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Catálogo de produtos digital: por que a sua marca deve ter?

Por: Mariana Sampaio

Jornalista, especialista em Comunicação Estratégica. Analista de Comunicação e Marketing na Lett, empresa de tecnologia em Trade Marketing Digital.

Quando pensamos em abandono de carrinho no e-commerce e os motivos de um consumidor escolher um produto em detrimento de outro, imaginamos logo o preço, o frete ou as condições de parcelamento como os principais critérios para a decisão de compra, certo?!

Mas será que os consumidores estariam dispostos a comprar um produto em um site que não apresenta pelo menos uma foto? Ou que não tem uma descrição sobre as características do item?

Estudos apontam que depois do frete e preço, o fator mais relevante para a decisão de compra é a informação do produto. As avaliações e comentários de outros consumidores, por exemplo, influenciam nas compras de mais de 50% dos shoppers.

Por isso, é fundamental que a sua marca ofereça todas as informações sobre os seus produtos para varejistas e revendedores.

Mas sabemos que concentrar todos os dados em único local é um grande desafio. Confira a seguir os benefícios de ter um catálogo de produtos digital para as suas estratégias de vendas online e offline.

1 – Facilidade de compartilhar informações com varejistas e revendedores

Apesar das informações online estarem entre os critérios de decisão de compra do consumidor final, criar páginas de produtos com conteúdo completo não é uma tarefa fácil.

A troca de dados entre indústrias e varejistas ainda é feita, na maioria dos casos, de forma manual, via pen drive, e-mails, HD. Esse processo faz com que as informações se percam, o que favorece a falta de conteúdo nas páginas de produtos e dados desatualizados nos e-commerces.

Isso faz com que seja comum encontrarmos numa loja virtual um produto com a foto de uma embalagem antiga, descrições pouco atrativas ou até mesmo incompletas. Essa situação pode prejudicar as vendas da empresa e ainda afetar negativamente a experiência de compra dos consumidores.

Para tentar amenizar essa situação, alguns varejistas já começaram a investir na produção do seu próprio conteúdo online. Um recurso que no primeiro momento pode resolver a falta de informações no e-commerce. Entretanto, pode onerar os custos da empresa e afetar as indústrias com a falta de padronização do conteúdo.

Portanto, com um catálogo de produtos online, as indústrias conseguem reunir de forma otimizada e padronizada todas as informações dos seus produtos, como: imagens, título, descrição, palavras-chave e conteúdos aos varejistas e revendedores.

2 – Rápida atualização de conteúdo nos e-commerces

Outro problema recorrente é o alto volume de produtos comercializados nos e-commerces. Geralmente, as equipes de cadastro são enxutas e o número de informações para inserir e atualizar é muito grande, o que se torna um grande desafio.

Por maior que seja o empenho dos profissionais da área, é muito difícil manter as informações das mercadorias corretas e atualizadas quando o processo é feito manualmente.

Sem um mostruário digital dos produtos das indústrias, os varejistas têm muita dificuldade para cadastrar e atualizar as informações dos produtos que comercializam, como mudança de embalagens ou itens que saíram de linha.

Além disso, imagine que sua marca comercialize alimentos e bebidas. Como um e-commerce vai vender seus produtos sem informações como tabela nutricional, restrição alimentar e outros detalhes? Caso não apresente essas informações, o consumidor final pode correr riscos ao consumir determinado alimento.

3 – Promoção de produtos também nas vendas offline

O catálogo digital também é extremamente útil para marcas que vendem em lojas físicas, como supermercados, farmácias e mercearias — e não somente para as vendas online.

Imagine um vendedor no supermercado apresentando os produtos em um catálogo impresso, mas a marca acabou de lançar um produto. O novo produto, talvez foco principal da marca, não está no catálogo, pois ele é impresso, sem capacidade de atualização.

Além de o vendedor ter a possibilidade de abrir o aplicativo com as informações da marca e apresentar aos varejistas e revendedores, também é possível escanear os produtos com QR Code.

4 – Melhoria na experiência de compra online

Oferecer uma boa experiência de compra online pode até parecer uma ação óbvia, mas o que se percebe é que quando se trata de conteúdo nas páginas de produtos, os varejistas e fabricantes ainda estão longe de garantir uma boa experiência de compra online para os clientes.

Segundo os dados do E-commerce Quality Index, 96% dos e-commerces brasileiros não oferecem uma boa experiência de compra. O estudo também apontou que as informações mais relevantes para o consumidor final no e-commerce são, respectivamente:

  • avaliações (rating);
  • comentários (reviews);
  • descrição dos produtos.

Apesar da importância dada a esses conteúdos, a realidade é bem diferente no Brasil: apenas 4,6% dos produtos do país são avaliados pelos consumidores. Ou seja, aproximadamente 95% das mercadorias brasileiras não são classificadas pelos usuários.

Isso mostra que apesar do grande crescimento do mercado eletrônico nos últimos anos, ainda há muitas oportunidades sendo deixadas de lado. Um catálogo de produtos online, nesse caso, reflete também na preocupação com o consumidor final — ao promover uma boa experiência de compra, aumentam as chances de mais credibilidade e até mesmo reputação para a empresa.

Catálogo de produtos digital na prática

Indústrias de forte preocupação com o conteúdo digital, como a Nestlé, já investem em soluções como o catálogo de produtos digital. E os resultados com o uso da ferramenta são expressivos.

Antes de usar o catálogo online, 43% das imagens dos produtos da Nestlé estavam desatualizadas no site da Drogaria Araujo, por exemplo. Depois do uso da ferramenta, em apenas duas semanas, 96% das fotos já tinham passado pelos ajustes necessários no e-commerce de referência e estavam todas atualizadas. Detalhe: com a otimização, a Nestlé aumentou em 40% as vendas dos seus produtos.


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