1 - Facilidade de compartilhar informações com varejistas e revendedores
Apesar das informações online estarem entre os critérios de decisão de compra do consumidor final, criar páginas de produtos com conteúdo completo não é uma tarefa fácil. A troca de dados entre indústrias e varejistas ainda é feita, na maioria dos casos, de forma manual, via pen drive, e-mails, HD. Esse processo faz com que as informações se percam, o que favorece a falta de conteúdo nas páginas de produtos e dados desatualizados nos e-commerces. Isso faz com que seja comum encontrarmos numa loja virtual um produto com a foto de uma embalagem antiga, descrições pouco atrativas ou até mesmo incompletas. Essa situação pode prejudicar as vendas da empresa e ainda afetar negativamente a experiência de compra dos consumidores. Para tentar amenizar essa situação, alguns varejistas já começaram a investir na produção do seu próprio conteúdo online. Um recurso que no primeiro momento pode resolver a falta de informações no e-commerce. Entretanto, pode onerar os custos da empresa e afetar as indústrias com a falta de padronização do conteúdo. Portanto, com um catálogo de produtos online, as indústrias conseguem reunir de forma otimizada e padronizada todas as informações dos seus produtos, como: imagens, título, descrição, palavras-chave e conteúdos aos varejistas e revendedores.2 - Rápida atualização de conteúdo nos e-commerces
Outro problema recorrente é o alto volume de produtos comercializados nos e-commerces. Geralmente, as equipes de cadastro são enxutas e o número de informações para inserir e atualizar é muito grande, o que se torna um grande desafio. Por maior que seja o empenho dos profissionais da área, é muito difícil manter as informações das mercadorias corretas e atualizadas quando o processo é feito manualmente. Sem um mostruário digital dos produtos das indústrias, os varejistas têm muita dificuldade para cadastrar e atualizar as informações dos produtos que comercializam, como mudança de embalagens ou itens que saíram de linha. Além disso, imagine que sua marca comercialize alimentos e bebidas. Como um e-commerce vai vender seus produtos sem informações como tabela nutricional, restrição alimentar e outros detalhes? Caso não apresente essas informações, o consumidor final pode correr riscos ao consumir determinado alimento.3 - Promoção de produtos também nas vendas offline
O catálogo digital também é extremamente útil para marcas que vendem em lojas físicas, como supermercados, farmácias e mercearias — e não somente para as vendas online. Imagine um vendedor no supermercado apresentando os produtos em um catálogo impresso, mas a marca acabou de lançar um produto. O novo produto, talvez foco principal da marca, não está no catálogo, pois ele é impresso, sem capacidade de atualização. Além de o vendedor ter a possibilidade de abrir o aplicativo com as informações da marca e apresentar aos varejistas e revendedores, também é possível escanear os produtos com QR Code.4 - Melhoria na experiência de compra online
Oferecer uma boa experiência de compra online pode até parecer uma ação óbvia, mas o que se percebe é que quando se trata de conteúdo nas páginas de produtos, os varejistas e fabricantes ainda estão longe de garantir uma boa experiência de compra online para os clientes. Segundo os dados do E-commerce Quality Index, 96% dos e-commerces brasileiros não oferecem uma boa experiência de compra. O estudo também apontou que as informações mais relevantes para o consumidor final no e-commerce são, respectivamente:- avaliações (rating);
- comentários (reviews);
- descrição dos produtos.
Catálogo de produtos digital na prática
Indústrias de forte preocupação com o conteúdo digital, como a Nestlé, já investem em soluções como o catálogo de produtos digital. E os resultados com o uso da ferramenta são expressivos. Antes de usar o catálogo online, 43% das imagens dos produtos da Nestlé estavam desatualizadas no site da Drogaria Araujo, por exemplo. Depois do uso da ferramenta, em apenas duas semanas, 96% das fotos já tinham passado pelos ajustes necessários no e-commerce de referência e estavam todas atualizadas. Detalhe: com a otimização, a Nestlé aumentou em 40% as vendas dos seus produtos.Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo! Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br
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