e mais.
Dia das Mães: 14 de maio
O Dia das Mães está entre as datas mais lucrativas para o comércio. Como o período traz uma bagagem emocional significativa, muita gente aproveita a ocasião para presentear as figuras maternas da vida. Entram nesse pacote: mãe, avó, filha, esposa, sogra, amigas e por aí vai.
Nesse contexto, as roupas são a categoria preferida para presentear. No entanto, existe também uma grande procura por cosméticos, flores, calçados, eletrodomésticos, utensílios para casa, smartphones e mais.
Dia dos Namorados: 12 de junho
O Dia dos Namorados também está ali no top 5 de datas mais importantes para o e-commerce. E diferentemente do Dia das Mães, que movimenta muito o mercado de artigos femininos, a comemoração dos apaixonados é mais versátil. Aliás, os apaixonados valorizam produtos personalizados que contam a história do casal, como porta-retratos e cartões.
Dia dos Pais: 13 de agosto
Chegaram os dias de glória para os e-commerces que comercializam artigos masculinos. Por exemplo: roupas, calçados, perfumes, acessórios, ferramentas, itens de churrascaria, bebidas e até eletrônicos.
Dia das Crianças: 12 de outubro
Essa é a hora de a criançada se divertir com brinquedos, roupas, acessórios, cosméticos infantis, livros, entre outros. Até mesmo empresas que, aparentemente, não têm nada a ver com a data podem faturar no período. Uma loja de bebidas, por exemplo, pode comercializar gaseificado infantil sem álcool, kit para drinks especiais etc.
Black Friday: 24 de novembro
A última sexta-feira de novembro é bem conhecida pelos descontos atrativos. Pelo menos, é isso que os consumidores esperam da Black Friday. Então, empresas de qualquer setor podem colocar itens em promoção para atrair consumidores e aumentar o volume de vendas. De toda forma, vale lembrar que é bom ter atenção para não descuidar da experiência do cliente e da qualidade do atendimento, combinado?
Cyber Monday: 27 de novembro
Na segunda-feira, logo após a Black Friday, itens de tecnologia ganham destaque: é a Cyber Monday. Aliás, a data também gira em torno de promoções, viu?
Natal: 25 de dezembro
Essa é outra data coringa que movimenta o e-commerce de forma geral. Afinal de contas, esse é o momento de presentear diversas pessoas queridas: pai, mãe, avós, filhos, netos, companheiro, companheira, amigos e por aí vai.
Então, tem espaço para venda de produtos masculinos, femininos, infantis, eletrônicos e tudo mais. Mas atenção: como o volume de vendas no período costuma ser alto, é legal planejar as campanhas e o estoque com, pelo menos, 90 dias de antecedência.
Réveillon: 31 de dezembro
Nesse período, os consumidores procuram roupas novas para a virada, sapatos, acessórios, pacotes de viagens, bebidas, comidas etc. Tudo para entrar em 2024 com o pé direito.
Sendo assim, abasteça o estoque e invista em um layout temático. Vale até usar um relógio com contagem regressiva e usar o gatilho mental em sincronia com promoções no e-commerce. Que tal?
Bônus: datas diferentes para incluir no calendário para e-commerce 2023
Até aqui, mostramos diversas datas comemorativas bem tradicionais para o comércio. No entanto, você não precisa se limitar a esses eventos para faturar.
No dia de São João, por exemplo, diversas empresas podem entrar no clima de festa junina e colocar itens com relação à data em destaque. Por exemplo: comidas típicas, roupas xadrez, chapéus, acessórios de cabelo, itens de maquiagem e por aí vai.
Nesse contexto, basta encontrar comemorações que façam sentido para o seu nicho e investir em estratégias temáticas. Olha só algumas comemorações em que vale a pena ficar de olho:
- dia da esteticista e da manicure: 18 de janeiro;
- dia do cabeleireiro: 19 de janeiro;
- dia do esportista: 19 de fevereiro;
- dia da saúde e nutrição: 31 de março;
- dia do beijo: 13 de abril;
- dia do amigo: 18 de abril;
- dia mundial do livro: 23 de abril;
- dia do abraço: 22 de maio;
- dia do orgulho geek: 25 de maio;
- dia de São João: 24 de junho;
- dia internacional do orgulho LGBTQIA+: 28 de junho;
- dia mundial do rock: 13 de julho;
- dia do homem: 15 de julho;
- dia dos avós: 26 de julho;
- dia dos solteiros: 15 de agosto;
- dia do profissional de educação física: 1 de setembro;
- dia nacional da cachaça: 13 de setembro;
- dia do cliente: 15 de setembro;
- dia de São Cosme e Damião: 27 de setembro;
- dia do cachorro: 4 de outubro;
- dia do maquiador: 13 de outubro;
- dia do professor: 15 de outubro;
- dia das bruxas: 31 de outubro;
- dia da consciência negra: 20 de novembro.
Enfim, o ano está acabando e já está na hora de pensar no calendário para e-commerce de 2023. Aliás, quanto antes começar o planejamento, melhor, viu? Dessa forma, você tem tempo para preparar o estoque, pensar em ações de engajamento e cuidar da reputação da marca. Esses cuidados fazem toda a diferença nas vendas e, por consequência, no faturamento do negócio.